0

Agricultores e agricultoras familiares de diversas partes da Bahia têm a oportunidade de aprimorar os conhecimentos acerca do sistema produtivo da avicultura, com o curso on-line: Aspectos gerais da Avicultura Caipira: História e Inovação, que está sendo transmitido pelo canal da Rede Educom Velho Chico, no Youtube e no perfil da Rede no Facebook.

A iniciativa, que conta com cerca de 300 inscritos, é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Rede Educom Velho Chico e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico.

A superintendente da Bahiater, Célia Watanabe, ressalta que a formação é um braço importante da assistência técnica e extensão rural e essa parceria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), via Rede Educom, com a Bahiater, tem sido um grande desafio, para ofertar uma formação virtual sem perder a qualidade: “Este curso foi estruturado com todos os conteúdos necessários e tem essa função de contribuir com a atualização de técnicos e técnicas e sensibilização de agricultores e agricultoras familiares a investirem nessa importante atividade econômica da agricultura familiar”.

Célia Batista Lima, da comunidade quilombola de Água Fria, município de Serra do Ramalho, fala que a expectativa é que o curso traga aprendizados para o projeto do aviário de galinhas caipiras que a comunidade está recebendo, por meio do Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR): “Vamos fazer 22 galinheiros no intuito de crescer a renda dos moradores da comunidade. Espero que esse curso possa nos fortalecer nas informações, pelo fato que já criamos galinhas caipiras, porém não temos experiência sobre o que fazer, sobre medicação, entre outros aspectos”.

Valéria Nogueira dos Santos, da Comunidade Quilombola Rio das Rãs, em Bom Jesus da Lapa, entusiasmada com a participação no curso, destaca Acredito que a criação de galinhas é bastante viável, principalmente para os pequenos produtores, por conta da união dos municípios tendo a possibilidade de criação e comercialização de qualidade, com o apoio do Governo do Estado, tornando viável para os pequenos produtores. Acredito também que a união dos municípios promove maior desenvolvimento local, favorecendo o desenvolvimento econômico”.

O agricultor familiar Claudemir Pereira, Projeto de Assentamento (P.A.) Extrativista São Francisco, de Serra do Ramalho, já tem em sua comunidade o projeto de avicultura implantado, mas explica que o curso vai trazer os conhecimentos que eles ainda não têm, para realizar o manejo adequado das aves: “Temos grandes expectativas e sabemos que isso vai nos ajudar na produtividade de nossas criações”.
Confira a programação do Curso on-line de Galinha Caipira:
– Aula Inaugural de Lançamento 10/02 – Aspectos Gerais da Avicultura Caipira – Historia e Inovação
– Aula 11/02 – Planejamento da criação de galinha Caipira
– Aula 16/02 – Instalações e manejo dos equipamentos da criação da galinha Caipira
– Aula 18/02 – Manejo das Poedeiras e dos ovos
– Aula 23/02 – Manejo sanitário da Criação Galinha Caipira
– Aula 25/02 – Manejo Alimentar das Galinhas Caipiras
– Aula 02/03 – Estratégias Produtivas e Comercialização

centralrbn

Com direito a gol, assistência e artilharia, Alex Henrique comemora classificação da Aparecidense para as semifinais do Goianão

Artigo anterior

Lançamento 19/02: Cantor Tuia lança nova música em parceria com Guttemberg Guarabyra e participação de Zeca Baleiro

Próximo artigo

VOCÊ PODE GOSTAR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Notícias