Home Notícias Frequentes, os processos inflamatórios em equinos requerem ação rápida e eficaz para garantir saúde e bem-estar aos animais
Notícias

Frequentes, os processos inflamatórios em equinos requerem ação rápida e eficaz para garantir saúde e bem-estar aos animais

Envie
Envie

Claudicações e processos inflamatórios musculoesqueléticos estão entre as principais causas de perda de desempenho e afastamento de cavalos de esportes e do trabalho. De acordo com revisão publicada por autores da Universidade Estadual de Maringá, metade dos equinos empenhados em atividades atléticas passa por claudicação pelo menos uma vez durante a carreira – e três a cada quatro animais apresentam redução da performance em razão de lesões que acabam não sendo identificadas anteriormente.

A médica-veterinária Marcella Vilhena, gerente de marketing da Syntec, comenta que o diagnóstico correto é o primeiro passo para o sucesso terapêutico desse problema. “A avaliação clínica, que inclui anamnese, inspeção, palpação e exame de marcha, aliada a exames de imagem é fundamental para ter sucesso no tratamento de forma rápida.”

O tratamento varia conforme a causa e a gravidade da claudicação, podendo envolver abordagens conservadoras ou invasivas. Além do uso de medicamentos, são frequentemente indicadas terapias físicas. O repouso também é necessário para a recuperação dos tecidos lesionados do cavalo. “As terapias, como massagens, crioterapia, hidroterapia e eletroterapia, aceleram o processo de recuperação e previnem atrofias musculares. Alongamentos e exercícios de baixo impacto devem ser introduzidos de forma gradual, conforme a evolução clínica do animal. Já em casos mais graves, como fraturas ou lesões ligamentares, intervenções cirúrgicas podem ser necessárias”, alerta a veterinária.

A prevenção das claudicações passa pelo manejo cuidadoso, treinamento progressivo, uso de superfícies adequadas para o trabalho, nutrição equilibrada e avaliações periódicas. “O acompanhamento veterinário constante, tanto nas fases aguda quanto de reabilitação, é importante para garantir retorno seguro às atividades”, finaliza Marcella.

Para contribuir para o sucesso do tratamento de claudicações e processos inflamatórios, a Syntec oferece Luxol, pomada de uso tópico. A ação conjunta dos seus três ativos – salicilato de metila, essência de terebentina e cânfora – proporciona efeitos analgésico, anti-inflamatório e descongestionante. Luxol é indicado para o tratamento de claudicações agudas ou crônicas consequentes de entorses ou contusões, reumatismos agudo ou crônico e de todos os processos inflamatórios articulares, musculares e tendinosos.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com mais de 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br

Aposta de São Paulo acerta a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,7 milhões

Aposta de São Paulo acerta a Mega-Sena e leva prêmio de R$ 2,7 milhões

Leia Mais
Homem é preso suspeito de portar explosivo em ministério

Homem é preso suspeito de portar explosivo em ministério

Leia Mais
Ministério é evacuado por causa de ameaça de bomba

Ministério é evacuado por causa de ameaça de bomba

Leia Mais
Cultivo de cannabis medicinal pelo agronegócio é destaque em congresso

Cultivo de cannabis medicinal pelo agronegócio é destaque em congresso

Leia Mais
Comissão aprova anistia para ex-presidente Dilma Rousseff

Comissão aprova anistia para ex-presidente Dilma Rousseff

Leia Mais
Envie