Home Estados Bahia Decreto mantém aulas presenciais suspensas e prorroga outras medidas até o dia 10 de maio em Lauro de Freitas
Bahia

Decreto mantém aulas presenciais suspensas e prorroga outras medidas até o dia 10 de maio em Lauro de Freitas

Envie
Default Featured Image
Envie

A retomada das atividades presenciais nas redes públicas e privadas de ensino de Lauro de Freitas está condicionada à redução da taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19, adulto, em percentual igual ou menor que 75%. A decisão consta no novo decreto publicado pela Prefeitura Municipal, nesta sexta-feira (30). De acordo com o documento a fase 1 de reabertura econômica, a restrição de circulação noturna e demais medidas ficam prorrogadas até o dia 10 de maio.

Segundo a prefeita Moema Gramacho, em relação à suspensão das aulas presenciais, o decreto do Governo do Estado ressalta que é possível fazer flexibilizações desde que a taxa de ocupação de leitos UTI esteja abaixo de 75%, durante cinco dias seguidos. “Hoje, o índice de ocupação de leitos UTI na Bahia está em 81%. E na regional Leste do Sistema Estadual de Saúde, onde está localizada a capital, Lauro de Freitas e Região Metropolitana, está em 76%. Ainda não temos o índice desejado”, pontuou.

Ainda de acordo com Moema, a Região Metropolitana tem buscado unidade nas suas ações. “Também temos que considerar o número de casos positivos da Covid-19 que podem se agravar e, consequentemente, não teremos leitos para atender a todos. Com isso, a maioria dos prefeitos da Região Metropolitana decidiu por não abrir as aulas presenciais neste momento”, conclamou.

O decreto Nº 4.805 determina que o funcionamento dos setores da 1ª fase de reabertura está mantido e segue em vigor de acordo com os protocolos já divulgados pela Prefeitura Municipal. Referente aos dias 01, 02, 08 e 09 de maio, ficam os segmentos comerciais autorizados a funcionar (como shoppings, centros comerciais e lojas de varejo de rua em geral) nos horários também já estabelecidos.

Circulação noturna

O horário da restrição de circulação noturna, no período das 21h às 5h da manhã, segue em vigência do próximo dia 03 até 10 de maio. A medida não se aplica para o deslocamento de ida a serviços de saúde ou farmácia, compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência, bem como aos trabalhadores que atuam nas unidades de saúde e segurança. Prestadores de serviço na modalidade delivery de alimentos e bebidas, observado vedações, tem permissão de circulação até às 23h59.

Neste mesmo decreto, a circulação dos meios de transporte municipais deverá encerrar às 21h30, retornando o seu funcionamento às 05h nos dias já estipulados. A vedação da comercialização de bebidas alcoólicas fica mantida, em todas as suas modalidades, entre as 18h do próximo dia 07 até às 5h do dia 10 de maio. Eventos e atividades com a presença de público superior a 50 pessoas seguem suspensos. Outras medidas prorrogadas e excetuadas pelo decreto Nº 4.805 podem ser consultadas no site: https://www.laurodefreitas.ba.gov.br.

Acolhimento escolar 

A Prefeitura de Lauro de Freitas ampliou o público estudantil permitido a fazer visitação escolar. Agora, além do formato de acolhimento já autorizado para a Educação Infantil, contempla o ensino fundamental I (com limite de 10 alunos) e fundamental II (com limite de 15 alunos), sempre sem acompanhantes e com tempo de duração limitado.

Jornalista Laerte Santana

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie