Conecte-se conosco

Saúde

Exercício de agachamento traz benefícios que podem ser benéficos para a saúde

Publicado

em

Exercício de agachamento traz benefícios que podem ser benéficos para a saúde
(Crédito: iStock)

Popular em academias, agachamento pode trazer benefícios além do torneamento dos músculos

Um dos exercícios mais realizados na academia e que traz muitos benefícios à saúde é o agachamento. Muitas pessoas procuram realizar em busca de um corpo definido, coxas torneadas, porém essa prática pode fazer bem mais do que isso, como ganho de massa magra e emagrecimento.

O agachamento é um exercício simples e que, em alguns casos, não precisa ir a uma academia para realizar. Ele pode ser realizado na sala de casa ou no quintal – basta apenas manter as pernas afastadas, esticar os braços e agachar, até que as coxas fiquem paralelas ao chão. O exercício trabalha os músculos abdominais, promovendo fortalecimento e crescimento, além de tornear pernas e glúteos. 

Segundo matéria do jornal Correio Braziliense com o master trainer Giuliano Cangiani, os principais músculos trabalhados no agachamento são quadríceps femoral, que fica na região das coxas; o glúteo médio e máximo e o bíceps femoral, localizado na parte posterior da coxa.

Quem chega na academia e opta por esse exercício, geralmente, busca torneamento dos músculos, porém o exercício também é benéfico em outras áreas. Além de potencializar a região de glúteos e coxas, ele fortalece os músculos oblíquos, que são parte inferior das costas e do abdômen, melhorando a postura ao andar e sentar.

Outros benefícios do agachamento estão no fortalecimento dos joelhos, pois, de acordo com Cangiani, “quem tem problemas na região pode fazer esses exercícios para fortalecer”. O ideal é começar com menor tempo de execução e ir aumentando aos poucos. Além disso, é importante a pessoa medir quantos graus consegue dobrar os joelhos, para não ter lesões.

Cuidar da alimentação também é um dos fatores importantes para a melhora na sua saúde e nos resultados do seu treino de quadríceps. Recomenda-se consultar um especialista ou nutricionista, para saber quais alimentos e suplementos são melhores para treino e pós-treino. Uma dieta balanceada auxilia no crescimento do músculo e também no seu condicionamento físico.

O alinhamento durante o agachamento é importantíssimo para evitar lesões. A má fama desse exercício está ligada aos erros cometidos na hora de executá-lo, como projetar o joelho, deixando-o à frente da ponta do pé no alinhamento, fazendo com o que o calcanhar seja o ponto de apoio ao sair do chão.

Dessa forma, o peso é projetado nos calcanhares, podendo forçar joelhos e resultar em lesões. O interessante é manter o tronco e o pescoço retos, sempre olhando para frente, e manter os pés e joelhos alinhados um ao outro e ao quadril. Imagine estar sentando em uma cadeira invisível – se perceber que está fazendo esse movimento, o exercício está correto.

Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *