Descubra as espécies de pássaros que você pode ter em casa

Aves encantam pela praticidade nos cuidados, e são opção para pessoas com alergia a pelos de outros animais

Escolher um animal de estimação é uma decisão que envolve muita responsabilidade. Afinal, é necessário arcar com os cuidados que o bicho precisa, dispondo de tempo para a limpeza e lazer do pet, além de ter recursos financeiros para cuidar da alimentação e da saúde do animal, tanto na prevenção quanto no tratamento de eventuais doenças.

 

Para quem tem restrições de espaço ou até mesmo tem alergia a animais como cães e gatos, uma ave pode ser uma boa opção para fazer companhia no dia a dia. Além do canto de algumas espécies, que costuma alegrar o ambiente, as aves podem criar vínculos com os moradores da casa, independentemente da idade.

 

Conheça algumas espécies que você pode criar em casa.

 

Calopsita

 

Um animal propriamente doméstico, a calopsita já se adaptou muito bem aos lares dos brasileiros. Considerada dócil e calma, ela consegue criar vínculos com seres humanos e outras aves, podendo ser uma excelente companhia para grandes famílias ou para quem mora sozinho. A única dúvida sobre ela é escolher nomes para calopsita.

 

Durante a fase jovem, ela gosta de brincar, o que pode incluir algumas raras bicadas. Mas isso não quer dizer que ela seja agressiva, e sim que precisa de mais atenção. Além disso, ela costuma ser particularmente fiel ao tutor, protegendo e pedindo carinho para quem cuida.

 

Papagaio

 

Os papagaios são animais silvestres que exigem uma autorização especial. A espécie mais tradicional no Brasil é conhecida como Papagaio Verdadeiro, com uma coloração predominantemente verde, com penas amarelas e vermelhas.

 

São aves alegres, brincalhonas e cheias de energia, precisando de poleiros para se movimentar e que conseguem aprender a repetir diversas palavras e músicas. Sua expectativa de vida é de até 80 anos.

 

Periquito

 

Outra ave doméstica bastante comum, o periquito é uma ave pequena e de grande variedade nas suas cores. Sociáveis, calorosos e curiosos, eles gostam de companhia, seja de outras aves ou dos seres humanos. O periquito costuma se dar bem com crianças, gostando de brincadeiras.

 

Canário belga

 

O canário belga encanta pelo seu tom amarelo vivo e seu canto. Para quem gosta de ouvir o barulho de pássaros, ele é uma excelente opção de companhia. Fáceis de se adaptar a diferentes ambientes, eles podem ficar em gaiolas dentro de casa ou em grandes aviários. Não precisa de muita atenção, mas costuma se apegar aos seres humanos, chegando a cantar para recebê-los.

Amanda Mathias
Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.