Conecte-se conosco

Negócios

eCOMEX NSI anuncia Comex Ventures, programa de inovação e intraempreendedorismo

Pautado na Matriz da Ambição da Inovação, o Comex Ventures – Building Edition levanta ideias disruptivas às operações de Comércio Exterior

Publicado

em

eCOMEX NSI anuncia Comex Ventures, programa de inovação e intraempreendedorismo

Buscando incentivar e alavancar o processo de inovação e intraempreendedorismo, a eCOMEX NSI, especializada em transformação digital da área de Comex dos clientes, estrutura o programa Comex Ventures edição Building, iniciativa conectada com o programa de inovação que a companhia se propõe a entregar para seus clientes. Esta edição é aberta a todos os colaboradores da empresa, independentemente da área de atuação, e os participantes que tiverem os projetos selecionados ganharão um prêmio em dinheiro, destaque no processo criativo, de desenvolvimento e divulgação para o mercado.

O framework de inovação utilizado pela eCOMEX NSI, a Matriz da Ambição da Inovação, considera a inovação em todos os aspectos: core, adjacente e transformacional. Enquanto a categoria “core” foca no produto atual ofertado pela companhia, a “adjacente” é a responsável por complementar o portfólio de soluções que já existe com novas funcionalidades e produtos, mas de forma criativa e inovadora. Já a “transformacional” apresenta mudanças inesperadas ao mercado e engloba, ainda, as inovações disruptivas, aquelas que têm potencial para modificar o mercado e reconfigurar suas dinâmicas. “O Comex Ventures, nesta edição que chamamos de ’Building Edition’, tem o objetivo dar a oportunidade para que todos os colaboradores possam participar do processo criativo de inovação utilizando o viés do intraempreendedorismo como mote principal”, explica André Barros, CEO da eCOMEX NSI, principal incentivador do programa e membro de seu comitê avaliador.

Na prática, a empresa busca ideias inovadoras voltadas à tecnologia aplicada no Comércio Exterior, que agreguem valor ao portfólio de produtos e aumentem o valor agregado percebido pelos clientes. Até o momento, o programa teve a primeira etapa concluída com 34 ideias propostas, sendo que 6 delas foram selecionadas para a etapa final.

Barros pontua que “a eCOMEX NSI incentiva muito o colaborador a expor suas ideias. Considerando as modernizações e simplificações por parte do Governo, notamos que este é um cenário propício para inovações e as empresas de tecnologia têm que ser protagonistas nessa transformação. O processo de inovação não é simples, mas as 6 ideias classificadas para a etapa final do programa são incríveis, tem originalidade e aplicabilidade”. O CEO complementa que a cultura da companhia tem o empreendedorismo no DNA e que o processo de transformação cultural está em constante evolução.

Já Nathalia Amorim, Especialista de Comércio Exterior da eCOMEX NSI e membro do comitê avaliador do Comex Ventures, ressalta a importância de expor toda a companhia aos processos de inovação de produtos, para que o reflexo seja sentido no ambiente externo. “Estamos muito dedicados nesse tema e esperamos, principalmente, disseminar esse mindset de dentro para fora. É um processo empolgante, porque vemos colaboradores animados em participar e estamos conseguindo dar o nosso recado”, comenta a executiva que também destaca que este programa não é uma competição, ou seja, todas as ideias que passarem da etapa final poderão ser desenvolvidas pela companhia.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *