Home Notícias Negócios Empreendedorismo feminino na maturidade: você conhece os desafios?
Negócios

Empreendedorismo feminino na maturidade: você conhece os desafios?

Envie
Default Featured Image
Envie

Segundo pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), os empreendedores de sucesso estão na meia-idade e não na juventude. Investigando a conexão entre idade e empreendedorismo de alto crescimento, a equipe liderada por Pierre Azoulay conseguiu reunir dados de 2,5 milhões de empreendedores que constituíram empresas nos Estados Unidos a partir da década de 70, até os tempos atuais.

De acordo com a pesquisa, empreendedores com idade a partir dos 45 anos possuem triunfo e crescimento superior em seus negócios, levando em consideração ‘saídas bem-sucedidas diante de novas aquisições’ e ‘volume de crescimento dos seus colaboradores’.

No Brasil, o estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com Sebrae e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), revelou que em 13 anos, o número de empresas geridas por pessoas com idade entre 50 e 59 anos cresceu cerca de 57%, sendo que as mulheres estão à frente de 51% dessas novas empresas.

Para Rosangela Correia, 55, CEO e Fundadora do Instituto Amadurecer“Padrões de gênero ou etários não são adequados para indicar as características ou qualidade de alguém. Eu penso, que o mais recomendável é analisar a história de vida de cada um. Incentivar o Empreendedorismo feminino na maturidade é uma forma não só de trabalhar assertivamente o empoderamento feminino, mas também de corrigir uma injustiça social que perdura por longa temporada.” As mulheres maduras que decidem empreender, em sua grande maioria, já superaram dilemas da vida pessoal, e aprenderam ao longo dos anos a conciliar assertivamente a carreira com a vida pessoal. Essas mulheres  entenderam a importância de seguir ativas, independentes e participativas no mundo e na maioria das vezes, a maturidade emocional  é um dos maiores diferenciais que lhes garante determinação para realizar suas missões e seguir seus propósitos realizadores.

Dados coletados pela OnePoll, em pesquisa encomendada pela Herbalife Nutrition, com 9 mil mulheres em 15 países, sendo 500 brasileiras, cerca de 72% das mulheres entrevistadas sonham em ter um negócio próprio, sendo que 22% delas já possuem algum negócio, mas gostaria de inovar, e 50% delas nunca empreenderam.

“Além dos processos de discriminação etária e de gênero existentes, que as mulheres vivenciam, o mundo atravessa hoje uma grande crise econômica, social e de saúde, que requer adaptações rápidas e ressignificações do modo de viver e atuar, quer seja na vida pessoal ou profissional. Sabemos que é tão necessário quanto urgente, aprender cada dia mais sobre diversas formas de se adaptar ao “novo tempo”. Porém, com os impactos econômicos, de saúde, pessoais, emocionais e sociais que se instalaram desde a pandemia de 2020/2021,  se fez necessária uma revisão nesses padrões. Diante de tantas adversidades que se acometeram sobre a população, nós, do Instituto Amadurecer, criamos um Banco de Dados com produtos e serviços, destacando-se o produto social, realizado por profissionais liberais conscientes e Empresas socialmente dispostas a trabalhar com esse propósito, para que todos possam se posicionar e  retomar o mercado de trabalho, movimentando a economia,  trazendo a divulgação em larga escala de oferta em diversos segmentos, mas agora oferecidos a um preço praticável diante de cada momento que atravesse a economia e assim proporcionar um novo recomeço a todos”, explica Rosa Correia.

Imagens Perfeitas para Cada Necessidade de Marketing
Imagens Perfeitas para Cada Necessidade de Marketing
Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?
Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?
Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital
Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital
Como implementar sistemas elétricos inteligentes no negócio
Como implementar sistemas elétricos inteligentes no negócio
Como criar uma política de segurança eficiente nos negócios
Como criar uma política de segurança eficiente nos negócios
Envie

RBN Stories