Home Evento Em Florianópolis, Congresso Latino-americano WAPOR tem início no próximo dia 28 na UFSC
Evento

Em Florianópolis, Congresso Latino-americano WAPOR tem início no próximo dia 28 na UFSC

Envie
Envie

Evento reunirá pesquisadores de mais de 15 países na Universidade Federal de Santa Catarina e abordará pautas de urgência global, entre elas a crise climática, a polarização política e ameaças à democracia

Organizado pela WAPOR (World Association for Public Opinion Research) com apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o XI Congresso Latino-americano da ocorrerá de 28 a 30 de abril, sendo o maior evento da América Latina dedicado à pesquisa de opinião pública, comportamento eleitoral e comunicação política. O congresso irá reunir especialistas de diversas áreas para discutir temas cruciais que afetam a sociedade contemporânea, como o desempenho das pesquisas eleitorais, as reações da opinião pública diante da crise ambiental, a polarização política, os desafios impostos pela inteligência artificial e as ameaças à democracia.

Com o tema “Opinião pública, civismo e riscos globais na América Latina”, o congresso terá uma programação intensa, composta por mais de 30 painéis de especialistas e mais de 200 trabalhos acadêmicos apresentados em 80 sessões temáticas por pesquisadores e profissionais de pelo menos 15 países

Palestrantes internacionais

Entre os destaques do evento estão três palestras magistrais com nomes de peso da academia e do jornalismo internacional:

  •       Pedro Magalhães, da Universidade de Lisboa, abordará a questão do engajamento cívico na defesa da democracia na palestra “Quem se importa e engaja pela defesa da democracia?”.

  •       Fabián Bosoer, editor de opinião do jornal argentino Clarín, falará sobre as transformações no jornalismo de opinião e o impacto da pós-verdade e da inteligência artificial na comunicação pública em sua palestra “O que sobrou da conversação pública?”.
  •       Felipe Nunes, fundador da Quaest (Brasil), irá compartilhar inovações metodológicas em pesquisas eleitorais durante a palestra “Inovações metodológicas em pesquisas eleitorais”.

 

Workshops e oportunidades para profissionais

O congresso também oferecerá cinco workshops gratuitos aos participantes, proporcionando uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos e práticas relacionadas à pesquisa e à comunicação política. Esses workshops visam capacitar os profissionais da área a lidar com os novos desafios impostos pela rápida evolução das tecnologias e das transformações no comportamento eleitoral.

Os participantes poderão trocar experiências e ampliar suas redes de contatos com líderes do setor e pesquisadores renomados. O evento conta com o apoio de importantes protagonistas do ecossistema de pesquisas e geração de conhecimento, como o IPESPE, IPEC, D3SYSTEMS, MBC Mori, DOOBLO, MAKEOPINION, DATAGOAL, Universidade de Montevideo, The Roper Center e a Fundação Konrad Adenauer.

Como participar:

Para aqueles interessados em participar do congresso, as últimas vagas disponíveis podem ser garantidas do site oficial do evento: https://waporlatam2025.org/

Jade Baraldo e Josiel Konrad agitam o Dolores Club, na Lapa (RJ)

Jade Baraldo e Josiel Konrad agitam o Dolores Club, na Lapa (RJ)

Leia Mais
Rio Memórias lança galeria “Rio sobre rochas” em evento gratuito no RJ

Rio Memórias lança galeria “Rio sobre rochas” em evento gratuito no RJ

Leia Mais
Pastora Fabíola Bastos anuncia a 12ª edição da Conferência Escolhidas

Pastora Fabíola Bastos anuncia a 12ª edição da Conferência Escolhidas

Leia Mais
IPAGODE lota o Via Torres com a Resenha da Marvvila e reúne mais de 4 mil pessoas em noite histórica em Manaus

IPAGODE lota o Via Torres com a Resenha da Marvvila e reúne mais de 4 mil pessoas em noite histórica em Manaus

Leia Mais
Restaurantes da Zona Oeste que participam da 29 ª edição da Rio Restaurant Week e valem à visita

Restaurantes da Zona Oeste que participam da 29 ª edição da Rio Restaurant Week e valem à visita

Leia Mais
Envie