Home Estados Bahia Dia Mundial da Alimentação: programa de segurança alimentar da Prefeitura beneficia a população de Lauro de Freitas
Bahia

Dia Mundial da Alimentação: programa de segurança alimentar da Prefeitura beneficia a população de Lauro de Freitas

Envie
Default Featured Image
Envie

Neste sábado (16), dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas realizou um balanço das ações já realizadas pela gestão para garantir a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade social ou de baixa renda. Em apenas um equipamento da rede, o Restaurante Popular, mais de seis milhões e oitocentas mil refeições já foram servidas desde a sua inauguração, a preços populares.

Além do Restaurante Popular, localizado no Centro, com capacidade para servir três mil refeições por dia a um preço de R$ 2, o município conta ainda com outros equipamentos voltados à garantia da segurança alimentar, como a Cozinha Comunitária da Itinga, onde já foram servidos, desde a sua inauguração, em março de 2018, até setembro deste ano, mais de 25.700 cafés da manhã, 144.157 almoços e cerca de 97 mil pratos de sopa. Todas estas refeições a preços populares.

A rede de segurança alimentar de Lauro de Freitas, conta ainda com o banco de alimentos, localizado no Centro, próximo ao Restaurante Popular. Juntamente com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o equipamento já distribuiu mais de mil toneladas de alimentos, parte deles recebidos como doação da população e de empresas. As doações ao Banco, de quaisquer tipos de alimentos, podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Desde o início da pandemia do coronavírus, que afetou negativamente a renda das famílias, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura também já distribuiu quase 5 mil cestas de alimentos para as famílias atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, e para outros públicos diretamente afetados pela pandemia, como motoristas de transporte escolar e ambulantes, entre outros.

Para o Secretário Tito Coelho, titular da Semdesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania), enaltecer o dia da alimentação é de fundamental importância. “Principalmente para a nossa cidade que tem sido referência em segurança alimentar para diversos municípios baianos. Os nossos equipamentos têm garantido, além de bons atendimentos e alimentação qualificada, inclusão para pessoas em vulnerabilidade social. O desafio de potencializar a nossa rede é diário, mas através de muito trabalho, a nossa gestão tem conseguido implementar políticas que promovam de forma consistente resultados satisfatórios em cada equipamento”, avaliou.

Alimentação de estudantes

A administração municipal também está atuando para garantir a alimentação dos estudantes da rede municipal de ensino, que com as aulas presenciais suspensas não estão contando com a merenda escolar, que em grande parte dos casos é a refeição dos alunos. Desde o início da pandemia, a Prefeitura está entregando kits alimentação em substituição à merenda escolar aos mais de 28 mil alunos matriculados. Mais de 364 mil kits já foram distribuídos.

Jornalista: Rodrigo Castro

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Preta Gil será homenageada pelo Grupo Gay da Bahia com prêmio In memoriam

Leia Mais
Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Fé em Xeque: Brasil e EUA na Encruzilhada da Liberdade Religiosa

Leia Mais
Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Despertar do Brasil: Manifestação pelo Futuro do País

Leia Mais
Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Envie