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Empreendedorismo: Quem Serão Seus Clientes e Consumidores no Futuro?

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O mundo está em constante transformação, e isso reflete diretamente nos padrões de consumo. Com base nos dados divulgados pelo IBGE em 2022, fica evidente que o perfil da população brasileira está passando por mudanças significativas. Essa transição demográfica traz consigo desafios e oportunidades para o empreendedorismo. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), quase metade da população tem menos de 30 anos, com 43,3% em 2022.

Sophia Utnick, dona de uma das maiores empresas de distribuição de cerveja em Nova York e CEO da Elite Intermodal Logistics, é uma empreendedora que entende a importância de se adaptar às mudanças do mercado. Para ela, compreender o comportamento dos futuros clientes e consumidores é essencial para o sucesso dos negócios. Levando em conta que os jovens de agora serão seus clientes adultos em um futuro próximo, há necessidade de entender o que eles buscam e como se comportam. A seguir, ela compartilha sua visão sobre as oportunidades trazidas pelas transformações demográficas, e os principais clientes que o empreendedor irá se deparar nos próximos anos::

  1. Cautelosos: Esse grupo é caracterizado por pessoas que priorizam a segurança, o conforto e a estabilidade. São indivíduos mentalmente exaustos devido às suas responsabilidades familiares e profissionais. “Para conquistar esse público, é essencial investir em comodidade, oferecendo modelos de assinatura, programas de fidelidade e produtos em refis, além de garantir entregas pontuais e evitar erros que possam gerar frustrações”, destaca Sophia.
  2. Inconformados: Essas pessoas foram e são impactadas pelos acontecimentos globais, como a pandemia, e valorizam empresas que se alinham aos seus valores pessoais. São consumidores que defendem a diversidade, a inclusão e têm uma postura implacável em relação a comportamentos preconceituosos. “Para atender a esse público exigente, é essencial que as marcas demonstrem, por meio de ações concretas, que são sustentáveis, promovem a diversidade e estão comprometidas com a inclusão social”, explica Utnick.
  3. Condutores: A empreendedora destaca que os condutores são indivíduos inquietos, geralmente ligados à inovação. Eles estão dispostos a assumir riscos e são atraídos por experiências diferentes e estimulantes, que despertem seus sentidos e exijam habilidade cognitiva. Empresas que apostam na gamificação, no comércio interativo e em tecnologias inovadoras são as que mais despertam o interesse desse grupo. Eles são chamados de “condutores” porque impulsionam o comércio para novos caminhos e experiências.
  4. Conexões Valorizadas: Esse grupo de consumidores preza pelos valores comunitários e busca um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Valorizam em primeiro lugar conexões familiares e uma rotina menos acelerada, o que tornou o home office uma opção ideal para eles. Para conquistá-los, é importante oferecer produtos sustentáveis que promovam o bem-estar, além de estabelecer um relacionamento duradouro baseado em conexões emocionais.

Diante dessas perspectivas, fica evidente que os consumidores do futuro serão influenciados por fatores diversos, como a tecnologia, a sustentabilidade e a aderência a valores pessoais. Cada empresa precisa se adaptar a essas mudanças e ajustar suas estratégias para não perder a oportunidade de conquistar esses potenciais clientes. O empreendedorismo do futuro está diretamente ligado à compreensão e ao atendimento das necessidades desses diferentes grupos de consumidores.

Sobre Sophia Utnick

Empresária brasileira conhecida nos Estados Unidos por seus empreendimentos. Enquanto lá seu nome é sempre associado ao sucesso de suas empreitadas, por aqui é sinônimo de ajuda ao próximo. Mas não foi fácil chegar até aqui. Hoje ela é dona de uma empresa de distribuição de cerveja, uma das maiores no ramo, em Nova York. Também é proprietária de uma empresa de landscape, em Miami. Além de paisagista, atualmente tem se destacado também em produção na área cultural. Durante a pandemia da Covid-19, Sophia decidiu criar a Utnick Production, empresa que busca ajudar artistas iniciantes com despesas da carreira e a fazer contatos no meio para crescer profissionalmente. Alguns deles estão sempre presentes nas páginas de jornais, revistas e sites da web, como MC Lipinho Atrevido, Keila Ruama, Merson, DJ POP na Batida, da Love Funk e a TP Produtora.

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