Receitas
Economize tempo e dinheiro usando o forno no dia a dia

O forno é um equipamento muito importante na cozinha, mas nem sempre é bem aproveitado no cotidiano. Vale a pena passar a utilizá-lo com frequência, pois favorece a economia de tempo e de dinheiro. Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas na região Sul do País, ensina como aproveitar ao máximo o forno doméstico e ainda ensina como fazer duas opções de pratos principais: Ninho ao Gorgonzola com Abóbora, Ninhos Recheados ao Forno e, para a sobremesa, a Torta Manjar com Tortinhas Cheesecake.
Os pratos assados se sobressaem na cozinha, pois, além de práticos, são mais saudáveis do que as versões fritas e, muitas vezes, mais saborosos do que os grelhados ou cozidos. Inclusive, ao assar as receitas, é possível ganhar tempo e até economizar gás. Pode-se, por exemplo, aproveitar todo o espaço da grade do forno para assar mais de um prato por vez, ou seja, enquanto a carne está assando, podemos incluir os legumes. Mas é importante conferir o preparo de cada receita, escolhendo pratos com tempos de forno semelhantes para evitar abrir o forno a toda hora.
Se preferir colocar os pratos separadamente, a dica é aproveitar o forno ainda quente, após a fiinalização da receita principal e colocar a segunda receita nesse meio tempo. Assim, você evita ligar o forno novamente e gastar mais tempo e gás.
Viu como é fácil? Agora que tal aproveitar as dicas para elaborar receitas práticas e repletas de sabor, com tempo médio de forno de trinta minutinhos apenas?
Confira abaixo o modo de preparo de cada uma:
Ninhos Recheados ao Forno
Ingredientes:
400 g de queijo minas meia cura (ou muçarela) ralado grosso
½ xícara (chá) de salsa picadinha
1 pacote de Ninho Isabela
2 dentes de alho amassados
3 colheres (sopa) de cebola picadinha
2 colheres (sopa) de óleo
300 g de carne em tirinhas (alcatra, coxão mole, etc)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
6 latas de molho de tomate temperado
Queijo ralado a gosto
Modo de Preparo:
– Misture o queijo com a salsa, recheie bem o Ninho e reserve.
– Doure o alho e a cebola no óleo. Junte a carne e refogue bem. Tempere com o sal e a pimenta. Acrescente o molho de tomate, tampe e deixe apurar por 5 minutos.
– Numa forma retangular (grande), espalhe uma camada generosa de molho de tomate. Coloque os Ninhos recheados, um ao lado do outro. Coloque o molho restante, cobrindo bem. Polvilhe com queijo ralado e cubra com papel alumínio.
– Leve ao fogo médio por 30 minutos.
Rendimento: 6 porções
Torta Manjar com Tortinhas Cheesecake
Ingredientes:
Para a base
1 embalagem de Tortinhas Due Cheesecake Isabela
Para o manjar
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite (utilize a lata do leite condensado)
1 embalagem de creme de leite UHT (200 g)
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 pacotes de gelatina incolor e sem sabor (24 g)
Para decorar
15 unidades de Tortinhas Due Cheesecake Isabela, cortadas ao meio
100 g de coco fresco ralado
Modo de Preparo:
Prepare a base:
– Processe as tortinhas até obter uma farofa fina e coloque em uma tigela. Junte 2 colheres (sopa) de água e, com as mãos, misture para obter uma massa homogênea e úmida.
– Acomode essa massa no fundo de uma forma redonda (21 cm de diâmetro), com fundo falso. Asse em forno médio (180 °C – 200 °C), preaquecido, por cerca de 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.
Prepare o manjar:
– Coloque no liquidificador o leite condensado, o leite, o creme de leite, o leite de coco e a gelatina hidratada com água. Bata até obter um creme homogêneo.
– Despeje sobre a massa e leve à geladeira para adquirir consistência, por pelo menos 4 horas.
Decoração:
– Desenforme a torta e acomode em toda a volta as tortinhas, apertando levemente contra o manjar. Cubra a superfície com o coco e sirva.
Dica do Chefe: Deixe para decorar a torta pouco tempo antes de servir. Isso evita que as tortinhas amoleçam com a umidade da geladeira.
Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos
Receitas
Aprenda como aproveitar todo o sabor dos queijos brasileiros no seu dia a dia

O Queijo Minas é um dos queijos brasileiros mais conhecidos, mas você sabia que existem outros tipos que também são uma delícia? Além do Queijo Minas Padrão, de sabor suave, macio e ideal para acompanhar o pãozinho no café da manhã, há o Queijo Minas Frescal, que é leve, suave e molinho, recomendado para sanduíches e até mesmo doces como, o Romeu e Julieta. Já o Queijo Meia Cura, um clássico mineiro e principal ingrediente do pão de queijo, possui um sabor marcante e levemente ácido, podendo ser consumido até mesmo in natura, acompanhado de um cafezinho.
O Queijo Coalho, típico do Nordeste, pode ser consumido em fatias, ralado, assado ou frito, além de ser um item obrigatório no churrasco. Seu maior destaque é ser um dos pouquíssimos queijos no mundo que podem ser aquecidos, sem derreter, tornando-se crocante por fora e macio por dentro.
Outra opção saborosa é o Queijo Prato Esférico, que foi desenvolvido por imigrantes dinamarqueses no Brasil, em meados dos anos 1920. É um queijo suave, frutado e ligeiramente adocicado, que pode ser saboreado puro ou em lanches e sanduíches quentes ou frios.
Por fim, o Queijo Reino tem uma história bem interessante. Durante o Brasil Colonial, a família real portuguesa trazia da Europa o Queijo Tipo Edam. Ele era transportado dentro de barris que, em viagens anteriores, eram utilizados para armazenar vinho. Como essa viagem era feita por navios, o queijo passava meses dentro dos barris, o que acabava alterando sua maturação, sabor e textura, além da casca, que ficava avermelhada por causa da coloração do vinho. No fim da jornada, o queijo passava por tantas transformações que acabava se tornando outro, o queijo “do Reino” de Portugal, como ficou conhecido na época. Seu sabor pronunciado e picante, possui uma textura firme, que derrete fácil na boca, além de combinar com o vinho tinto.
Para descobrir mais curiosidades sobre queijos, conheça a Escola do Queijo, um projeto da Tirolez no Youtube, que visa tornar consumidores em especialistas em queijos. Sobre este tema, há uma videoaula completa, cheia de detalhes. Basta acessar o canal da Tirolez no YouTube ou o site.
Agora que você já aprendeu mais sobre os queijos brasileiros, a Tirolez, maior empresa 100% brasileira de queijos e uma das principais marcas de laticínios do país, ensina como fazer o Arancini de Queijo Coalho Tirolez e geleia de pimenta. Essa entrada fica pronta em apenas uma hora, ideal para surpreender e abrir o apetite com muito sabor
Arancini de Queijo Coalho Tirolez e geleia de pimenta
Ingredientes:
4 punhados de arroz arbóreo
Azeite de oliva extravirgem
1 cebola picada
200 ml de vinho branco
Caldo de legumes
2 xícaras de Queijo Coalho Tirolez cortado em cubos]
2 ovos
2 xícaras de farinha de rosca
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo para fritar
Geleia de pimenta para acompanhar
Modo de preparo:
– Em uma panela, refogue a cebola no azeite.
– Junte o arroz e envolva-o em toda a gordura. Quando este estiver bem quente, acrescente o vinho branco e mexa bem.
– Cozinhe o risoto mexendo todo o tempo, adicionando o caldo aos poucos.
– Quando o arroz estiver cozido, espere o caldo secar e desligue o fogo.
– Disponha o risoto em uma travessa e deixe esfriar. Leve para gelar por 30 minutos aproximadamente.
– Depois de gelado, faça bolinhas com o risoto não muito grandes e recheie com os cubos de queijo coalho.
– Empane passando primeiro nos ovos batidos e depois na farinha de rosca.
– Frite em óleo bem quente e sirva imediatamente acompanhado da geleia de pimenta.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1 hora
Receitas
Como fazer Crumble de Maçã? Piraquê ensina truques para obter a crocância perfeita

O Crumble é um prato doce de origem britânica, feito com frutas picadas cobertas com uma massa especial, que é assada até que a cobertura fique crocante, resultando em uma experiência única de sabor. Aproveitando o período da safra da maça, que se estende até o mês de maio no Sul e Sudeste do Brasil, a Piraquê, marca premium de biscoitos, massas e torradas da M. Dias Branco, ensina como fazer um Crumble de Maçã.
O segredo do crumble, a farofinha usada na cobertura do doce, está no Biscoito Maizena Piraquê, que fará toda a diferença. O prato é servido quente, portanto, pode acompanhar uma bola de sorvete de baunilha, criando uma experiência sensorial diferente.
Gostou da dica? Confira abaixo a receita completa e saboreie com quem ama.
Crumble de Maçã
Ingredientes:
Para a massa:
200 g de Biscoito Maizena Piraquê triturado
150 g de manteiga em temperatura ambiente
1 colher de (chá) de canela em pó
Para o recheio:
1 colher (sopa) de amido de milho
Suco de 1 limão
5 maçãs sem casca, cortadas em cubos médios
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
Para o crumble:
100 g de Biscoito Maizena Piraquê
50 g de açúcar
100 g de manteiga fria cortada em cubos
50 g de amêndoas cruas picadas grosseiramente
Modo de Preparo
Para a massa:
– Em um recipiente, misture o biscoito, a manteiga e a canela até obter uma massa úmida.
– Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda, de fundo removível, de 22,5 cm de diâmetro e refrigere.
Para o recheio:
– Dissolva o amido em 3/4 de xícara (chá) de água e limão.
– Em uma panela, leve os demais ingredientes para cozinhar, junto com o amido diluído por cerca de 10 minutos. Espere esfriar por completo.
Para o crumble:
– Reserve 5 biscoitos e pique grosseiramente. O restante processe até formar uma farinha grossa.
– Misture a farinha de biscoito e o açúcar em uma tigela. Acrescente a manteiga e misture com as mãos até obter uma massa arenosa. Coloque as amêndoas e o restante do biscoito.
Para a montagem:
– Com a base fria, recheie a torta com o recheio já frio e cubra com a farofa.
– Asse a 180 °C por cerca de 25 minutos até que o crumble fique crocante.
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 60 minutos
Receitas
Pizza de Damasco com Gorgonzola é sugestão do Chef Gino Contin para um jantar exótico

Para quem adora pizza e quer experimentar novas versões, o Chef Gino Contin criou uma Napolitana agridoce que combina o sabor sofisticado do damasco hidratado no vinho branco com os sabores intensos do gorgonzola ou parmesão.
Para deixar sua criação ainda mais gostosa, o chef acrescentou uma camada de cream cheese e finalizou com um toque de mel depois que a pizza saiu do forno para ressaltar o contraste entre o doce e salgado.
Se quiser preparar a pizza em casa é só acompanhar o passo a passo no vídeo https://www.instagram.com/tv/
MASSA DE PIZZA DE LONGA FERMENTAÇÃO
Ingredientes:
1kg de farinha de trigo, de preferência italiana 00
600ml de água
3g de fermento seco
30g de sal
Semolina ou fubá para abrir a massa
Modo de preparo:
Massa: Separe um pouco da água para dissolver o sal. Coloque o restante da água numa tigela e acrescente os ingredientes secos aos poucos. Quando chegar na metade dos ingredientes, coloque a água com sal e depois o restante da farinha. Sove a massa e deixe descansar em recipiente fechado por 12h. Caso queira fazer longa fermentação, deixe por mais 12 horas na geladeira. Divida a massa fermentada em quatro partes e boleie. Polvilhe uma superfície com semolina ou fubá e abra uma das partes da massa com as mãos marcando a borda da pizza com os dedos. Coloque em uma forma de pizza e leve para assar em forno alto por 10 a 12 minutos.
PIZZA DE DAMASCO COM GORGONZOLA
Ingredientes para uma pizza de 35cm:
- 350 g de massa de longa fermentação para pizza napolitana
- 255 g de cream cheese
- 150 g de damasco
- 80 g de parmesão ou gorgonzola
- Mel a gosto
Montagem:
Abra uma massa napolitana de 350g no formato redondo de 35 cm, e caso for usar um forno convencional em casa, coloque a massa em uma forma para pizza. Para que a pizza fique mais harmoniosa corte os damascos ao meio e hidrate-os com suco de uva branco ou vinho branco para que não queimem no forno. Esse processo se feito no dia anterior é melhor. Coloque sobre a massa o cream cheese de uma maneira que cubra toda a superfície, o damasco sobre o cream cheese e finalize colocando gorgonzola esmiuçado ou parmesão ralado; leve ao forno alto até dourar. Tire do forno e aplique uma fina camada de mel sobre a pizza.
SOBRE O MAVERICK
Em 5 de novembro de 2002 o Maverick Thematic Music Bar abriu as portas na cidade de Limeira, no interior de São Paulo. Naquela época o lugar era um dos poucos bares temáticos do Brasil e um dos primeiros do interior paulista a seguir essa tendência americana, com sua decoração com memoromobília sobre carros antigos e música de qualidade, reunindo o melhor das décadas de 50 a 70.
Não demorou muito para o bar se tornar um point para os amantes de carros antigos que faziam seus encontros e expunham suas máquinas no local. Com o passar do tempo o Maverick também conquistou os fanáticos por motos, principalmente o HOG Harley Owners Group que começou fazer seus passeios anuais rumo ao Mav.
O combustível do Maverick sempre foi o Classic Rock. Desde sua abertura, a casa conta com uma programação de shows prestigiando as melhores bandas do interior paulista, reunindo vários estilos autorais e famosas bandas cover, mantendo essa tradição até os dias de hoje.
Em relação à gastronomia, a casa começou oferecendo comidas de boteco e uma farta carta de cervejas importadas que eram raridade na época e. ao longo desses anos, o Mav se tonou uma das mais conceituadas pizzarias napolitanas do Brasil comanda pelo chef Gino Contin Júnior, seu fundador que também implementou no lugar uma adega especializada em rótulos brasileiros e de vinhos fora do mainstream.
Hoje, o Maverick consolidou sua vocação como centro etílico, gastronômico e cultural, promovendo também cursos de pizzas napolitanas com o intuito de ampliar o conhecimento das pessoas sobre essa cultura, atendendo alunos de todo o país e marcando presença nas redes sociais com várias receitas autorais criadas pelo Gino.
O slogan escolhido para a comemoração dos 18 anos é “Just Go” “apenas vá”, uma alusão à liberdade e uma correlação com a própria palavra Maverick, que vem do inglês usado no sudoeste dos EUA (Texas, Arizona, etc.), e representa um novilho ou bezerro que se recusa a ser marcado a ferro, selvagem ou sem dono. Assim é o Mav, sinônimo de liberdade, aventura e rebeldia.
-
Notícias3 dias atrás
Dia Mundial da Voz
-
Saúde2 dias atrás
Bahia prorroga toque de recolher e restrição a atividade não essencial
-
Lançamento3 dias atrás
Andy Keels solidifica carreira solo com EP “Fifteen Years”
-
Lançamento1 dia atrás
Depois de Lexa e Pedro Sampaio, Gian lança seu primeiro single com clipe