Pensando em como ajudar empresas de e-commerce a aumentar as conversões de forma eficaz e simples, a Yandex Ads, parte da empresa internacional de TI Yandex e principal plataforma de publicidade do Leste Europeu e CEI, acaba de chegar ao Brasil. Como o produto é indicado tanto para anunciantes diretos no e-commerce quanto para agências digitais que trabalham com clientes deste segmento, três eventos distintos marcaram o início das atividades da empresa em território nacional, em São Paulo, em abril; um sobre como a empresa pode ajudar os clientes a fazer um marketing inteligente, um voltado para especialistas do setor e outro especialmente para publishers de tráfego web do Brasil.
O principal objetivo da empresa é justamente tornar a experiência do anunciante a melhor possível. Para ele, é importante receber o máximo de conversões dentro do preço que está disposto a pagar com base na economia do seu negócio. Isto aconteceria no mundo ideal, mas na realidade não acontece dessa maneira. Mesmo sabendo que o aprendizado de máquina resolve muitos problemas relacionados à otimização de processos e ao aumento da eficiência publicitária, permitindo que sejam analisadas rapidamente grande quantidade de dados, bem como a criação de ofertas personalizadas, otimização da segmentação, previsão do comportamento do usuário e evitar fraudes, é necessário um auxílio maior.
“Os anunciantes estão acostumados a considerar todos os algoritmos de anúncios como uma caixa preta, tendo que pagar pelos erros e inadequação dos algoritmos. Normalmente, várias plataformas de anúncios afirmam que leva de duas a quatro semanas para treinar seus algoritmos, mas esse processo se torna um problema para os anunciantes, justamente porque precisam gastar tempo e dinheiro treinando o sistema de publicidade antes de obter conversões pelo custo certo”, observa Elmira Agzamova, Head de Produto e Desenvolvimento Internacional da Yandex Ads Ecomm+.
Ela também afirma que os algoritmos do produto publicitário da Yandex para e-commerce são projetados para não esperar pelos primeiros cliques e conversões, mas para prever as conversões de forma instantânea e precisa com base nos dados imediatamente disponíveis.
“Graças aos algoritmos de aprendizado de máquina (ML) e ao uso de dados específicos do e-commerce, nosso produto faz isso instantaneamente, aprendendo na fase de visualização a prever as conversões. Desta forma, o anunciante pode obter conversões imediatamente e pagar o preço que deseja, em vez de desperdiçar o seu orçamento durante semanas enquanto espera que o sistema colete dados e aprenda”, diz.
Empresa vai além ao ajudar desenvolvedores num cenário ideal para o crescimento de startups e possui um dos maiores ecossistemas digitais do mundo
Apoiando mais de 300 mil anunciantes em 10 mil aplicativos e 90 milhões de dispositivos móveis, a Yandex Ads está agora trazendo seus poderosos recursos para um dos ecossistemas digitais mais dinâmicos do mundo. De acordo com o relatório State of Mobile 2024 da data.ai, o Brasil tem o quarto maior gasto de consumo móvel do mundo, com um crescimento anual de mais de 25%, sem mencionar um dos melhores cenários de startups do mundo. Ao oferecer uma gama diversificada de serviços baseados em IA líderes do setor, a Yandex Ads busca ajudar desenvolvedores de aplicativos e profissionais de marketing on-line a desbloquear novos potenciais em suas estratégias de marketing móvel baseadas na web B2B e B2C.
Segundo Fernanda Vargas, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Yandex Ads no Brasil, o cenário para a chegada da empresa ao Brasil é crucial para dar mais suporte aos clientes já estabelecidos e para fomentar o crescimento dos negócios de novos clientes.
“Observamos que os preços dos serviços de ads no mercado estão se elevando. A percepção é a de que o retorno está diminuindo ou se mantém o mesmo. Nosso foco é dar atenção aos negócios de cada um, entender a dinâmica interna de cada empresa e, como parceiros, adaptar nosso modelo de negócios para oferecer o suporte necessário. Com isso, esperamos superar as expectativas dos nossos clientes, mas também contribuir para o crescimento do mercado”, diz ela.
Com cases de sucesso em toda a Europa, Oriente Médio e Turquia, a Yandex Ads Ecomm+ conseguiu ajudar a DeFacto, uma empresa de varejo líder em moda mediterrânea, a aumentar as suas conversões em 1176% entre outubro e dezembro de 2023. A campanha Brands for Less nos Emirados Árabes Unidos também alcançou um retorno sobre gastos com publicidade (ROAS) de quase 500% entre julho e agosto de 2023, uma métrica crucial que valida a eficácia da estratégia de publicidade.
Jessé Benedito, Gerente de Desenvolvimento de Parcerias com Agências da Yandex Ads no Brasil, diz que as expectativas para a evolução dos negócios dos clientes são altas com a chegada da Yandex Ads no país. “Buscamos novos usuários, e, com base em machine learning, o nosso produto vai criar perfis e buscar novos usuários propensos a comprar. Nosso algoritmo consegue buscar o usuário e captá-lo de forma assertiva. Vamos fazer a condução da marca do cliente e garantir um número elevado de conversões, resultando em exposição de marca e conversão de vendas”, comenta.