Home Entretenimento Leitura FAXINA BOA: a história de uma mulher passada a limpo
Leitura

FAXINA BOA: a história de uma mulher passada a limpo

Envie
Default Featured Image
Envie

“Eu não terminei como faxineira, eu comecei.” A frase marcante é da inspiradora digital Veronica Oliveira e subtítulo da obra Minha vida passada a limpo. Entre a própria história de vida e o relato de superação, a escritora abre um diálogo necessário sobre a valorização da atividade doméstica e da prestação de serviços nas 216 páginas do lançamento publicado pela VR Editora, selo Latitudeº.

Mãe de três filhos, negra e com origem na periferia de São Paulo, Veronica narra como decidiu que a porta para uma nova vida seria por meio da faxina: o start veio após um profundo quadro de depressão e tentativa de tirar a própria vida. Ao fazer divertidas postagens para divulgar seu trabalho na internet, ela criou o Faxina Boa. A página conquistou os internautas e tornou-se um lugar de resistência que permitiu a autora de ressignificar a profissão e o modo como via a si mesma.

Fiz o post no final do dia. Quando eu acordei…
Sei lá o que aconteceu: eu queria que meus trezentos amigos do Facebook soubessem da minha empreitada e me chamassem para faxinar a casa deles enquanto eu estava afastada do trabalho, só isso. Mas tinha quase 10 mil likes e 6 mil compartilhamentos na postagem! De onde tinha saído toda aquela gente?
(Minha vida passada a limpo, p.125)

Prefaciada pela jornalista e apresentadora Astrid Fontenelle, e pela Dona Jacira, mãe dos músicos Emicida e Fióti, Minha vida passada a limpo é uma reflexão sobre diferentes aspectos de um trabalho ainda subestimado. Ao ser tratada como “tia da limpeza”, Veronica sentiu na pele como a empregada doméstica é geralmente estereotipada, uma herança do passado que continua a colocar barreiras na vida de mulheres que, sem opções e perspectivas, recorrem ao trabalho como única alternativa de sobrevivência.

FICHA TÉCNICA:
Título: 
Minha vida passada a limpo: Eu não terminei como faxineira, eu comecei
Autora: Veronica Oliveira
Editora:
 VR Editora – selo Latitudeº
ISBN: 978-65-86070-11-8
Páginas: 216 páginas
Formato: 16 x 23 cm
Preço: R$ 32,18
Links de venda: https://vreditoraloja.com.br/produto/latitude/empreendedorismo-12220/minha-vida-passada-a-limpo/VR Editora

Sobre a autora: Veronica Oliveira é uma inspiradora digital, palestrante, estudante e mãe de dois filhos. Criadora da página Faxina Boa, é a primeira faxineira a criar conteúdo para as redes sociais, desde 2016. Com mais de 300k seguidores em seu Instagram Faxina Boa, Veronica traz de forma divertida e leve temas difíceis e reflexões necessárias sobre a valorização da atividade doméstica e da prestação de serviços. Com presença relevante em todas as redes sociais, seu propósito é promover em cada profissional o orgulho pelo trabalho que realiza, pois todos são importantes.

Afeto, arte e transformação social: Luna Maggalhães lança livro “Vai Pintar” em Jacarepaguá com diversas atividades gratuitas

Afeto, arte e transformação social: Luna Maggalhães lança livro “Vai Pintar” em Jacarepaguá com diversas atividades gratuitas

Leia Mais
Georgia Annes participa da  1ª Feira de Literatura e Artes da Semana dos Museus com “Pés Descalços na Areia”, no próximo dia 17 

Georgia Annes participa da  1ª Feira de Literatura e Artes da Semana dos Museus com “Pés Descalços na Areia”, no próximo dia 17 

Leia Mais
FLIMA promove ações literárias em diferentes cidades da Mantiqueira durante “Esquenta”

FLIMA promove ações literárias em diferentes cidades da Mantiqueira durante “Esquenta”

Leia Mais
Georgia Annes lança  seu terceiro livro  “Pés descalços na areia”, trazendo o sagrado feminino

Georgia Annes lança  seu terceiro livro  “Pés descalços na areia”, trazendo o sagrado feminino

Leia Mais
Michel Provost lança “E o Canto das Baleias Azuis Tornou-se Mais Grave”

Michel Provost lança “E o Canto das Baleias Azuis Tornou-se Mais Grave”

Leia Mais
Envie