Em seu segundo dia de agendas no Fórum Econômico Mundial, o governador Tarcísio de Freitas realizou reuniões bilaterais com representantes do setor privado e de diversos governos.
Com Helene Budliger Artieda, secretária de Estado para Assuntos Econômicos da Suíça, o governador conversou sobre o apoio à assinatura final do acordo Mercosul EFTA, que já teve as negociações concluídas. Trataram também de questões de sustentabilidade e uma possível parceria tecnológica com foco na produção de hidrogênio verde. “Os suíços têm expertise tecnológica e podem cooperar com São Paulo nesses projetos”, salienta Tarcísio.
Em seguida, a comitiva se encontrou com Bandar Alkhorayef, ministro da Indústria do Governo da Arábia Saudita. “Nosso portfólio de investimentos em infraestrutura foi recebido com bastante interesse. O ministro demonstrou uma predileção pelo setor automotivo, que é muito forte no nosso estado”, comenta.
A terceira reunião da manhã foi com o vice-presidente do State Gride Corporation of China, Pan Jingdong. A companhia de energia é dona da CPFL. “Além de apresentar o nosso portfólio de investimentos, falamos da privatização da Emae. Devemos falar novamente em breve e com mais profundidade sobre essa agenda”, resume o governador.
Encerrando a agenda matinal, Tarcísio se encontrou com o CEO da Nutrien, considerada uma das maiores empresas de fertilizantes do mundo. Ken Seitz declarou que a fornecedora mundial de insumos e serviços agrícolas pretende aumentar a capacidade de produção no estado ainda este ano.
Durante a tarde, o governador se encontrou com o secretário-geral da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), Mathias Cormann. Na reunião, os dois conversaram sobre uma possível parceria para cooperação técnica para alavancar as práticas de governança do estado.
Na sequência, houve reunião de apresentação do portfólio de investimentos em infraestrutura para o diretor do Banco Mundial, Axel van Trotsenburg. “Foi um encontro muito positivo. Axel se colocou à disposição para ajudar na estruturação desses projetos”, destaca o governador. O Banco Mundial se propôs, ainda, a colaborar com funding de projetos e suporte de garantias para a disponibilização de recursos.
A agenda foi encerrada com Michael Punke, vice-presidente de Políticas Públicas Globais da Amazon. Foi discutido um programa de cooperação com o Governo do Estado de São Paulo na área de educação, com foco no desenvolvimento de habilidades específicas ligadas à tecnologia. A ideia é que os jovens que participarem do projeto também tenham oportunidades de trabalho na gigante varejista. São Paulo tem hoje um dos mais importantes data center e um grande centro de distribuição da empresa, em Cajamar.
Tarcísio de Freitas está em sua primeira missão internacional à frente do Governo do Estado de São Paulo acompanhado do secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz, de Arthur Lima, secretário-chefe da Casa Civil, e de Lais Vita, secretária de Comunicação.
*Agenda de amanhã (18) *
Confira a agenda completa de reuniões bilaterais do Governo de São Paulo em Davos, Suíça, nesta quarta-feira (18) – fuso horário da Suíça:
9h – Nobumitsu Hayashi, governador, Japan Bank for International Cooperation (JBIC)9h30 – Leif Johansson, presidente, AstraZeneca10h15 – Gill Pratt, CEO, Toyota Research Institute11h10 – Roberto Azevêdo, vice-presidente, Pepsico12h – Jeffrey Jaensubhakij, CEO, GIC (Fundo Soberano de Singapura)12h30 – Nick Clegg, presidente global de Public Affairs, Meta13h10 – Sultan Ahmed bin Sulayem, presidente e CEO, DP World14h – Marcos Bulgheroni, CEO, Pan American Energy15h30 – Anderson Tanoto, diretor, RGE/Bracell16h30 – Ignacio S. Galán, CEO, Iberdrola17h30 – Nicholas Lyons, prefeito, distrito City of London (região considerada o centro financeiro e histórico da capital inglesa)18h30 – Khalid Al-Falih, Ministro de Investimentos, Governo da Arábia Saudita19h45 – Jantar: “Sustainable Solutions for Latin America”, com participação de diversas autoridades como o presidente da Costa Rica, Rodrigo Chaves Robles, o presidente do Equador, Guillermo Lasso Mendoza, e o presidente da Colômbia, Gustavo Francisco Petro Urrego
Gov. SP