Home Notícias Negócios Foco no cliente: como o planejamento estratégico pode ajudar a cumprir metas
Negócios

Foco no cliente: como o planejamento estratégico pode ajudar a cumprir metas

Envie
Default Featured Image
Envie

Uma das características comuns entre executivos, independente da área em que atuam, são metas e desafios. Se o olhar do executivo e da equipe estiverem voltados para o planejamento estratégico, isso pode ajudar toda a equipe a marcar muitos pontos.

Vender mais, reduzir custos, e apresentar resultados e lucros é o que mais as empresas esperam de seus executivos.

Embora nem todos tenham o domínio das técnicas e metodologias capazes de simplificar esse processo, aqueles que fazem uso de planejamento estratégico são comprovadamente mais assertivos.

Se formos buscar a definição de planejamento estratégico em qualquer dicionário comum, encontraremos a explicação sobre um conjunto de mecanismos sistêmicos baseado em processos metodológicos para contextualizar e definir o estabelecimento de metas, a mobilização de recursos e a tomada de decisões.

E é claro, com o grande objetivo de apresentar os melhores resultados para a empresa.

O mercado hoje

Hoje em dia o que mais vemos são executivos pressionados no curto prazo para atingir resultados e metas que muitas vezes se realizam a médio e longo prazo.

No entanto, ao meu ver, o que falta mesmo é planejar estrategicamente as ações. É preciso evitar, por exemplo, a perda de tempo e o gasto de energia em tarefas que não trazem os resultados almejados.

Foco no cliente

Como posso, então, calcular o valor do cliente para a empresa?

O cliente é visto como um investimento de longo prazo, assim como o retorno por ele gerado.

Dessa forma, é preciso distinguir o que a empresa oferece como Valor para o Cliente (investimento) do que é o Valor do Cliente (retorno sobre o investimento).

E para ser mais pontual, é preciso definir o público alvo com clareza, além de saber a representatividade que ele tem para a empresa.

Uma das mais ricas estratégias de mercado é acertar o público-alvo, e oferecer a ele a compra perfeita. E aqui se entende exatamente o produto que ele precisa e o que você tem para servir a ele.

Mas afinal, como descobrir qual o perfil do cliente ideal – ICP?

Para chegar ao mais fiel perfil do cliente ideal, é preciso ter conhecimento da maior quantidade possível de variáveis que você conseguir.

Por exemplo:

  • CNAE;
  • Porte da Empresa Faturamento ou quantidade de funcionários;
  • Filiais;
  • Tempo de existência;
  • Importadora ou Exportadora;
  • Multinacional
  • Nacional
  • LTDA
  • SA …
  • Região da Matriz e Filiais;
  • Poder aquisitivo da região;
  • Nível Sócio Econômico;
  • Mobilidade urbana;
  • Nível de escolaridade;
  • Idade da população…

E agora que você já sabe quem eles são, é preciso entender onde eles estão.

Em outras palavras, onde estão os potenciais clientes e como podemos atingi-los?

Uma das maneiras mais simples é utilizar Big Data Analytics para isso.

Por exemplo, se o ICP que você identificou é uma empresa, é preciso medir o market size do ICP no Brasil utilizando tecnologia de ponta.

Assim, têm-se o resultado da aplicação de modelagem à realidade nacional, justamente sabendo quantas empresas se adequam ao ICP modelado por você.

É com o auxílio da tecnologia e Big Data que você identifica onde estão as empresas que ainda não se tornaram seus clientes e pode agir diretamente nelas, para inverter esse dado.

Ora, se existem clientes ideais para o seu negócio, porque as deixar de fora do hall?

Dicas para conquistar o cliente ideal – ICP

Aposte em uma comunicação interativa e direcionada

Permita que seu cliente o encontre no Google, Yahoo, Bing, blogs, e redes sociais como LinkedIn, Instagram, Facebook.

Entretenha e eduque por meio da produção de conteúdos direcionados.

Disponibilize artigos, vídeos, eBooks, Webinars, e-mail marketing, blog posts.

Tenha sempre a clara a premissa de acrescentar valor à venda.

E faça negócios com propósito. O cliente precisa, além disso tudo, entender que fez o melhor negócio economicamente falando e em relação ao tempo gasto na negociação.

Odontologia está entre os cursos com maior empregabilidade do país, segundo pesquisa

Odontologia está entre os cursos com maior empregabilidade do país, segundo pesquisa

Leia Mais
Empreendedorismo afetivo: quando cozinhar é um ato de memória e de amor

Empreendedorismo afetivo: quando cozinhar é um ato de memória e de amor

Leia Mais
Analista de Inovação: carreira em crescimento carece de mão-de-obra qualificada

Analista de Inovação: carreira em crescimento carece de mão-de-obra qualificada

Leia Mais
Santander vai reunir empresários e investidores no Recife

Santander vai reunir empresários e investidores no Recife

Leia Mais
DX Business Center recebe Sophia Martins em evento que destaca o Brasil como potência global de investimentos internacionais

DX Business Center recebe Sophia Martins em evento que destaca o Brasil como potência global de investimentos internacionais

Leia Mais
Envie