Home Esportes Festival Vamos Passear tem recorde de 31.515 participantes na edição 2025
Esportes

Festival Vamos Passear tem recorde de 31.515 participantes na edição 2025

Envie
Luiz Doro / @dorofoto
Luiz Doro / @dorofoto
Envie

Foram oito etapas pelo País, com Passeio de Bike, Caminhada, Corrida Infantil e várias atrações gratuitas para o público em geral, assim como ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade, que resultaram em 758 quilos de recicláveis e 80 metros cúbicos de areia doada

Setembro, 2025 – A edição 2025 do Festival Vamos Passear percorreu o País durante três meses, levando esporte e saúde, com muito lazer e diversão para os participantes, assim como para quem acompanhou o evento em suas oito etapas. E, ao final, bateu recorde de inscritos: foram 31.515 no total, passando por Salvador (BA), Recife (PE), Belém (PA), São Paulo (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS),  Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ), entre os meses de junho e agosto.

Em todas as etapas, o evento contou com Passeio de Bike, Caminhada e Corrida Infantil. As bikes percorreram 10 km. A Caminhada foi de 4 km e a Corrida Infantil teve distância de até 400 metros, de acordo com a idade. Paralelamente, foram várias atrações gratuitas nas arenas montadas especialmente para o evento em cada uma das cidades, abertas ao público em geral. Participantes de todas as idades, de crianças a idosos, viveram momentos de lazer ao ar livre.

As atividades gratuitas levaram às arenas esportes em quadra poliesportiva e quadra de areia: torneios e aulas de beach tennis, vôlei de areia, futevôlei, vôlei e basquete. Sem falar em yoga, pilates e dança no palco principal e uma minipista de skate para a garotada. Professores acompanharam as ações.

O recorde de 2025 em uma etapa ficou com Salvador, que reuniu 7.100 inscritos no evento. Recife teve 5.634 e, São Paulo, 4.920. O Rio de Janeiro contou com 4.576 participantes, Brasília com 3.500, Belo Horizonte com 2.750, Belém com 2.255 e Porto Alegre com 780.

Nas arenas foram montados, ainda, Espaço Kids e diversas atividades pensadas especialmente para as crianças, Espaço Saúde, voltado ao bem-estar, além de um espaço com assistência gratuita para manutenção básica de bicicletas, patins e skates. E cada etapa teve uma área de alimentação com food trucks e opções de alimentação saudável, assim como um espaço para descanso.

Evento recicla 758 quilos nas oito etapas – Apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, o Festival Vamos Passear realizou ações de conscientização do meio ambiente e sustentabilidade nas oito etapas de 2025, com todos os resíduos separados para reciclagem ou compostagem. Foram 758 quilos reciclados – papelão, plástico, orgânico, rejeitos, ferro e vidro.

Em todas as cidades, o Festival Vamos Passear trabalhou desde a não geração até a destinação correta de todos os resíduos gerados. A equipe da cooperativa Eccaplan, parceira do evento, começou a separação dos resíduos durante cada etapa e, após as atividades, recolheu todo o material, já separado e pesado, para fazer a reciclagem. Ao final das etapas, foi emitido o certificado Sou Resíduo Zero.

Assim, foram realizados o planejamento e o gerenciamento dos resíduos recicláveis com a destinação final para cooperativas parceiras: Cooperativa Bariri, em Salvador (105,7 quilos); Cooperativa ProRecife, no Recife (168); Cooperativa COOTARAL, em Belém (42); Cooperativa CEFOPEA, em São Paulo (161); Cooperativa Reciclo de Brasília (81); CTVP, em Porto Alegre (64,8); Coopersol Leste de Belo Horizonte (73,4); e Cooperativa Ambienta Coop, no Rio de Janeiro (62,4). A campanha Sou Resíduo Zero gerou renda extra direta para os catadores a partir da destinação dos resíduos reciclados.

O evento contou ainda com doação de areia utilizada nas quadras das diferentes etapas: foram 20 metros cúbicos em São Paulo (para a CSV Reciclagem), assim como em Brasília, Porto Alegre e Belo Horizonte, onde foi doada para os parques que receberam o Festival Vamos Passear, totalizando 80 metros cúbicos (136 toneladas).

Inclusivo para pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva e pessoas com mobilidade reduzida, o Festival Vamos Passear ofereceu também estrutura de acessibilidade, como rampas e banheiros químicos equipados.

Etapas 2025
08/06 – Salvador (BA) – Praça de Piatã – realizada
15/06 – Recife (PE) – Praia do Pina – realizada
22/06 – Belém (PA) – Portal da Amazônia – realizada
29/06 – São Paulo (SP) – Parque Villa-Lobos – realizada
20/07 – Brasília (DF) – Parque da Cidade Sarah Kubitschek – realizada
27/07 – Porto Alegre (RS) – Parque Marinha do Brasil – realizada
10/08 – Belo Horizonte (MG) – Parque Municipal Juscelino Kubitschek – realizada
31/08 – Rio de Janeiro (RJ) – Aterro do Flamengo – realizada

O Festival Vamos Passear 2025 foi apresentado pela Brasilprev, uma empresa BB Seguros, por meio do Governo Federal/Ministério do Esporte, via Lei de Incentivo ao Esporte.

Mais informações:
Site: www.vamospassearbr.com
Instagram: www.instagram.com/vamospassearbr/

ZDL
Doro Jr. – MTb 13209 – dorojr@zdl.com.br – 11 984579723
Deborah Mamone – MTb 15148 – deborah@zdl.com.br 
Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports

Foto: Luiz Doro / @dorofoto

Inclusão no esporte: comunidade de corredores surdos se prepara para a 34ª edição da Dez Milhas Garoto

Inclusão no esporte: comunidade de corredores surdos se prepara para a 34ª edição da Dez Milhas Garoto

Leia Mais
Alexandra Rinder é campeã mundial no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, na Serra (ES)

Alexandra Rinder é campeã mundial no ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro, na Serra (ES)

Leia Mais
Festival Vamos Passear tem recorde de 31.515 participantes na edição 2025

Festival Vamos Passear tem recorde de 31.515 participantes na edição 2025

Leia Mais
Ação social do Circuito CAIXA, Pegada do Bem está de volta na temporada 2025

Ação social do Circuito CAIXA, Pegada do Bem está de volta na temporada 2025

Leia Mais
Circuito de Jovens movimenta o Projeto Rede de Núcleos, do IEE, no Rio de Janeiro e em Pernambuco

Circuito de Jovens movimenta o Projeto Rede de Núcleos, do IEE, no Rio de Janeiro e em Pernambuco

Leia Mais
Envie