Home Dicas Dicas para introduzir um novo animal de estimação em uma casa com outros animais
DicasEstilo e VidaPET

Dicas para introduzir um novo animal de estimação em uma casa com outros animais

Envie
Pexels Cottonbro Studio 6853515
Envie

A presença de animais em casa é a melhor forma de mudar o astral da residência, já que eles trazem muita alegria e companheirismo aos moradores. Porém, introduzir um novo animal em uma casa que já tem outro pet pode ser um desafio, já que é normal que eles apresentem alguns conflitos em um primeiro momento.

Por exemplo, se você está trazendo um novo gato para uma casa que já tenha um gato, saiba que o espaço individual é algo muito importante para ambos. Além de cada um ter a sua própria caixinha de areia, comedouro e bebedouro, eles devem ser mantidos separados por algum tempo, até que se acostumem com a presença um do outro. Neste texto, conheça algumas dicas valiosas de como fazer essa introdução da forma correta.

Introdução deve acontecer gradualmente

Ao trazer um novo animal para casa, a dica mais importante para evitar conflitos com os outros animais da casa é fazer com que essa introdução aconteça gradualmente. Cada animal tem sua própria personalidade e necessidades, de modo que é fundamental saber respeitar o tempo de adaptação de cada um.

A princípio, permita que eles sintam o cheiro um do outro, o que será o primeiro para se familiarizar com a nova presença. Nesse momento, não deixe que eles fiquem juntos. Separe um espaço da casa para o novo pet, de modo que ele se sinta mais seguro e confortável.

Ao longo dos dias, promova alguns encontros entre os animais, mas atenção: essas interações devem ser sempre supervisionadas pelo dono, que deve intervir caso note algum comportamento agressivo por parte de um ou ambos os animais. Com o passar do tempo, aumente o tempo de duração dessas interações, de modo que eles se acostumem cada vez mais um com o outro.

Crie um ambiente positivo

A criação de um ambiente que reforce comportamentos amigáveis também é uma estratégia valiosa para essa adaptação. Isso é feito com o tutor oferecendo recompensas e elogios para quando os animais realizarem uma interação calma e pacífica. Para isso, você pode dar algum petisco para ambos ou fazer um carinho, além de dar o elogio verbal.

Também é interessante proporcionar atividades e brinquedos próprios para cada animal, de modo que eles se distraiam e gastem energia de maneira saudável. Pode ser um osso ou uma bolinha de borracha para cães, ou arranhadores ou bichos de pelúcia para os gatos.

Importância dos espaços individuais

O intuito, claro, é que os animais possam viver pacificamente em todos os ambientes da casa. Entretanto, nas primeiras semanas, o tutor deve entender que é importante que cada pet tenha o seu espaço individual para que eles tenham momentos de tranquilidade, evitando conflitos. Com paciência e amor, é possível estabelecer uma convivência harmoniosa entre eles.

Fique atento aos sinais positivos da boa convivência

Também é muito importante ficar atento aos sinais de que a boa convivência entre os animais está acontecendo e que eles estão evoluindo. Um dos sinais mais claros disso é se os animais se aproximam uns dos outros sem demonstrar medo ou agressividade, o que mostra que eles estão mais confortáveis de estar na presença do outro.

Se eles estiverem compartilhando os brinquedos e os seus espaços individuais sem causar conflitos, também é um ótimo sinal de que a relação entre eles está melhorando. O mesmo vale se você perceber que eles se acalmam mais rapidamente após as interações, o que também é um indicativo de que eles estão mais confiantes e seguros.

Tenha paciência

Por fim, a chave para todo esse processo de adaptação é ter paciência. O convívio entre os animais não pode ser forçado e nem apressado, uma vez que fazer isso apenas deixará os animais tensos, agressivos e estressados. Não separar os espaços também é um erro que não se pode cometer, pois isso promove conflitos territoriais e cria inimizade entre eles.

Inscreva-se para receber notícias sobre Dicas

Envie

RBN Stories