Essencial para fidelizar e garantir o retorno dos clientes, o pós-venda ainda é pouco utilizado no Brasil. Cerca de 85% das empresas brasileiras nunca realizaram o pós-venda e 70% não têm cadastro dos clientes, segundo o Relatório de Inteligência do SIS Sebrae. Começando logo após a concretização de uma venda, um pós-venda de qualida
Francisco Cruz, diretor de pós-venda da Sanave
Esse tipo de acompanhamento deve ser entendido como um atendimento continuado e não apenas um “muito obrigado”. Oferecendo uma assistência rea
O pós-venda proporciona que não apenas a compra seja satisfatória, mas sim toda a experiência com o produto ou serviço. Ele ainda observa quais são os pontos mais importantes para que os clientes saiam satisfeitos. “O fator mais importante é o atendimento de qualidade, olho no olho, de uma forma que supere as expectativas do cliente. Também é importante a qualidade do serviço. Hoje, se um cliente deixa um carro no pós-venda da Sanave, por exemplo, ele tem uma garantia total de que o serviço vai ser de qualidade”, reforça.
Ainda conforme o estudo do Sebrae a fidelização é de 5 a 7 vezes mais barata que a captação de clientes novos, garantindo vendas permanentes, já que os mesmos clientes estarão sempre comprando na mesma empresa.
Dicas para um bom pós-venda
- Perfil do cliente: saiba quem é seu cliente, onde ele está e suas necessidades.
- Atendimento: tenha uma equipe treinada para realizar um bom
atendimento. - Pós-venda: ofereça assistência ao cliente após a venda.
- Tratamento VIP
- Monitoramento