Home Notícias Educação Dia dos Professores: confira os sete cursos gratuitos mais acessados pelos docentes
Educação

Dia dos Professores: confira os sete cursos gratuitos mais acessados pelos docentes

Envie
Default Featured Image
Envie

Uma das principais preocupações dos docentes é investir na formação continuada para garantir mais qualidade de ensino para seus estudantes. No Dia dos Professores, 15 de outubro, o Polo selecionou os sete cursos mais acessados por quem tem como ofício ensinar. Os percursos formativos preferidos são relacionados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mediação de leitura e letramento matemático.

Lançado em 2019 pelo Itaú Social, o Polo conta com mais de 100 mil inscritos em sua plataforma e os professores representam 40% dos cadastros. Destes, 38% são docentes de escolas públicas. As formações são desenvolvidas em parceria com instituições de referência na área de educação, oferecidas gratuitamente e certificadas.

“A frequência dos professores de escolas públicas brasileiras no Polo mostra o quanto os docentes estão dedicados em se aperfeiçoar e entregar o melhor para suas turmas. Ao analisar os cursos mais procurados, nota-se uma preocupação de terem suas práticas alinhadas às diretrizes gerais da educação brasileira, em incentivar a leitura na primeira infância para o desenvolvimento integral dos indivíduos e em trazer abordagens mais criativas para o ensino da matemática”, explica a coordenadora de Formação do Itaú Social, Claudia Sintoni.

Conheça os sete cursos mais acessados

  1. Experiência e protagonismo: a BNCC na Educação Infantil: com o objetivo de auxiliar na atualização das concepções e práticas da Educação Infantil alinhadas com a BNCC , o curso tem carga horária de 20 horas e foi desenvolvido em parceria com o Avante.
  2. Infâncias e leituras: realizado em parceria com o Laboratório Emília de Formação, este curso de mediação de leitura propõe incentivar práticas de leituras do adulto para e com a criança, como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância. A carga horária é de 20 horas.
  3. Letramento matemático na educação infantil: busca apoiar os professores no planejamento de atividades pedagógicas significativas da matemática para crianças, considerando os campos de experiência da BNCC. Desenvolvido em parceria com a Nova Escola, tem duração de 10 horas.
  4. Leitura para bebês: visa compreender os benefícios da leitura na primeira infância. O curso aborda como os bebês podem se apropriar do universo literário no dia a dia da educação infantil. A formação tem duração de 10 horas, desenvolvida em parceria com a Nova Escola.
  5. Ensino híbrido na prática para docentes: tem por objetivo apresentar técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam a atuação remota e presencial, maneiras de utilizar o ensino híbrido para otimizar o planejamento da educação, além de apoiar na construção de um novo modelo escolar. A carga horária é de 20 horas e foi desenvolvido em parceria com a Sincroniza Educação.
  6. Conhecendo as Mentalidades Matemáticas: aborda a matemática na sala de aula de uma forma criativa, aguçando a curiosidade e o interesse dos estudantes. O curso, que tem duração de duas horas e foi desenvolvido em parceria com o Instituto Sidarta, mostra como fazer uma abordagem da disciplina que vá além de procedimentos fechados e fórmulas que não se relacionam com a vida.
  7. Geometria e o letramento matemático: oferece um aprimoramento da didática sobre os fundamentos e conceitos básicos da geometria, propriedades das figuras planas e tridimensionais e conceitos de simetria e ângulos. A formação tem duração de 30 horas e foi desenvolvida em parceria com o Instituto Singularidades.

Ferramenta auxilia na volta às aulas

Com o retorno presencial obrigatório das redes de ensino, profissionais de educação precisam de estratégias para a recuperação das aprendizagens.. Para apoiar neste desafio, o Polo, em parceria com o Instituto Reúna, oferece o percurso formativo Mapas de Foco da BNCC.

A ferramenta foi criada com foco no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, e busca identificar as aprendizagens e habilidades prioritárias para a criança neste cenário de volta às aulas presenciais. O percurso conta com sete oportunidades formativas e podem ser acessadas também por dirigentes municipais, gestores escolares e técnicos de secretarias.

Olimpíada entre professores de matemática premia com viagem à China

Olimpíada entre professores de matemática premia com viagem à China

Leia Mais
Torneio de robótica classifica estudantes para competição mundial

Torneio de robótica classifica estudantes para competição mundial

Leia Mais
Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis

Espelhos das redações do Enem 2024 já estão disponíveis

Leia Mais
Falta de acesso a creches e escolas impacta mulheres de favelas

Falta de acesso a creches e escolas impacta mulheres de favelas

Leia Mais
Prêmio Educador Nota 10 recebe inscrições de todo o país

Prêmio Educador Nota 10 recebe inscrições de todo o país

Leia Mais
Envie