Cuidar dos seus eletrodomésticos é muito importante e vai além de apenas manter o ambiente organizado. Isso prolonga a vida útil deles, ou seja, faz com que durem por muitos anos funcionando perfeitamente.
Mas, antes de tomar qualquer atitude, é importante saber quais cuidados podem ajudar a aumentar a durabilidade dos eletrodomésticos. Com planejamento e técnicas adequadas, itens como um novo micro-ondas ou geladeira podem manter o desempenho ideal por mais tempo e evitar gastos com manutenção precoce.
Por que assegurar a durabilidade dos eletrodomésticos?
A preocupação em ter aparelhos funcionando por mais tempo não é apenas dos consumidores, mas também das empresas. O descarte de aparelhos eletrônicos têm grande impacto no meio ambiente e aumentar o tempo de vida deles contribui para a preservação ambiental.
Além disso, equipamentos que duram mais reduzem os custos, não só com substituição, mas também com manutenção. É uma economia tanto para evitar reparos quanto para trocas. Por fim, equipamentos com bom funcionamento têm menor quantidade de falhas e interrupções.
Dicas para prolongar a vida útil dos aparelhos eletrônicos
Não existe uma regra pronta sobre prolongar a vida útil, mas existem alguns cuidados que são universais e podem ser aplicados a todos os aparelhos. Lembrando sempre de adaptar as necessidades do aparelho, levando em conta as inovações tecnológicas.
Faça uma limpeza regular
Quando se fala em limpar o eletrodoméstico regularmente, não significa jogar água ou passar muitos produtos de limpeza. Basta fazer uma limpeza consistente e efetiva com um pano úmido e produtos neutros, como um detergente, por exemplo. A forma de limpar e a frequência varia de aparelho para aparelho:
Geladeira e freezer
Limpe a geladeira por dentro pelo menos uma vez por mês, retirando as peças internas para lavar e fazendo a limpeza interna com uma solução de água e bicarbonato para remover o odor. É importante limpar a parte externa e traseira para evitar que o motor fique superaquecido.
Micro-ondas
O micro-ondas vai acumulando resquícios de comida todas as vezes em que é usado. Isso pode influenciar no funcionamento, além de ser um prato cheio para proliferação de bactérias. Faça a limpeza com um multiúso próprio para isso. Outra dica é usar a função do próprio aparelho para tirar o cheiro de comida.
Ar-condicionado e ventilador
O maior vilão no caso desses dois eletrodomésticos é a poeira. Ela interfere no funcionamento e reduz a eficiência, além de ser prejudicial para quem tem problemas respiratórios. Por isso, indica-se limpar o ventilador a cada 15 dias e o ar-condicionado a cada 3 meses.
Forno e fogão
A gordura que fica acumulada no fogão e forno compromete o funcionamento e eles perdem a eficiência. É importante ter um desengordurante para remover as gorduras e ferramentas para desentupir as bocas do fogão.
Evite a sobrecarga
Antes de usar qualquer eletrodoméstico, é necessário ler o manual para saber qual a forma correta de usar e a capacidade daquele aparelho. Não exceda a capacidade, pois isso acaba estragando o aparelho e reduzindo a eficiência.
Por exemplo, se você sobrecarrega a máquina de lavar com roupas, ela não consegue remover a sujeira de forma adequada e tem seu funcionamento prejudicado.
Proteja o aparelho contra variações de energia
Todos estão sujeitos a flutuações na rede elétrica. Mas imagina a energia cair de forma repentina e queimar a geladeira? Por isso, recomenda-se investir em um estabilizador de energia para proteger os aparelhos contra as oscilações.
Faça manutenção preventiva
Já ouviu falar em manutenção preditiva? É acompanhar o funcionamento do aparelho para ver quando uma falha pode acontecer. Ela contribui para aumentar o tempo de vida do seu forno e tornar o desempenho melhor.