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Eletrônicos e eletrodomésticos lideram vendas no e-commerce

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Eletrônicos e eletrodomésticos lideram vendas no e-commerce

Dados do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, mostram que os eletrônicos e eletrodomésticos foram os setores que mais aproveitaram a demanda aquecida no e-commerce ano passado, representando 39,3% de compras on-line.

Outros segmentos que tiveram alta procura foram os de alimentos e bebidas. De acordo com Claudio Dias, CEO da Magis5, esse impulsionamento é reflexo do novo comportamento do consumidor. “Os clientes estão fazendo muitas pesquisas antes de comprar nas lojas físicas. Além disso, buscam cupons de descontos, que muitas vezes só são oferecidos nos canais digitais, e querem aproveitar a facilidade de comprar e receber os produtos no conforto de casa. Assim, economizam tempo e têm mais conforto e mais agilidade na hora das compras”, avalia o CEO.

Apesar de a apuração dos dados do último trimestre do ano ainda não ter sido finalizada, a pesquisa mostra que segmentos mais robustos do e-commerce cresceram em tráfego. Em novembro, o marketplace teve alta de 20% em relação a outubro do mesmo ano.

Os dados são reflexos da Black Friday. Embora a data não tenha atendido às expectativas do mercado e dos lojistas, a sexta mais aguardada do ano movimentou todo o mês de novembro, em razão das ações antecipadas dos lojistas. Dados da Conversion apontam que, em números absolutos, foram 2,63 bilhões de visitas únicas no mês, 13% maior do que o mês de julho, período que até então tinha maior volume de acessos.

Balanço do ano

Um levantamento da Nielsen IQ | Ebit indica que, somente nos seis primeiros meses de 2022, o comércio eletrônico faturou R$ 118,6 bilhões, 6% a mais que no mesmo período do ano anterior.

Em relação à projeção do setor em todo o ano, as expectativas são positivas. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é de R$ 169 bilhões em vendas, R$ 18 bilhões a mais que em 2021. A apuração do último trimestre do ano ainda não foi concluída, porém com uma maior desaceleração no segundo trimestre.

“Houve um maior fluxo de consumidores nas lojas físicas, o que influenciou os resultados nas compras on-line. Outras variáveis também impactaram as compras no comércio eletrônico, como juros altos, inflação e período de eleições”, disse Claudio Dias, CEO da Magis5.

Cartão de crédito lidera uso

Segundo dados da Opinion Box, 82% dos consumidores utilizaram cartão de crédito para as compras. “Os consumidores possuem o hábito de parcelar as compras, então essa modalidade continua como preferida dos brasileiros”, reforça o CEO.

Uma modalidade cada vez mais presente nas compras on-line é o Pix. A quantidade de chaves cadastradas chegou a 478,3 milhões até 31 de julho de 2022, segundo dados do BC (Banco Central). Dados do Mercado Pago apontam que o uso do Pix aumentou em 130% em sua plataforma e deixou o boleto um pouco mais de lado.

“Esse meio de pagamento é recente, no entanto está cada vez mais presente no uso do consumidor pela praticidade e pela eventual possibilidade de descontos oferecidos pelos lojistas. Isso é positivo para os sellers, que não precisam se preocupar com boletos em datas de grande volume de vendas, como Black Friday e datas comemorativas”, completa Claudio.

Dicas aos lojistas para 2023

O prazo de entrega ainda representa um desafio para os lojistas. Os consumidores estão cada vez mais inquietos para receber seus pedidos on-line, por isso muitos desistem da compra devido ao tempo que leva para receber o produto.

Neste sentido, a dica do CEO da Magis5 é para que os players estejam preparados para atender a essa demanda latente e invistam na operação multicanal e em entregas mais ágeis. “Os consumidores estão cada vez mais ansiosos querendo ter os produtos em mãos o mais rápido possível. Com a volta das lojas físicas, empresas que possuem serviços de entrega expressa ou que possibilitam a retirada terão mais chances de vender e atrair mais clientes”, reforça.

Claudio também recomenda que os lojistas aproveitem o início do ano para fazer um planejamento bem definido e focado nas datas comemorativas do ano.

“O plano é fator inerente ao sucesso do negócio e é fundamental se antecipar, principalmente se seu comércio tiver maiores picos em épocas sazonais, então tenha ações e metas bem definidas para Carnaval, volta às aulas, Dia das Mães e, principalmente, Black Friday”, recomenda.

Os lojistas também precisam investir em tecnologia e ferramentas que auxiliam o e-commerce ponta a ponta para que os processos sejam bem definidos, mais simples e rápidos, seja para gestão de estoque, seja para expedição, notas fiscais ou mesmo marketing.

Para Claudio, o vendedor que quer se destacar no mercado este ano precisa prestar mais atenção na qualidade e agilidade do seu negócio. “Os lojistas precisam estar atentos à constante mudança do comportamento dos consumidores para não ficarem atrás da concorrência. Uma dica extra é ter em mente que investir em melhorar seus processos não é um gasto, mas, sim, investimento”, completa.

Expectativas da Magis5

O CEO define 2022 como o ano de crescimento e experimento de novas soluções. Para este ano, a meta da empresa é crescer o dobro do ano anterior, mas esse caminho não será feito sozinho. “Entender o que funcionou no ano anterior auxiliou no direcionamento e nas estratégias em 2023. Um dos nossos focos para este ano é trabalhar o ambiente híbrido (digital e físico), uma aposta que tem crescido fortemente na preferência dos consumidores. Além disso, queremos continuar entendo as dores dos sellers para auxiliá-los no crescimento financeiro e profissional”, ressalta o CEO da Magis5.

Saiba mais: https://magis5.com.br/

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Economia

GAC-PE traz uma ampla variedade de produtos no Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro

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Crédito: Luciana Morosini.
Crédito: Luciana Morosini.

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer de Pernambuco (GAC-PE) ocupa o Quiosque Solidário do RioMar Recife em novembro. Durante todo o mês, o espaço oferta oportunidades de compras que terão o valor arrecadado revertido para a instituição, com produtos a partir de R$ 5. O Quiosque Solidário, em parceria com o Instituto JCPM de Compromisso Social, fica localizado no Piso L1, em frente da loja O Boticário.

No local é possível comprar produtos artesanais e outros produzidos pelos voluntários do GAC-PE, além de itens de decoração, artigos do lar, necessaires, macramês, bonecas, copos térmicos, chaveiros, laços, entre outros produtos.

O GAC-PE é um grupo focado na prestação de assistência social humanizada às crianças, adolescentes e jovens com câncer em tratamento no Centro de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC).

Sobre o Quiosque Solidário

O Quiosque Solidário é uma iniciativa de estímulo à geração de renda através da venda de artigos personalizados e artesanatos produzidos por voluntários e pessoas atendidas por instituições filantrópicas reconhecidas pela atuação em causas como acolhimento de crianças, tratamento de câncer, pessoas em situação de rua, mães de crianças com doenças raras, entre outras. Com curadoria do Instituto JCPM de Compromisso Social, a cada mês uma entidade diferente ocupa o espaço colaborativo.

 

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Economia

Receita exige CPF de cotistas em fundos de investimento a partir de 2026

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© Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Receita Federal tornará obrigatória, a partir de 1º de janeiro de 2026, a identificação por CPF de todos os cotistas finais de fundos de investimento — medida voltada ao combate à lavagem de dinheiro, pirâmides financeiras e ocultação de patrimônio.

Destaques:

  • O que muda com a nova regra da Receita Federal
  • Como funcionará o formulário digital de beneficiários finais
  • Quem está obrigado — e quem está isento
  • Impacto na fiscalização e lições da Operação Carbono Oculto

A partir de 1º de janeiro de 2026, o anonimato em fundos de investimento chega ao fim. A Receita Federal publicou nesta sexta-feira (31) uma instrução normativa que obriga administradores a informar o CPF dos cotistas finais — ou seja, das pessoas físicas que efetivamente detêm, controlam ou se beneficiam dos investimentos.

A medida, anunciada pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad, visa aumentar a transparência do sistema financeiro e dificultar o uso de estruturas complexas para esconder origens ilícitas de recursos. “Agora, todos os fundos vão ser obrigados a dizer até o CPF. Se for um esquema de pirâmide, você vai ter que chegar no CPF da pessoa”, afirmou Haddad em entrevista coletiva em São Paulo.

Ferramenta digital centraliza dados

Para cumprir a nova exigência, será implantado o Formulário Digital de Beneficiários Finais (e-BEF) — uma plataforma eletrônica em que instituições financeiras e administradores de fundos deverão registrar os dados dos verdadeiros titulares dos ativos. O formulário poderá ser pré-preenchido com informações já existentes na base da Receita, facilitando a adesão.

As informações coletadas serão integradas ao Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e cruzadas com outras bases públicas, como as do Banco Central e do Coaf, ampliando o poder de fiscalização. A Receita também passará a receber mensalmente os relatórios 5.401 e 5.402, que detalham cotistas, patrimônio líquido e número de cotas — dados antes restritos ao BC.

Quem precisa cumprir — e quem não precisa

A obrigatoriedade atinge sociedades civis e comerciais, associações, cooperativas, fundações inscritas no CNPJ, além de fundos de investimento no Brasil e no exterior que operem no país. Entidades estrangeiras sem influência significativa em empresas nacionais também deverão declarar seus beneficiários.

Estão isentos:

  • Empresas públicas e sociedades de economia mista
  • Companhias abertas e suas controladas
  • Microempreendedores individuais (MEIs)
  • Sociedades unipessoais

O prazo para adequação é de 30 dias após a entrada em vigor da regra para cada grupo. Quem descumprir pode ter o CNPJ suspenso, contas bancárias bloqueadas e sofrer multas.

Lições do combate ao crime financeiro

A iniciativa nasce diretamente das investigações da Operação Carbono Oculto, deflagrada em 2025 na Avenida Faria Lima (SP), que apurou lavagem de dinheiro por meio de fundos exclusivos. “Pessoas que fazem as coisas licitamente acabam se misturando com pessoas que têm fachada bonita, mas por trás há crime organizado da pesada”, alertou Haddad.

O ministro reforçou que a medida faz parte de um esforço mais amplo contra a sonegação fiscal e o capital ilícito, que também inclui o combate a criptoativos não declarados e fundos offshore. “Estamos combatendo isso desde que chegamos, dando transparência, cobrando imposto e fazendo a pessoa colocar o CPF para sabermos quem é”, disse.

Com essa mudança, o Brasil alinha-se a padrões internacionais de conformidade tributária e combate ao financiamento do crime — e, diga-se, dá um passo decisivo para separar o trigo do joio no mundo dos investimentos. Afinal, transparência não é burocracia: é proteção ao cidadão honesto.

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Economia

Novo limite para saque-aniversário do FGTS entra em vigor

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Trabalhadores terão limites de valor e prazo para antecipar parcelas; governo visa proteger poupança em caso de demissão e preservar fundo para habitação.

Destaque:

· Limites de valor e número de parcelas
· Objetivo: proteger trabalhador e recursos do FGTS
· Como fica a adesão e a antecipação

As regras mais restritivas para o saque-aniversário do FGTS entram em vigor a partir deste sábado (1º). A mudança, aprovada pelo Conselho Curador do FGTS e implementada pela Caixa, estabelece um teto para antecipações — com impacto direto para os 21,5 milhões de trabalhadores (51% das contas ativas) que já aderiram à modalidade.

A principal novidade são os limites contratuais. Agora, cada parcela antecipada deve ficar entre R$ 100 e R$ 500. No primeiro ano, é possível antecipar até cinco parcelas (R$ 2,5 mil no total). A partir de 2026, o máximo cairá para três parcelas anuais (R$ 1.500). Além disso, o trabalhador terá de esperar 90 dias após a adesão para solicitar o empréstimo e só poderá fazer uma operação por ano.

O governo justifica a medida como uma proteção ao trabalhador. A antiga flexibilidade, sem limites, levava muitos a comprometerem todo seu saldo futuro. Em caso de demissão, ficavam sem o amparo do FGTS — que continuava bloqueado como garantia para o banco. “O trabalhador, ao ser demitido, muitas vezes se vê sem recursos”, explicou o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.

A medida, diga-se, também busca blindar os cofres do FGTS. O fundo, que movimentou R$ 52,3 bilhões em financiamentos habitacionais no primeiro semestre, via sua capacidade de investimento ameaçada pelo volume de antecipações. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a classificar a prática anterior como “uma das maiores injustiças contra o trabalhador”.

Para o segurado, a recomendação é reavaliar a adesão. A opção pelo saque-aniversário — feita via aplicativo ou agências da Caixa — significa abrir mão do saque integral na demissão sem justa causa, mantendo apenas o direito à multa rescisória. Com as novas regras, a antecipação deixa de ser uma fonte ilimitada de crédito para se tornar uma opção pontual e controlada.

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