Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Economista alerta para possíveis cenários das projeções econômicas – Gazeta24h

Publicado

em

Por

economic-1050731_1280

Para o especialista em macroeconomia, Wagner Moraes, os números indicam que o BC terá que manter uma política monetária restritiva, o que pode afetar o ritmo de recuperação da economia.

O Relatório Focus do Banco Central recentemente mostrou que o mercado financeiro espera um crescimento econômico de 2,89% em 2023, um pouco abaixo da meta oficial de 3%. No entanto, as projeções de inflação para 2023 e 2024 são preocupantes, pois indicam que o índice de preços ao consumidor (IPCA) ficará acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Ainda segundo o relatório, a inflação esperada para 2023 é de 4,86%, o que significa que o IPCA pode chegar a 6,36%, acima do limite máximo de 5,5%. “No entanto, as projeções de inflação para 2023 e 2024 são preocupantes, pois indicam que o índice de preços ao consumidor (IPCA) ficará acima do teto da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)”, indica o economista Wagner Moraes.

Para o economista, um crescimento no PIB na casa de 2,89%, mostrando possibilidade de maior crescimento ainda para este ano, é um cenário ligeiramente mais animador. “O grande contraponto está na inflação, que ainda está com projeção acima do PIB. Se abatermos a taxa projetada para o IPCA de 4,86% equivale a afirmarmos que teremos um crescimento econômico negativo, ou seja, teremos retração econômica de 1,88%. Uma inflação elevada tira o espaço para uma redução mais acentuada nos juros, o que poderia elevar as expectativas de crescimento do PIB. Ou seja, isso significa que o poder de compra dos brasileiros será reduzido, pois os preços dos bens e serviços aumentam mais do que a oferta e crescimento da renda. Além disso, a inflação elevada pode gerar incertezas e desconfiança nos agentes econômicos, afetando as decisões de consumo, investimento e poupança”, ressalta Wagner.

– Continua após publicidade –

Para 2024, a expectativa é de uma inflação de 3,86%, um ponto percentual abaixo do projetado para esse ano, também com um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Nesse caso, o IPCA poderia alcançar 5,36%, ultrapassando o teto de 4,5%. O especialista destaca ainda que essas projeções indicam que o Banco Central terá que manter uma política monetária restritiva, administrando bem a taxa básica de juros (Selic) para conter as pressões inflacionárias. Isso pode afetar negativamente o ritmo de recuperação da economia brasileira, que já enfrenta diversos desafios estruturais e conjunturais. “O Boletim Focus é uma ferramenta importante para empresas em reestruturação e recuperação, pois permite acompanhar as expectativas do mercado e planejar suas ações com base em cenários futuros”, diz.

Wagner pontua que as informações do relatório são importantes para avaliar o impacto das políticas econômicas na atividade produtiva, no custo de capital, na demanda por bens e serviços e na solvência das empresas. Além disso, também pode auxiliar na elaboração de projeções financeiras, orçamentos, planos de negócios e estratégias de recuperação judicial ou extrajudicial”, finaliza.

Música autoral niteroiense floresce com o novo EP “A Semente”, da banda Sta Planta Leia Mais

Música autoral niteroiense floresce com o novo EP “A Semente”, da banda Sta Planta

divulgação - Leia Mais

Papai Noel chega ao Shopping Jardim Oriente neste sábado (8/11)

Titan Leia Mais

Durabilidade dos pneus é decisivo para eficiência do transporte de cargas

divulgação Leia Mais

Beti Rozen será uma das representantes da literatura brasileira na 7ª edição do Focus Brasil

Frigelar Leia Mais

As cidades mais quentes do Brasil: calor impulsiona demanda por climatização

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.