Conecte-se conosco

Saúde

Especialista alerta para os cuidados com a saúde bucal infantil

Cuidados precisam ser iniciados ainda no período de amamentação

Publicado

em

Especialista alerta para os cuidados com a saúde bucal infantil

Praticar uma boa higiene bucal é um cuidado que precisa ser iniciado já na amamentação, antes mesmo de surgirem os primeiros dentes de leite. Criar uma rotina de higiene aliada aos bons hábitos alimentares garantem, às crianças, saúde bucal na infância e um sorriso mais bonito por toda a vida adulta.

A Cirurgiã Dentista e coordenadora do curso de Odontologia da Anhanguera, Cristiana Maria Bertozzo, explica que já no período de amamentação é de extrema importância realizar a higiene bucal nas crianças. “Esses cuidados devem ser iniciados precocemente. Enquanto os dentinhos da criança ainda não romperam, os pais ou responsáveis devem utilizar uma gaze embebida em água filtrada para massagear suavemente a gengiva e a língua do bebê, a fim de remover os resíduos da amamentação. Após a erupção dos dentinhos, devem utilizar escovas dentais infantis, pois dedeiras e gaze não removem adequadamente a placa bacteriana instalada na superfície dos dentes. A partir da ruptura do dente, é recomendado também o uso do fio dental delicadamente”, comenta a professora.

De acordo com a Cirurgiã Dentista, os hábitos da família, particularmente da mãe, determinam o comportamento que os filhos adotarão no futuro em relação aos cuidados com a saúde bucal. “Dizem que os pais são o espelho dos filhos. Isso é uma verdade, portanto se os pais, em especial as mães que passam mais tempo com os filhos, realizarem corretamente a higiene bucal, as crianças irão crescer assistindo e automaticamente, irão criar esse hábito que é de extrema importância”, destaca a profissional.

A professora alerta aos pais que o acompanhamento odontológico deve ser realizado periodicamente a cada seis meses começando na infância, para que a criança cresça sem medo e crie um vínculo afetivo com o profissional. “A consulta tardia de uma criança pode ser mais traumática, pois, geralmente, essa visita ao Cirurgião Dentista ocorre apenas quando o pequeno já está com algum problema bucal. O atendimento é mais trabalhoso porque a criança não está familiarizada ao ambiente, e muitas vezes já com dor, o que levará à uma apreensão e ansiedade maior, resultando até na recusa no atendimento”, explica.

Para auxiliar os pais a Cirurgiã Dentista preparou algumas dicas:

– Participe do momento da escovação dos dentes e explique os benefícios para a criança;

– Para as grávidas: fiquem alertas à sua saúde bucal, pois em alguns casos, quando a mãe possui cáries, é possível que haja a contaminação precoce da criança;

– Pais ou responsáveis devem escovar os dentes das crianças 30 minutos depois das refeições e antes de ir dormir, passando a escova com movimentos circulares ao redor dos dentinhos suavemente. Além disso, lembre-se de sempre escovar a língua também. O uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia é recomendado. Para tanto, não é preciso passar o fio de forma agressiva, mas sim limpar de forma suave em torno do dente e perto da gengiva.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *