Evento acontecerá de 25 a 28 de maio e terá como tema “Origens/Ressignificar”
Um dos mais importantes eventos de moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week (SPFW), acontece duas vezes ao ano, na cidade de São Paulo. Ela reúne grandes modelos, celebridades e convidados de renome para apreciar as tendências de moda e grifes nacionais. A mídia também tem presença garantida no evento, e é responsável por transmitir e divulgar o trabalho exposto por designers e estilistas.
A edição 55 da SPFW de 2023 outono/inverno acontecerá durante 4 dias – de 25 a 28 de maio – e terá 42 desfiles, sendo 31 presenciais e 11 fashion filmes. A atual temporada terá o tema “Origens/Ressignificar”, que permeia o sentido de identidade, “destacando o caráter diverso e plural impresso em nossa expressão artística e estética”, frisou a organização do evento.
Com o desfile de João Pimenta, a pré-abertura será na noite de 22 de maio, no Theatro Municipal. Já no dia 24, uma sessão especial de cinema será realizada no Shopping Iguatemi, onde os fashion filmes desta edição serão apresentados para os convidados.
A São Paulo Fashion Week é uma das maiores oportunidades para apresentar grandes artistas ao mundo, pois é uma das principais semanas de moda, atrás apenas de Paris, Milão, Nova York e Londres. Ter o trabalho exposto no evento é o sonho de carreira de muitos estilistas e designers, visto que é uma forma de ganhar credibilidade, confiança e renome no meio da moda, além de abrir portas para um maior crescimento profissional.
A moda apresentada nesta semana também é vantajosa para o público, pois acompanhar o evento é uma forma de estar por dentro das principais tendências do mercado nacional: o tênis Nike masculino, por exemplo, pode aparecer em diversos looks na passarela, já que é facilmente combinável. Cabelos e maquiagens também têm destaque na SPFW e assumem formas e composições bem destacadas e chamativas.
Estar presente na São Paulo Fashion Week é uma possibilidade presencial ou digital, e os ingressos variam entre R$ 50,00 e R$ 1.540,00, segundo divulgação da revista Vogue. Os ingressos mais simples dão acesso somente ao local do evento, mas não ao desfile. Já os mais caros oferecem a entrada na sala de desfile e até alguns descontos em restaurantes parceiros.
O evento tem vários endereços dentro da cidade de São Paulo: Komplexo Tempo, no bairro da Mooca, Senac Lapa Faustolo e Iguatemi São Paulo, dentre outros.
São diversas as marcas que estreiam nesta edição, e separamos algumas delas para você:
- Foz: criada em 2020, traz moda e artesanato, ancestralidade e cultura brasileira.
- Rafael Caetano: criações voltadas para o público LGBTQIA+.
- The Paradise: moda focada no surrealismo fantástico com estampas exuberantes.
Para quem gosta de apreciar a moda em suas diversas versões, não pode ficar de fora da SPFW.