Empreendedorismo digital tem como propósito implantar, em um negócio, ações virtuais que vão além da internet. E isso porque além de sua operação funcionar na web, seus produtos e serviços também são entregues em formato digital.
Bons exemplos são cursos online, shows transmitidos na internet, e-books, dentre outros. Assim como qualquer outra área do empreendedorismo, o formato digital precisa ser pensado e planejado para que possa funcionar no futuro.
Hoje em dia, é possível encontrar vários exemplos de empreendedorismo digital, e esse modelo começou a se popularizar a partir de 2020. Vários setores se adaptaram ao formato, inclusive o turismo, que possibilita passeios virtuais em grandes pontos turísticos.
Também existem os cursos e palestras na internet, sem falar no ensino a distância, que cada vez ganha mais espaço e torna graduações e outras especializações mais acessíveis a todos.
Ao mesmo tempo em que o empreendedorismo digital é um grande facilitador para o público em geral, também se mostra como uma grande oportunidade para quem deseja empreender e ter o próprio negócio.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo você verá a importância do empreendedorismo digital, os benefícios que ele lhe traz e quais meios virtuais ajudam a aumentar as vendas.
Importância do empreendedorismo digital
A tecnologia evolui constantemente e isso acaba trazendo muitas mudanças para os mais variados modelos de negócios, além de fazer surgir novas possibilidades, por meio da introdução de produtos e serviços diversos no mercado.
Isso se soma à eficiência dos processos dentro das empresas. A adaptação digital e o empreendedorismo digital, portanto, se tornaram atividades imprescindíveis às companhias que querem sobreviver atualmente.
Uma empresa de locação de tenda para casamento pode aproveitar, por exemplo, os recursos digitais para que possam atender melhor os seus clientes e aumentar as suas oportunidades de negócios.
Tanto é que, de acordo com uma pesquisa realizada pela NZN Intelligence, no ano de 2019, 74% dos brasileiros já tinham acesso à internet e optavam por comprar online. Mas esse número mudou ainda mais a partir de 2020.
Desde então, as práticas digitais se tornaram indispensáveis ao marketing, o que colaborou com o crescimento das plataformas e-commerce, que oferecem os mais variados tipos de produtos e serviços.
Tudo isso fez com que o empreendedorismo digital se tornasse uma das principais práticas para oferecer soluções, além de uma fonte de geração de empregos e renda para a sociedade.
Ele colabora diretamente com a saúde, com o desenvolvimento da economia e tem potencial para evoluir cada vez mais, portanto, é algo que vai fazer parte da vida das pessoas daqui em diante.
Benefícios do empreendedorismo digital
Existem várias maneiras de investir em empreendedorismo digital, por exemplo, em uma loja virtual que vende fone de ouvido, carregador, capas protetoras, dentre outros acessórios para celular.
O fato é que existem muitas possibilidades, e independentemente do tipo de negócio que você pretende investir, se este for digital, ele terá acesso a várias vantagens como:
Acompanhar as tendências do mercado
Uma coisa é fato: o ambiente digital cresce constantemente e a internet é cada vez mais popular. Mais do que isso, a sociedade depende muito dela para realizar várias tarefas e necessidades do cotidiano.
Isso fez com que o mercado virtual se tornasse um ambiente favorável para a consolidação de empreendimentos digitais. A internet se popularizou por conta do uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Uma pesquisa realizada em 2021 pela Neotrust mostrou que 78,5 milhões de compras foram feitas pela internet no Brasil apenas no primeiro trimestre daquele ano. O crescimento alcançou a marca de 57,4% em relação a 2020.
O mercado digital está em ascensão e muitas oportunidades surgirão nos próximos anos, e mesmo diante de uma competição cada vez maior, o lucro para quem investe também aumenta.
Horário de trabalho flexível
O empreendedorismo possui horários flexíveis e isso atrai muitas pessoas que desejam ter o próprio negócio.
Uma loja física que comercializa um balcão caixa para mercearia segue um horário específico de funcionamento, visto que precisa acompanhar uma rotina seguida por todas as outras empresas que atuam no presencial.
Ao empreender pela internet, você pode trabalhar de onde quiser, fazer os horários que preferir e até mesmo manter um emprego formal, se assim desejar.
A única coisa à qual o empreendedor digital precisa se atentar é a produtividade, isso porque sem dedicação e trabalho, dificilmente o empreendimento terá sucesso.
Baixo custo de investimento
Ao abrir um estabelecimento físico, o empreendedor precisa desembolsar uma quantia todos os meses, para arcar com custos como:
- Aluguel;
- Água;
- Luz;
- Equipamentos;
- Internet;
- Salários.
Por outro lado, o empreendedorismo digital não envolve todos esses custos, e tudo o que o empreendedor precisa é de um computador ou um dispositivo móvel com acesso à internet para realizar suas atividades.
O tipo de dispositivo usado vai depender muito do modelo de negócios, mas, geralmente, computador e internet são o suficiente.
Para vender um carrinho supermercado 2 cestos para outros estabelecimentos comerciais, o empreendedor precisa dedicar tempo, planejamento e conhecimento para impulsionar a loja e ter sucesso no mercado em que atua.
Escalabilidade
Justamente pelo fato de não precisar de uma estrutura física é que os empreendimentos digitais são mais simples. A partir do momento em que a empresa começa a crescer, fica mais fácil fazer as alterações necessárias.
Essa condição é muito diferente das vistas em lojas físicas, pois se um pequeno estabelecimento começa a receber muitos clientes, logo vai precisar contratar mais vendedores, providenciar um espaço maior e aumentar o número de pedidos.
O crescimento de uma loja virtual é muito mais fácil, pois tudo o que você precisa fazer é comprar mais mercadorias para dar conta da demanda e contar com um auxiliar para as operações diárias da loja.
Ausência de barreiras geográficas
O consumidor moderno não se apega a um horário fixo na hora de comprar qualquer tipo de produto ou serviço, como uma capa térmica sob medida. Com a correria do dia a dia, as pessoas precisam de flexibilidade e possibilidades diferentes para comprar.
Uma loja virtual pode ser acessada por pessoas do mundo inteiro; ou seja, é possível vender para qualquer parte do planeta.
A ausência de barreiras geográficas permite ter clientes em qualquer lugar e vender a qualquer horário, trazendo mais satisfação e facilidade para o consumidor.
Como os meios virtuais ajudam as vendas
Para entender de que maneira os meios virtuais ajudam a vender, é necessário conhecer um pouco mais sobre os principais canais.
Um deles é o e-mail marketing, uma estratégia de envio de mensagens comerciais para uma base de contatos que desejam receber informações sobre a marca.
Uma loja de rede de ar comprimido com mangueira, por exemplo, pode enviar mensagens com links para as páginas de vendas de sua plataforma.
Para que o e-mail marketing realmente ajude a vender, é fundamental que a empresa tenha uma lista de e-mails segmentada e qualificada, pois assim vai enviar conteúdos personalizados e que realmente interessam aos contatos.
As redes sociais também já se mostraram como excelentes canais para aumentar as vendas. Não é de hoje que as organizações perceberam a importância de estar presente nessas plataformas, visto que fazem parte do dia a dia das pessoas.
Mesmo que o propósito do usuário ao acessar as redes sociais não seja o de comprar, praticamente todos seguem, pelo menos, uma marca nesses canais.
Por meio deles, um fabricante de escada de concreto em l pode atender melhor a seus clientes, interagir com as pessoas e, claro, vender.
As próprias redes sociais, como no caso do Facebook e do Instagram, já criaram ferramentas próprias que permitem aos lojistas realizar vendas sem que o usuário precise sair da plataforma para comprar o que deseja.
Mas a base de todas essas estratégias de vendas é o site institucional ou a plataforma e-commerce. O site institucional é o endereço oficial da marca na web e funciona como cartão de visita e vitrine para as marcas.
Os vendedores de chaveiros 24horas, por exemplo, podem usar o site para que os clientes solicitem seus serviços com mais facilidade. A plataforma e-commerce, por sua vez, é bem específica e os usuários sabem que devem acessá-la quando quiserem comprar.
O consumidor moderno usa esses e outros canais diariamente, e as companhias devem estar presentes nesses meios para interagir com o público, aumentar as oportunidades de vendas e trabalhar com o empreendedorismo digital.
Considerações finais
O empreendedorismo digital é um formato que cresce constantemente, pois a internet faz parte do nosso dia a dia e ajuda as pessoas em muitas tarefas do cotidiano, como pagar as contas, se comunicar e comprar.
Mais do que uma tendência, esse tipo de negócio é uma realidade e o seu maior benefício é a sua acessibilidade. Acessibilidade a todos que desejam ter uma marca de sucesso no mercado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.