Home Notícias Fórum de Humor propõe à Secult políticas estruturantes para o setor no Ceará
Notícias

Fórum de Humor propõe à Secult políticas estruturantes para o setor no Ceará

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

O intérprete da famosa Luana do Crato é Presidente do Fórum Municipal de Humor e destaca a importância de garantir espaço e reconhecimento para a linguagem do humor nos equipamentos e editais culturais

 

Representantes do humor no Ceará foram recebidos na Secretaria da Cultura do Estado (Secult-CE) pelo Chefe de Gabinete José Viana, em uma reunião estratégica que busca abrir caminhos para a criação de políticas públicas e territoriais voltadas ao setor. Luciano Lopes, presidente do Fórum Municipal de Humor (FOMUH), esteve à frente das discussões, reforçando a necessidade de democratizar e descentralizar o acesso do humor cearense aos equipamentos culturais e editais promovidos pelo governo.

A reunião aconteceu dia 30 de julho e contou ainda com as presenças de Rafael Leite (titular do humor no Conselho Estadual de Política Cultural – CEPC), Ronaldo Erpidio (suplente no CEPC), Jader Soares (titular no Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC e presidente da ASSO-H), Luan Damasceno (suplente no CMPC), Ernesto Martins (presidente do Fórum Cearense de Humor – FOCHUM), além dos humoristas Gil Soares e Liezio.

Entre as principais pautas discutidas, destacou-se a inclusão da linguagem do humor como programação permanente em espaços culturais como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Porto Iracema das Artes, Teatro José de Alencar e Cine São Luiz, bem como em festas e eventos oficiais do governo. Também foi solicitado um espaço dedicado ao humor na grade da TV pública estadual e a implementação de rodas de conversa, oficinas, cursos de formação e um preposto da linguagem do humor dentro da Secult.

Luciano Lopes enfatizou que a defesa do humor vai além de editais eventuais e precisa ser tratada como política de Estado: “O humor é parte da identidade cultural do Ceará e precisa ser protegido, salvaguardado e incentivado de maneira transparente, com verbas distribuídas de forma democrática para o coletivo. Não queremos projetos isolados, mas um compromisso contínuo que valorize todos os artistas que fazem do humor uma profissão”, destacou.

A articulação visa fortalecer um canal de diálogo permanente entre os representantes do setor e a Secult, para que propostas concretas sejam implementadas com base nas demandas dos artistas. Nos próximos meses, o Fórum de Humor irá promover encontros com a classe artística para construir um plano estratégico de atuação junto às políticas culturais municipais e estaduais.

LUCIANO LOPES
Luciano Lopes é ator, humorista e gestor cultural do Crato (CE), com mais de 30 anos de trajetória artística. Criador da personagem Luana do Crato em 1993, destacou-se nos palcos de Fortaleza e em projetos que democratizam o humor popular. É formado em Direção Teatral pelo Instituto Dragão do Mar, em Jornalismo pela FAC, e possui pós-graduações em gestão de talentos e arte-educação.

Fundador do Bilu Bila e Cia e da Marmota Produções, grupo voltado para o público infantil, Luciano também coordena a Quinta do Humor, projeto realizado no Teatro Chico Anysio. Atuando em espetáculos, oficinas e projetos culturais voltados às comunidades, o artista comemorou em 2024 suas três décadas de carreira com a trilogia “Ele é Ela com Muito Humor”, composta por uma exposição e um espetáculo que narram sua trajetória e os bastidores de sua personagem.

Em julho de 2025, Luciano conquistou o prêmio de campeão do 6º Festival de Cenas Cômicas no Espaço Parlapatões, em São Paulo, sendo o único representante do Nordeste entre os finalistas. Com a personagem Luana do Crato, celebrou a força do humor popular nordestino em um dos palcos alternativos mais respeitados do país. Com este reconhecimento, Luciano reafirma seu papel de destaque como artista e articulador das políticas culturais voltadas ao humor, fortalecendo a identidade e a memória do riso cearense.

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 8 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 8 milhões

Leia Mais
Morre Íris Lettieri, conhecida por ser a voz do Aeroporto do RJ

Morre Íris Lettieri, conhecida por ser a voz do Aeroporto do RJ

Leia Mais
Famílias de 63 vítimas da ditadura recebem atestado de óbito corrigido

Famílias de 63 vítimas da ditadura recebem atestado de óbito corrigido

Leia Mais
Seis toneladas de café impróprio são apreendidas no Rio de Janeiro

Seis toneladas de café impróprio são apreendidas no Rio de Janeiro

Leia Mais
Brasil  tem queda na desigualdade em educação, emprego e meio ambiente

Brasil  tem queda na desigualdade em educação, emprego e meio ambiente

Leia Mais
Envie