Movida pelo objetivo de orientar suas ações operacionais com foco nas demandas identificadas pelas coordenações que a compõem, a Diretoria de Ordem Pública (Dirop) tem se dedicado ao planejamento de novos projetos. Vinculada à Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), o órgão tem a finalidade de disciplinar o fornecimento de importantes serviços públicos à população, e entre as suas atribuições está o planejamento, administração e fiscalização do comércio em vias públicas. Além disso, a diretoria também é responsável por conceber e executar ações voltadas à manutenção da ordem pública local.
A Dirop é formada por quatro coordenações: a de ambulantes e baianas de acarajé; de vigilância administrativa; de cemitérios; e a de mercados e feiras. A direção do órgão, explica que planeja, em breve, realizar novo cadastramento para os ambulantes e baianas de acarajé. De acordo com o órgão, atualmente a coordenação que mais tem demandado atenção é a de ambulantes.
A equipe técnica do setor tem visitado todos os mercados e feiras do município, que são um total de sete, igual número de cemitérios, ambos tipos de equipamentos estão distribuídos entre sede e costa. Segundo o responsável pela Dirop, Namuciés de Souza, “as inspeções e visitas às estruturas públicas que ficam sob a nossa gestão são essenciais para conhecer de perto as demandas, e assim prover o relatório de informações necessárias a cada uma dessas áreas, e dessa forma adotar medidas e realizar ações que, de fato, atendam às necessidades do público que atendemos e à população como um todo”, explicou ao acrescentar que, “a atuação da nossa pasta impacta diretamente na vida dos cidadãos”, finalizou.
Foto: Tiago Pacheco