Conecte-se conosco

BA

Festival de Jazz do Capão promove quatro workshops gratuitos com transmissão pelo YouTube

Publicado

em

Festival de Jazz do Capão
Foto: Divulgação

Nos dias 9 e 10 de novembro, o Festival de Jazz do Capão (FJC) oferece quatro workshops ao vivo, com transmissão pelo canal do evento no YouTube. Para participar é preciso se inscrever no canal e ativar as notificações para receber os alertas.

A programação do FJC é formada por três dias com shows, homenagens e participações afetivas. Os shows gratuitos serão transmitidos de 12 a 14 de novembro, às 20h, no canal do FJC no YouTube e, pela primeira vez, terá transmissão da TVE, emissora pública da Bahia, para mais de 10 milhões de baianos nos 27 Territórios de Identidade.

No dia 9 de novembro (terça-feira), das 14h às 16h, será realizada a ‘Oficina de Prática de conjunto, improvisação e ritmos brasileiros com Ivan Sacerdote e Felipe Guedes’; e, das 16h30 às 18h30, o workshop de ‘Percepção, Improvisação, Composição’, com Lea Freire (Quartinas). “A ideia do workshop é conversar sobre percepção, composição, improvisação, medos e preconceitos, projeto de carreira, aspiração entre outros assuntos, o público pode ficar à vontade para fazer questionamentos”, afirma Lea Freire.

No dia 10 de novembro (quarta-feira), das 14h às 16h, será a vez do workshop ‘A Liberdade no Piano e Voz”, com Salomão Soares e Vanessa Moreno; e, das 16h30 às 18h30, o workshop ‘Composições do disco Bacia do Cobre’ com Marcelo Galter.

A proposta do workshop com Marcelo Galter é um bate-papo sobre seu primeiro álbum, ‘Bacia do Cobre’, lançado em 2021 pela gravadora Rocinante, e seu processo criativo. “Um bate-papo sobre como surgiu o desejo de compor músicas para uma formação ‘incomum’ no universo da música instrumental, que substitui a bateria do trio clássico de jazz por duas percussões. A ideia é abrir para o público desafios e inspirações para compor músicas para piano em conexão com esta formação, tomando como base os estilos desses dois instrumentistas (Luizinho do Jeje e Reinaldo Boaventura), e do contrabaixo de LdsonGalter, que trazem essas referências da cultura musical afro-baiana”, destaca Galter. Em um formato de conversa e demonstrações musicais, Marcelo Galter convidará LdsonGalter para apresentarem em duo um pouco desse universo musical e criativo ao público.

Pela quinta vez, desde 2015, o projeto tem o apoio financeiro do Governo do Estado. O recurso é viabilizado por meio do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Secretaria de Cultura (Secult). O evento inclui ainda o patrocínio cultural da Paulo Coelho and Christina Oiticica Foundation. A realização é da Cambuí Produções.

“Vale destacar a parceria com o Governo da Bahia, através do Edital de Eventos Calendarizados do Fundo de Cultura, garantindo a continuidade do Festival de Jazz na edição deste ano e já do ano que vem, em 2022. Essa parceria este ano amplia ainda mais com a transmissão da TVE, emissora pública vinculada ao Governo do Estado. Em tempos tão difíceis para a cultura nacional, ter a Bahia como uma ilha cultural é muito importante para a produção local”, ressalta o produtor executivo do Festival de Jazz do Capão, Tiago Tao.



Fonte

Leia no Portal RBN como mais notícias do Brasil e do mundo sobre: ​​Entretenimento, Esportes, Vida, Jogos, Cultura e muito mais! https://portalrbn.com.br

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *