Home Entretenimento Leitura Direitos Humanos e Doutrina Social da Igreja é tema de novo lançamento da PAULUS Editora
Leitura

Direitos Humanos e Doutrina Social da Igreja é tema de novo lançamento da PAULUS Editora

Envie
Default Featured Image
Envie

[ad_1]

Publicado pela PAULUS Editora e parte da coleção “Ministérios”, o livro “Direitos Humanos e Doutrina Social da Igreja: Da globalização da indiferença à globalização da sociedade”, organizado por Rosana Manzini e Ronaldo Zacharias, convida o leitor a refletir sobre os diversos elementos globais que violam os Direitos Humanos e o próprio direito de viver dos seres humanos.

De acordo com esta publicação, embora sejam reconhecidos e assegurados por leis e acordos nacionais e internacionais, é visível que no contexto atual, direitos considerados básicos têm sidos violados e negados a boa parte das pessoas e da humanidade e a sociedade mostra-se indiferente a isso. Neste caminho, as primeiras reflexões desta obra compartilham o pensamento do Papa Francisco em seu discurso na Ilha de Lampedusa, no inicio de seu pontificado sobre o tema.

“Onde está o teu irmão? Também hoje nos assoma intensamente esta pergunta: Quem é o responsável pelo sangue destes irmãos e irmãs? Ninguém! Todos nós respondemos assim: não sou eu, não tenho nada a ver com isso; serão outros, eu não certamente. Mas Deus pergunta a cada um de nós: ‘Onde está o sangue do teu irmão que clama até mim? Hoje ninguém no mundo se sente responsável por isso; perdemos o sentido da responsabilidade fraterna”, relata o Santo Padre.

Segundo o Papa Francisco, neste mundo da globalização, as pessoas caem na globalização da indiferença. “Habituamo-nos ao sofrimento do outro, não nos diz respeito, não nos interessa, não é responsabilidade nossa”, relata.  O tema da indiferença aos problemas alheios se torna algo cada vez mais comum na sociedade contemporânea.

Por esta razão, as reflexões presentes neste livro desejam refazer o caminho de temas importantes e presentes na sociedade. O conteúdo reúne considerações de grandes especialistas e pensadores dos Direitos Humanos que visam fazer ecoar a urgente necessidade de se repensar a humanização e um modo mais solidário de viver em sociedade. Nessa busca da humanização, a Doutrina Social da Igreja também aponta alguns pontos de referência para refletir ações que levem a uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária para todos, partindo da defesa e promoção da dignidade humana, a partir do qual, segundo a obra, se articularão os demais valores e princípios.

O livro está dividido em sete capítulos com os seguintes temas e respectivos autores: “Direitos Humanos: Alternativa humana diante da globalização da indiferença?”, autoria Cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga; “Direitos Humanos e Magistérios Pontifício”, texto de Gustavo Irrazábal; “Doutrina Social da Igreja, dignidade humana e libertação das injustiças”, por Maria Isabel Gil Espinosa; “Teologia da libertação e a necessidade de novos Direitos Humanos”, autor Ney de Souza; “Igreja e Direitos Humanos na América Latina – Maria Luisa Aspe Armella; “ Direitos Humanos no Brasil: Promoção humana e defesa da cidadania”, autora Clélia Peretti e, por fim, o tema “Unidade da indiferença nas relações de trabalho:  A chave hermenêutica de Francisco”, por Emilce Cuda.

Em cada texto, os autores partem da defesa da dignidade humana e de seus direitos como caminho concreto para humanização, tendo como base a ideia de que Deus criou homem e mulher à sua imagem e semelhança, portanto, enfatizam que o homem é de Deus, assim nada pode atentar contra a sua vida que é dom concedido pelo próprio criador.  Entre outras citações da obra aparecem os temas: “direito” ao aborto terapêutico, atos terroristas, guerras no mundo, “direito” a morte digna, globalização da solidariedade, ecologia, indiferença, Direitos Internacional Humanitário (DIH), entre outros.

Nesta perspectiva, a reflexão central desta obra afirma que os Direitos Humanos se ordenam à concepção do bem-comum.  Para os organizadores, os Direitos Humanos são sim, uma alternativa para a indiferença existente em todo o mundo.

Ficha Técnica
Título: Direitos Humanos e Doutrina Social da Igreja
Autor (a): Rosana Manzini / Ronaldo Zacharias / (orgs.)
Coleção: Ministérios
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 336
Área de interesse: Teologia

*Todos os artigos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não expressam a linha editorial do portal e de seus editores.

Compartilhe com seus amigos

[ad_2]

Do Combate à Desinformação à Regulação das Plataformas Digitais

Do Combate à Desinformação à Regulação das Plataformas Digitais

Leia Mais
Júnior Rostirola conquista o público infantil na Bienal do Livro do Rio com lançamentos cheios de aventura, fé e diversão

Júnior Rostirola conquista o público infantil na Bienal do Livro do Rio com lançamentos cheios de aventura, fé e diversão

Leia Mais
Junior Rostirola relança “Encontrei um Pai” em edição especial e reforça mensagem sobre paternidade e propósito

Junior Rostirola relança “Encontrei um Pai” em edição especial e reforça mensagem sobre paternidade e propósito

Leia Mais
Obra inédita do advogado Daniel H. C. Alvarenga faz uma análise do marco regulatório do Open Finance financeiros no Brasil

Obra inédita do advogado Daniel H. C. Alvarenga faz uma análise do marco regulatório do Open Finance financeiros no Brasil

Leia Mais
Livros que inspiram a consciência ecológica infantil

Livros que inspiram a consciência ecológica infantil

Leia Mais
Envie