A cultura fluminense está presente na 62º edição do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias, na Colômbia. A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e o presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som (Misrj), César Miranda Ribeiro, participam de uma série de encontros sobre a política de audiovisual do Rio.
A primeira participação do Estado do Rio no evento será neste sábado (25/3), no Masterclass “Cine Brasilero y Colombiano: Politicas de Difusion, Acesso y Redes Públicas De Cine”, que terá palestra da Secretária sobre a construção de 11 salas de cinema no interior e a retomada da política de fomento a projetos de audiovisual fluminense.
“Entregaremos somente em 2023 oito salas de cinema, ampliando a oferta de cinema para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de ver um filme na telona. Fomentamos mais de 800 projetos de audiovisual nos últimos três anos com investimento de mais de 70 milhões entre lei de incentivo à cultura e editais. É o verdadeiro sentido de cultura mais presente na vida de todos, que tem sido o norte do Governo do Estado em todas ações de democratização do acesso”, afirmou Danielle Barros.
Projeto CINE + democratiza audiovisual no interior do Estado
As cinco salas de cinema que serão entregues para a população neste primeiro semestre fazem parte do projeto Cine+, patrocinado pelo Governo do Estado do Rio em parceria com a Enel e realização da empresa Quitanda Soluções Criativas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
O investimento total é de R$ 3.6 milhões para instalação de complexos exibidores em Areal, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Itaocara e Paraty.
“O CINE+ oferece equipamento que vai além de salas cinematográficas, com um espaço multiuso nos municípios e público estimado de 140 mil pessoas nas mais de 1440 sessões de cinema que serão promovidas por ano, gerando oportunidade de negócios e novas opções criativas para o desenvolvimento cultural das regiões”, afirmou Paulo Feitosa, Diretor da Quitanda Soluções Criativas.
Cinema da Cidade avança no interior
As obras do programa Cinema da Cidade avançam nos territórios. A expectativa é que sejam entregues as obras dos cinemas de Miracema, Cordeiro e São Pedro da Aldeia ainda em 2023. Os outros cinemas são Mendes, Bom Jardim e São Fidélis, com investimento total de R$ 27 milhões.
“O projeto Cinema da Cidade se diferencia do Cine + porque são duas salas de cinema, com espaço multiuso, atendendo características específicas dos territórios. Estamos fazendo um grande esforço em parceria com a Ancine para agilizar as entregas e promover o audiovisual para mais de 80 mil pessoas nestas cidades”, concluiu Danielle Barros.
Fotos: divulgação / ficci