Conecte-se conosco

Gastronomia

Dia Mundial do Chocolate 07/07

Publicado

em

Especialistas apontam seus benefícios

O chocolate já foi muitas vezes a salvação para aqueles momentos de necessidade de um doce porém também desperta um inquietação em relação ao aumento de peso ou o mito que ele deriva a acne.
Mito? Sim, isso mesmo! A Chef e Chocolatier Mirian Rocha explica que a acne está relacionada a desequilíbrio hormonal. Vai depender do chocolate que consumir pois alguns mais comuns possuem alto nível de açúcar o que pode piorar a acne mas garante que o chocolate de origem não causa!

Mirian ainda compartilhou que além do prazer que ele proporciona ao ser ingerido, o chocolate também te deixa mais feliz, aumenta seu tempo de vida, turbina os músculos, diminui o estresse, desperta a sua inteligência e criatividade.

A infectologista Dra. Flavia Velger Cohen, fala que chocolate pode ser um grandíssimo aliado também no aumento da imunidade, mas atenção que não é qualquer tipo.

“Na verdade, não é qualquer chocolate que é bom pra aumentar a imunidade, e temos que nos atentar a isso. Precisamos buscar aqueles com maior concentração de cacau, pois ele é o grande protagonista contendo vários compostos de citocinas, flavonoides e polifenóis que tem capacidade antioxidante, e anti-inflamatória.”

A medica também diz que os compostos do chocolate ajudam a promover a saúde cardiovascular, auxiliando no controle da pressão arterial e do colesterol.

“O consumo de cacau melhora nosso humor e a noite nos ajuda a ter um sono mais tranquilo.”

A nutricionista da Clinica FVC, Samara Plentz, diz que para identificar os chocolates com propriedades funcionais é importante aprender a ler os rótulos dos chocolates.

“Geralmente os mais indicados são os acima de 70% de cacau pela alta concentração de flavonóides, sem maltodextrina, sem gordura hidrogenada ou leite.”

Samara explica que, se consumido com moderação, o chocolate com alta concentração de cacau pode ser benéfico ao emagrecimento.

“Isso acontece porque ele é considerado um potente anti-oxidante pela alta concentração de compostos fenólicos como procianidinas e epicatequinas. Ele pode entrar na dieta em quantidades que variam geralmente entre 10 a 40g ao dia, dependendo das necessidades nutricionais do indivíduo, sendo na forma in natura ou em bombons, derretido com frutas ou pasta de oleaginosas, O chocolate com concentração acima de 70% é rico em potássio, zinco, selênio e magnesio e vitamina E, micronutrientes muito importantes para o funcionamento do nosso organismo.”

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA