Os primeiros três pontos da 10ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E foram conquistados por Pascal Wehrlein, piloto alemão da TAG Heuer Porsche, que venceu na fase de playoffs do treino classificatório três carros com powertrain da Jaguar e conquistou a primeira Julius Baer Pole Position desta edição do mundial.
De fato a sessão classificatória foi dominada pelos carros que utilizam o powertrain da Jaguar. As duplas de pilotos da Jaguar TCS Racing e da Envision Racing avançaram para os playoffs, e três dos quatro carros marcaram presença na semifinal. Porém, foi justamente o único carro de powertrain da Porsche que faturou a pole e os três e os três pontos.
A briga entre Wehrlein e os carros da Jaguar já foi firme na fase de grupos. Participando da sessão pelo grupo 1, Wehrlein só conseguiu garantir sua presença nos playoffs nos segundo finais, com o quarto lugar em grupo que foi liderado por Robin Frijns (Envision Racing), seguido por Stoffel Vandoorne (DS Penske) e Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing).
Disputando no Grupo 1 e pole position na Cidade do México na temporada passada, Lucas di Grassi não conseguiu tirar muito de sua ABT Cupra e em nenhum momento conseguiu ficar dentro da zona de classificação para os playoffs. O brasileiro até escapou na sua última tentativa e acertou a parte traseira do carro na barreira de pneus de uma da scurvas do Autódromo Hermanos Rodriguez.
No Grupo 2 o domínio foi de Maximilian Günther (Maserati MSG Racing), seguido por Jake Hughes (NEOM McLaren), Sebastien Buemi (Envision Racing) e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing). O brasileiro Sérgio Sette Câmara até chegou a cravar o segundo melhor tempo do grupo durante a sessão, mas foi superado pelos demais.
Nos playoffs, cada duelo contou com um dos carros de powertrain da Jaguar, sendo que três deles venceram seus duelos, mostrando que os carros que utilizam o trem de força da montadora britânica seguem favoritos, juntos com os carros de powertrain Porsche.
Os dois pilotos da Jaguar TCS Racing, Mitch Evans e Nick Cassidy, além e Sebastien Buemi, passaram para a semifinal. O único piloto de Jaguar que foi derrotado nas quartas de final foi Robin Frijns, que perdeu o duelo para Pascal Wehrlein.
Nas semifinais, Wehrlein venceu Nick Cassidy em um duelo que foi decidido nos detalhes. Já Sebastien Buemi não deu muitas chances para Mitch Evans. Como ambos os pilotos da Jaguar receberam a punição de perda de uma posição no grid de largada, Maximilian Günther herdou o terceiro lugar, à frente da dupla de neozelandeses.
No duelo que valeu a Julius Baer Pole Position, Pascal Wehrlein mostrou toda a sua competência no Hermanos Rodriguez e garantiu a posição de honra do grid de largada, garantindo seus primeiros pontos na temporada, em uma pista onde tem sido protagonista desde a sexta temporada, quando viu sua primeira vitória escapar nos últimos metros quando ficou sem energia e foi superado por Di Grassi.
A tão sonhada primeira vitória de Wehrlein na Fórmula E também foi no México, na oitava temporada, quando a Porsche não só venceu pela primeira vez, mas conquistou uma dobradinha com André Lotterer em segundo. Ano passado, Wehrlein terminou a prova em segundo, atrás de Jake Dennis, que no fim foi o campeão da temporada.
A largada do E-Prix da Cidade do México, a primeira das 16 provas da temporada 2024 da Fórmula E será às 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no BandSports (TV Fechada),e também no YouTube, nos canais Grande Prêmio e GOAT.
Confira abaixo a ordem do grid de largada para o E-Prix da Cidade do México 2024:
1º Pascal Wehrlein – TAG Heuer Porsche
2º Sebastien Buemi – Envision Racing
3º Maximilan Guenther – Maserati MSG Racing
4º Nick Cassidy – Jaguar TCS Racing
5º Mitch Evans – Jaguar TCS Racing
6º Jake Hughes – NEOM McLaren
7º Robin Frijns – Envision Racing
8º Stoffel Vandoorne – DS Penske
9º Sacha Fenestraz – Nissan
10º Jean-Eric Vergne – DS Penske
11º Sam Bird – Neom McLaren
12º Nico Mueller – ABT Cupra
13º Norman Nato – Andretti Formula E Team
14º Jake Dennis – Andretti Formula E Team
15º Edoardo Mortara – Mahindra Racing
16º Antonio Félix da Costa – TAG Heuer Porsche
17º Jehan Daruvala – Maserati MSG Racing
18º Sérgio Sette Câmara – ERT Formula E Team
19º Lucas di Grassi – ABT Cupra
20º Oliver Rowland – Nissan
21º Dan Ticktum – ERT Formula E Team
22º Nick de Vries – Mahindra Racing
Sobre a Fórmula E e ‘ABB FIA Formula E World Championship’:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federation Internationale de l’Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde tornou-se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta-performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão ao esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
www.FIAFormulaE.com
Informações à imprensa: media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que acelerem a transformação industrial.
www.abb.com