Conecte-se conosco

Tecnologia

De acordo com sua personalidade, veja qual a carreira de TI ideal para você

Publicado

em

O setor de tecnologia, que já vinha crescendo nos últimos anos, foi acelerado ainda mais durante a pandemia e “a área, que antes era encarada mais como um suporte ao business, agora é vista como investimento e desenvolvimento para o negócio” – pontua o empresário e CEO da empresa de consultoria e Outsourcing, MPJ Solutions, Jerry Soares.

A tecnologia da informação é uma vasta indústria. E quando se trata de encontrar a carreira certa em TI, os traços de personalidade desempenham um papel importante. “É esperado que o profissional seja aquele que conecta a tecnologia às equipes, que conhece do business da empresa, viabiliza o crescimento do negócio e participa de decisões estratégicas” – destaca o executivo formado em Sistemas da informação, pós-graduado em administração de empresas pela FGV e mestrando no Insper.Ainda segundo Jerry, o escopo do profissional de TI vai muito além do suporte às outras áreas da empresa, desempenhando um papel de protagonista na linha de frente das soluções e produtos e serviços.

Por isso, o profissional de TI tem sido cada vez mais valorizado no mercado, tendo um papel essencial para os negócios, mas por ser um setor que só evolui, o profissional precisa ter consciência em relação à sua carreira. Pra quem pretende seguir e conquistar uma vaga em tecnologia, a dica é: atualização e boa qualificação, dois pontos imprescindíveis para lidar com as novas demandas. Jerry também reforça que cada profissão exige uma característica pessoal diferente e por isso, é importante escolher a profissão de acordo com o seu perfil. “Profissionais com a qualificação certa e o conjunto de habilidades corretos podem encontrar boas carreiras e se destacar no mercado, cada vez mais competitivo” – resume.

Sendo assim, escolher a carreira certa é mais fácil quando você entende quais traços de personalidade conduzem a determinadas vagas. Para isso, o executivo listou algumas características comuns de profissionais de TI em campos específicos:

CRIATIVO
Segundo Jerry, o desenvolvimento de Software está no topo da lista de funções de TI que dependem da criatividade. Desenvolvedores, programadores e engenheiros criam aplicativos e estruturas de software projetando, programando, testando e atualizando sistemas. “Desenvolver um novo software exige muita imaginação e habilidade, por isso é necessário que esse profissional seja criativo” – conta.   Outros empregos de TI para pessoas criativas incluem designer de sistemas de computador, designer de experiência do usuário e especialista em inteligência artificial.

METICULOSO
Às vezes o mais importante está nos detalhes. Os erros, menores que sejam podem ser catastróficos para analistas de banco de dados, especialistas em gerenciamento de informações de saúde, programadores e codificadores, que geralmente lidam com pequenos detalhes. “Esses profissionais usam sua atenção meticulosa aos detalhes para analisar dados e fornecer recomendações para empresas e organizações. Outros cargos de TI que exigem ser detalhista são os desenvolvedores web, especialista em manutenção de rede e engenheiro de hardware de computador” – conta Jerry.

COMUNICATIVO
A comunicação geralmente anda de mãos dadas com as qualidades de liderança, já que muitos cargos de TI em nível de diretoria exigem que os profissionais liderem equipes, delegem responsabilidades e promovam a colaboração para resolver problemas. “A comunicação é crítica em cargos de gestão de TI, como diretor de TI, gerente de serviços técnicos e diretor de sistemas de informação de gestão, uma vez que os gerentes e diretores precisam ser capazes de se comunicar de forma eficaz com sua equipe e com a alta administração.”

ORGANIZADO

De acordo com Jerry Soares, a desorganização pode significar um desastre para muitos profissionais de TI, especialmente aqueles em gerenciamento de dados e tecnologia da informação, onde prevenir erros é fundamental. “Outros profissionais de TI, como analistas de negócios e administradores de sistemas seniores, também exigem boas habilidades organizacionais, uma vez que os profissionais nessas funções lidam com vários projetos enquanto lideram equipes.” – conta.

Mas uma coisa que todos os profissionais de TI devem ter em comum é a curiosidade. “Se você tem uma mente curiosa, existe uma função de TI para você” – afirma o empresário. A verdade é que, o mercado de TI está em todos os setores, as funções de trabalho são diversas e as possibilidades infinitas, até mesmo para empreender. “Aqueles que possuem grandes ideias podem e devem usar a tecnologia para criar empresas e produto que mudam o mundo” – diz.

Jerry explica que, se você ainda tem dúvidas sobre qual carreira seguir, os cargos com mais destaque atualmente são: Segurança da informação, cientistas de dados, desenvolvedores de software, infraestrutura e Business Inteligence (BI). “E independente disso, a escolha do plano de carreira ideal é resultado dos seus interesses pessoais, competências essenciais e habilidades adquiridas. Minha dica é pesquisar o máximo que puder sobre cada área e conectar-se com pessoas que já estão no setor” – finaliza.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Propaganda PODCAST RBN

TENDÊNCIA