Os fornos de embutir se tornaram populares nas cozinhas brasileiras nos últimos anos, seja pela economia de espaço, pela praticidade ou pelo aumento da adoção de cooktops (que não possuem forno). Independentemente do motivo, a instalação do item acompanha uma série de cuidados.
Ao buscar por um forno de embutir, é comum que as pessoas se atentem às dimensões e funcionalidades. Porém, existem outras preocupações ocultas. Abaixo, conheça os erros mais comuns na instalação dos fornos e saiba como evitá-los!
Falta de ventilação adequada
Tão importante quanto verificar se o forno irá caber no espaço desejado é ter certeza de que ele terá a ventilação adequada. Esse é um dos requisitos mais decisivos para usar o aparelho e garante tanto a segurança quanto a durabilidade do eletrodoméstico.
Como é de se esperar, os fornos geram muito calor durante o uso. Quando não se tem um espaço e ventilação adequada para que esse calor se espalhe, o resultado é o superaquecimento. Esse fenômeno pode causar desde danos até incidentes, como risco real de incêndios.
Uso de tomadas incompatíveis
Para funcionar, o forno de embutir precisa estar ligado na tomada. Isso significa que você precisará de uma estrutura elétrica e da tomada em si compatíveis com o que o aparelho demanda. Esse cuidado é essencial até mesmo em modelos mais modernos.
Portanto, não cometa uma falha comum! Verifique se sua fiação elétrica está em bom estado e suporta aparelhos de alta potência. Certifique-se também de que a tomada é compatível e está em uma distância onde é possível acessá-la com facilidade.
Móveis inadequados
Como o próprio nome indica, os fornos de embutir são embutidos em um determinado local (nesse caso, em um móvel). Um erro comum é verificar apenas se a estrutura comporta o tamanho do eletrodoméstico e se ela suporta o peso. Mas isso não é o suficiente!
Para que o forno seja embutido de forma segura, é preciso escolher um móvel feito em um material resistente ao calor. Caso você não tenha esse cuidado, é possível que a mobília seja prejudicada pelo calor ou ainda que ela pegue fogo em momentos de exposição prolongada. O ideal é optar por madeiras com tratamento específico para isso!
Ausência de nivelamento
Você já viu algum forno embutido que parecia mal ajustado? Isso acontece em razão de uma falha comum na instalação: a falta de nivelamento. Quando esse cuidado não é tomado, o forno não fica reto e pode pender para os lados durante o uso, mesmo que poucos centímetros.
Além de causar desconforto na hora de usar, esse problema pode fazer com que seus alimentos cozinhem de forma diferente ou ainda com que a porta não feche totalmente. Por isso, não deixe esse detalhe passar.
Não cumprimento do manual do fabricante
Todo eletrodoméstico vem com um manual do fabricante. Com os fornos de embutir, isso não seria diferente! E esse manual existe por um motivo: segui-lo é essencial para garantir a eficiência, evitar riscos e até mesmo manter o produto na sua garantia.
Ignorar as especificações do fabricante pode comprometer a eficiência do equipamento e gerar riscos como superaquecimento ou mau funcionamento. Por isso, a dica é ler tudo com atenção e deixar o papel de fácil acesso caso surjam dúvidas no uso.
Ausência de um profissional capacitado
A instalação de um forno de embutir, embora pareça descomplicada, envolve nuances que, se desconsideradas, podem comprometer o desempenho, a durabilidade do aparelho e, até mesmo, ocasionar acidentes.
Portanto, se surgir alguma dúvida ou se você não tiver familiaridade com a instalação de eletrodomésticos, a orientação é buscar ajuda profissional! O profissional tomará todos os cuidados e seguirá o manual rigorosamente, evitando qualquer falha no meio do caminho!