Uma gestão de vendas eficiente é essencial para o fechamento de novos negócios e o crescimento da empresa, pois aumenta a produtividade do processo e torna a agência mais séria e profissional, como, por exemplo, um e-commerce.
Afinal, para que seu negócio prospere e as vendas continuem atendendo às expectativas, é importante ter um profissional (ou departamento) com uma visão mais ampla de todas as funções desempenhadas na operação.
Por outro lado, quando uma empresa não investe nesse tipo de organização ou é mal administrada, não só o objetivo não é alcançado, como o negócio começa a perder as características do cliente ideal, desperdiçar mais tempo disponível e realizar retrabalhos.
Além disso, a falta de gestão de vendas acaba levando a investimentos desperdiçados – mesmo que online, que podem ser evitados, ou melhor aplicados em ações que realmente ajudam a empresa a aumentar o número de vendas de forma mais otimizada.
O que é exatamente a gestão de vendas?
Muitas pessoas confundem gestão de vendas com gestão de negócios. No entanto, ao mesmo tempo, em que são áreas complementares, o executivo lida com métricas numéricas e quantitativas, enquanto a gestão de vendas integra esses dados na construção de estratégias que impulsionam o desenvolvimento do negócio.
Assim, usando ferramentas digitais como software de gestão de vendas, sistema crm e organização de equipes, os gestores podem facilitar a aquisição de novos clientes com investimentos menores e melhores.
Para tal, as ações utilizadas destacam-se na organização das operações do negócio e integram os seguintes departamentos:
- Logística;
- Marketing;
- Recursos Humanos;
- Distribuição;
- E claro, comercial.
Isso porque o principal objetivo dessa gestão é analisar os dados produzidos, identificar gargalos e encontrar formas de superá-los.
Com isso, a empresa conseguiu atingir as metas traçadas no plano e manter a instituição crescendo de forma sustentável.
Por onde começar a gestão de vendas?
Uma boa gestão de vendas sempre gira em torno de estabelecer – e manter – um plano estratégico completo.
O projeto facilitará a organização do departamento, permitindo acompanhamento e coaching repetidos em todas as etapas relacionadas a clientes e vendas.
Para tanto, a integração entre capacitação profissional, aplicação de estratégias eficazes e automação de processos é essencial para economizar tempo e auxiliar na conversão de leads e prospects.
Portanto, uma das maneiras mais eficazes de começar a investir em uma gestão de vendas eficaz é:
1. Marketing Digital
O marketing digital é mais que apenas promover um produto ou serviço, ele também permite que as empresas se envolvam melhor com os clientes e suas necessidades, permitindo uma pesquisa mais aprofundada de produtos e mercado.
Assim, com a ajuda de um crm gratis, os gerentes podem compilar informações obtidas de campanhas publicitárias e combiná-las com dados dos departamentos de design e vendas.
Isso é propício para a análise e modificação do próprio produto, tornando-o mais bem aceito e procurado.
2. Definição de objetivos
Para atingir seus objetivos, primeiro você precisa saber para onde quer ir. Portanto, uma parte muito importante da gestão de vendas é estabelecer métricas que ajudem a estabelecer metas de vendas realistas e alcançáveis.
Para isso, é necessário analisar a ordem de serviço média atual da empresa, o número total de vendas concluídas no último período, a taxa média de conversão de clientes em potencial e, claro, quantas conversões são perdidas no processo.
Isso permitirá a comparação dos dados atuais com as necessidades da organização, bem como cenários possíveis e realistas baseados em metas de curto, médio e longo prazo.
3. Redes Sociais
As redes sociais são uma ótima ferramenta para conhecer seus clientes, suas peculiaridades e necessidades.
Por meio dessas plataformas, a coleta de dados necessária para desenvolver estratégias e objetivos de marketing digital é mais fácil e otimizada.
Com isso, é possível identificar perfis ideais de clientes, segmentar públicos e definir quem deve ser abordado durante o atendimento.
Quando essas informações são inseridas em um programa de gerenciamento de vendas, como um app funil de vendas, as operações são mais lucrativas desde o início da busca de novos clientes.
4. Uso de CRM
Os avanços tecnológicos facilitaram a vida de muitos gerentes, otimizando o tempo de todos os funcionários, reduzindo o erro humano e simplificando tarefas e análises que levam dias para serem concluídas manualmente.
Nesse caso, tanto um crm online free quanto um plano personalizado são essenciais para uma boa gestão de vendas, pois permite agregar em um só lugar o trabalho de todos os departamentos relacionados a produto e vendas, ainda mais falando de um negócio online.
Dessa forma, os gerentes podem organizar e monitorar com mais facilidade os arquivos e o desempenho de cada funcionário, criar funis de vendas mais eficientes, evitar erros que podem afetar as vendas e eliminar o retrabalho e outras tarefas demoradas.
Existem diversos tipos de crm, preços e layouts para atender as necessidades de cada empresa e parte do evento, utilizar essa tecnologia pode trazer o maior benefício para as instituições.
A importância de uma boa gestão de vendas para o seu e-commerce
A boa gestão deve sempre se concentrar em três aspectos principais do processo de vendas: “Operações”, “Estratégias” e “Analytics”.
No entanto, embora alguns processos variem de uma empresa para outra, é importante executá-los com cuidado e eficácia.
A má gestão de vendas resulta em falta de organização no setor comercial, incapacidade de superar metas, produtividade que não corresponde ao seu verdadeiro potencial e dificulta a busca de investimentos seguros.
Isso porque, com o passar do tempo, problemas e inconsistências no processo operacional podem gerar frustração por falta de análise, como:
- Informações desatualizadas do cliente;
- Redução da eficiência e aumento do retrabalho;
- Incapacidade de mensurar resultados;
- Dificuldade em identificar vulnerabilidades da empresa;
- Falta de controle sobre as vendas do e-commerce.
Com isso, a captura e o controle de leads para a sua loja online, bem como a conversão de novas vendas e o sucesso da fidelização de clientes, podem ficar comprometidos, impactando diretamente na rentabilidade e estabilidade da marca.
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