Siga-nos nas Redes Sociais

Gastronomia

Culinária afetiva: a tendência que alimenta memórias especiais

Publicado

em

Mãe e filha se abraçando enquanto seguram uma torta
Créditos: iStock

O uso de ingredientes com significado pessoal proporciona pratos que despertam uma sensação de conforto e aconchego

A culinária afetiva, também conhecida como “comfort food”, isto é, a comida que produz uma sensação de conforto e aconchego, está se tornando uma tendência popular no mercado gastronômico. Esse estilo de culinária recria pratos que despertam memórias afetivas e transportam para momentos especiais da vida.

Comida afetiva pode ser aquele bolinho de arroz da avó, um pavê marcante da infância ou um escondidinho que a pessoa amada preparou para um jantar romântico inesquecível. Os pratos típicos da região onde a pessoa nasceu podem também invocar tal sentimento, como comer um bom prato de arroz com feijão quando se está em outro país.

Ao unir técnicas culinárias, emoções e referências pessoais, os gastrônomos oferecem comida caseira com temperos simples, criando uma experiência nostálgica. Além de nutrir o corpo, a comida afetiva alimenta a alma, conectando pessoas e momentos essenciais em nossas vidas.

Não importa o quão simples ou sofisticada seja a receita, o que verdadeiramente importa é o sentimento que ela evoca. Cada aroma, sabor e textura são partes fundamentais dessa experiência única e personalizada. O importante é cozinhar com coração e valorizar o tempo passado à mesa na companhia dos entes queridos.

Para criar uma culinária afetiva, é importante selecionar ingredientes que tenham significado pessoal ou que estejam associados a memórias especiais, como temperos tradicionais ou sazonais que remetem a uma estação do ano específica. Ervas frescas e frutas da estação dão um toque especial.

Quem não imediatamente associa nozes, cerejas e damascos com o Natal? E uma melancia fresca pode remeter ao verão quando alguém da família trazia a fruta da feira. Os ingredientes devem contar uma história que toque o coração de quem degusta o prato.

Pratos usados para levar conforto ajudam a proporcionar uma sensação de aconchego com sopas, guisados ou massas. Receitas que passam de geração em geração costumam ficar marcadas em almoços de família. Com o grande fluxo migratório que formou o Brasil, as culinárias italiana, portuguesa e árabe fazem sucesso.

Pratos típicos ou regionais brasileiros também se tornam uma rica fonte de comida afetiva, como a feijoada, a moqueca, o cuscuz e o pão de queijo. Cada uma das regiões do Brasil possui sua riqueza gastronômica e oferece pratos que fazem o brasileiro se sentir em casa.

Assar carnes na churrasqueira em família, em ocasiões como o Dia dos Pais, cria momentos especiais de afeto e união familiar. Essa tradição fortalece os laços, permitindo que todos colaborem e compartilhem risadas, histórias e experiências. Mais do que apenas uma refeição, o churrasco se torna uma oportunidade de expressar amor e carinho uns pelos outros.

Divulgação Leia Mais

Rocka celebra a Lua Cheia com menu especial em seis tempos assinado pelo chef Gustavo Rinkevich

Rolha Free no Butcher’s 746: traga seu vinho e saboreie carnes nobres sem taxa de rolha Leia Mais

Rolha Free no Butcher’s 746: traga seu vinho e saboreie carnes nobres sem taxa de rolha

João Macedo/Agência MiThi Leia Mais

“Anzen: A Harmonia em Movimento — O Gurumê celebra o Dia do Sushi com uma experiência imersiva ao lado do Chef Daiti Ieda”

Divulgação Leia Mais

25 de outubro, Dia do Macarrão. Empreendedora compartilha receita de sucesso

Divulgação Leia Mais

O Silêncio do Corte: Gurumê celebra o Dia do Sushi com Hand Rolls de Bluefin — uma ode à precisão e à arte efêmera da gastronomia japonesa

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.