O evento gratuito, realizado em São José dos Campos, é vitrine de boas práticas pelo professorado de todas as regiões do Brasil
Em 15 de outubro celebramos o Dia do Professor, data que reconhece uma profissão de imenso valor para a sociedade. É o professor quem forma indivíduos em múltiplas dimensões e, por isso, merece respeito, admiração e reconhecimento contínuos. Mais que homenagem, a data convida à reflexão sobre nosso compromisso com a educação e com quem a protagoniza diariamente.
Essa reflexão e reconhecimento se manifestam igualmente no Congresso INVOZ de Educação – evento gratuito realizado em São José dos Campos, que se consolidou como vitrine de boas práticas de docentes de todas as regiões do Brasil. A Associação INVOZ – Integrando Vozes para o Futuro, fundada por Ozires Silva, criador da Embraer, tem na educação um de seus pilares. Ozires sempre defendeu que somente a educação transforma a sociedade e o país, propósito que norteia as ações do INVOZ.
Acreditando nessa força transformadora, o INVOZ já se prepara para o “VI Congresso INVOZ de Educação 2026”, com inscrições abertas para projetos de alunos e professores de escolas públicas. Para marcar o Dia do Professor, três educadores vencedores do V Congresso (2024) relatam o impacto da iniciativa.
Flávia de Oliveira Nogueira, professora do Fundamental II da escola Áurea Cantinho Rodrigues (São José dos Campos), participou com o projeto Estação do Conhecimento. Ela leciona Matemática há oito anos.
“O congresso é uma forma de reconhecer o trabalho e dar visibilidade ao que o professor faz em sala de aula. Como participante me senti valorizada ao ser premiada. Que a gente possa incentivar outros professores a participarem do congresso ou até mesmo replicar em sala de aula o que é apresentado no evento. Sem contar que eu me senti incentivada em poder cada vez mais ajudar os alunos. Eu acredito no poder transformador que a educação tem na vida das pessoas”, contou Flávia.
Outro participante, Paulo Rodrigues Junior, com 14 anos de atuação, é professor GP especialista em deficiência visual. Em São José dos Campos, atua na assessoria às equipes gestoras no processo de inclusão de crianças da Educação Infantil, na área da Educação Especial. Participou com o projeto Estudantes Cegos.
“O congresso valoriza práticas educacionais inovadoras, promove o reconhecimento de professores, escolas e estudantes e cria um espaço de troca de experiências e difusão de boas práticas que fortalecem a educação pública e inclusiva no Brasil. Participar oferece visibilidade a projetos educacionais, possibilita formação continuada e difusão que fortalece o protagonismo de educadores e estudantes em nível nacional. Ser premiado foi um reconhecimento público do impacto e inovação do meu trabalho educativo desenvolvido na rede de São José dos Campos, trazendo visibilidade profissional, valorização do esforço pedagógico e a oportunidade de inspirar outras escolas e educadores em práticas inclusivas”, pontuou Paulo.
A professora Taiza Klemba, há 17 anos na docência, leciona no Colégio Estadual Prefeito João Maria de Barros (Campina Grande do Sul – PR), no Ensino Fundamental e Médio. Encantada com o evento do INVOZ, ela já inscreveu dois projetos para o VI Congresso.
“O Congresso INVOZ é uma oportunidade incrível para valorizar e fortalecer o trabalho dos professores, especialmente em tempos em que a educação precisa de inovação e valorização constante. Participar, mesmo que de forma remota, foi muito importante para mim, pois pude apresentar meu trabalho e fazer parte desse movimento de reconhecimento e troca de boas práticas. Ser premiada foi um grande incentivo para continuar investindo em meus projetos, pois esse reconhecimento me fez sentir valorizada e parte de uma comunidade maior de professores que buscam inovar e impactar positivamente a educação. No dia a dia, busco criar um ambiente acolhedor e estimulante, onde os estudantes possam se sentir motivados a aprender e a desenvolver suas habilidades. Trabalho para que eles sejam protagonistas do próprio aprendizado, valorizando a criatividade e o pensamento crítico”, contou Taiza.
Ela também compartilha o impulso para retornar em 2026:
“O reconhecimento recebido pelo meu trabalho e a importância do Congresso INVOZ como espaço de divulgação e troca me motivaram muito a participar novamente. Inscrever dois projetos para o próximo ano é uma forma de ampliar o impacto do meu trabalho e continuar contribuindo para a rede de educadores que buscam inovar na educação. Gostaria de agradecer à equipe do INVOZ pela oportunidade de participar, mesmo que à distância. Acredito que iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer a educação e dar voz aos professores que estão no dia a dia fazendo a diferença. Espero que mais educadores se sintam inspirados a compartilhar seus projetos e a participar desse movimento”, finalizou Taiza.
A presidente do INVOZ, Neide Pereira Pinto, reforça a missão institucional: “É emocionante e ao mesmo tempo gratificante receber os retornos dos professores que participaram e que estarão no próximo Congresso INVOZ de Educação. O objetivo é esse mesmo, mostrar os trabalhos com suas boas práticas para uma educação com qualidade para os alunos brasileiros. A educação é o único caminho de desenvolvimento para eles, para a comunidade, para o Brasil. É uma honra contribuir e pulverizar a educação por meio desta ação do INVOZ”.
O INVOZ parabeniza todos os professores e gestores que, no cotidiano, exercem o papel de agentes de transformação, ajudando pessoas a realizarem sonhos por meio da educação.
Serviço – VI Congresso INVOZ de Educação
Quando: 21, 22, 23 e 24 de maio de 2026
Onde: Centro de Formação do Educador – CEFE, São José dos Campos (SP)
Tema: Excelência na Educação Pública
Formato: Híbrido (presencial e com transmissão ao vivo)
Programação e palestrantes: divulgação em fevereiro de 2026
Acompanhe as notícias: inscreva-se nos canais e mídias do INVOZ
Destaques da edição 2026
Valorização de boas práticas na educação pública, reconhecendo soluções inovadoras, testadas e comprovadas para problemas concretos.
Feira Inspirações, com exposições sobre inovação e tecnologia, e Circuito STEAM.
Premiações: Prêmios Ozires Silva de Educação (Educadores) e Desafio INVOZ (Estudantes). Além disso, foi criada mais uma categoria de premiação para a sexta edição do Congresso INVOZ de Educação, o Prêmio EGEP – Excelência na Gestão da Educação Pública.
Inscrições para os prêmios
As inscrições estão abertas para os três prêmios e poderão ser feitas pelo site: https://invoz.org/congresso/ até 15 de março de 2026, às 18:00 horas, exclusivamente pelo site.