Home Esportes Crioula 52 é Fita Azul no Circuito Rolex Atlântico Sur pelo terceiro ano consecutivo
Esportes

Crioula 52 é Fita Azul no Circuito Rolex Atlântico Sur pelo terceiro ano consecutivo

Envie
Crioula 52 é Fita Azul no Circuito Rolex Atlântico Sur pelo terceiro ano consecutivo
Matias Capizanno
Envie

Equipe brasileira se destaca em prova de Buenos Aires a Punta del Este.

O Circuito Rolex Atlântico Sur 2025 começou neste final de semana com a largada da tradicional Regata Buenos Aires – Punta del Este, realizada no último sábado (26). Pelo terceiro ano consecutivo, o Crioula 52, dos irmãos Eduardo e Renato Plass, representando o Veleiros do Sul, garantiu o título de Fita Azul na abertura do campeonato.

Em 2024, o Crioula 52 marcou seu nome na história da regata ao se tornar o barco mais rápido a completar o percurso de aproximadamente 167 milhas náuticas, com um tempo recorde de 16h13m44s – uma marca que ainda detém. Na edição deste ano, o TP52 foi novamente o primeiro a cruzar a linha de chegada, reafirmando seu desempenho de excelência.

“Estamos muito animados. A tripulação é praticamente a mesma da Super Series, e estamos usando este evento como um treino para os compromissos internacionais. Queremos performar bem, evoluir e continuar mostrando nossa força”, disse Samuel Albrecht, tático da equipe.

O atleta olímpico também destacou a importância estratégica do Circuito Rolex Atlântico Sur para o time: “Estamos testando novos sistemas e regulagens no barco, buscando alinhar o desempenho com o nosso barco lá de fora. Consideramos este evento um dos principais do nosso calendário de 2025, e nosso objetivo é brigar pelo título e fazer um campeonato memorável.”

Outros barcos brasileiros competem na classe ORC no Circuito Rolex Atlântico Sur: o +Bravíssimo (Luciano Secchin, Felci 315, ICES), o Xamã (Sergio Klepacz, ICS). A regata Buenos Aires-Punta abriu o campeonato, que reúne 42 barcos na ORC e 9 na ORC Sport Boat, com provas até 3 de fevereiro no Uruguai.

A tradicional regata de longa distância Buenos Aires – Punta del Este teve um peso diferenciado, com coeficiente 1,5, enquanto as demais provas do circuito valerão 1,0. Para as embarcações que completarem seis ou mais regatas, será permitido descartar o pior resultado na classificação geral.

”Parabenizo o Crioula 52 por mais uma conquista no Circuito Atlántico Sur, reafirmando o protagonismo brasileiro na vela oceânica. Ser Fita Azul pelo terceiro ano consecutivo é um feito extraordinário e mostra a força, a dedicação e o trabalho em equipe de toda a tripulação. Que essa vitória seja mais um passo rumo a uma temporada de grandes conquistas!”, declarou Bayard Neto, comodoro da ABVO.

As Fórmulas ORC e ORC Sportboat seguirão o sistema de High Point, onde o primeiro colocado recebe pontos equivalentes ao número de inscritos na classe, e os demais pontuam de forma decrescente. A J70 utilizará o sistema de pontuação baixa, atribuindo menos pontos aos melhores colocados.

A competição será dividida entre provas de percurso longo e regatas técnicas do tipo barla-sota, garantindo desafios variados para os velejadores.

Fórmulas ORC e ORC Sportboat

📍 28 de janeiro: Duas regatas barla-sota

📍 29 de janeiro: Circuito La Barra

📍 30 de janeiro: Duas regatas barla-sota

📍 31 de janeiro: Regata Vuelta a Gorriti

📍 1º a 3 de fevereiro: Dias de reserva para regatas pendentes

MAIS INFORMAÇÕES:

📌 Yacht Club Argentino – www.yca.org.ar

📌 Yacht Club Punta del Este – www.ycpe.org.uy

Sobre a ABVO

Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.

A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.

Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.

Foto: Matias Capizanno

Em recado aos EUA, Brics critica imposição de tarifas unilaterais

Em recado aos EUA, Brics critica imposição de tarifas unilaterais

Leia Mais
Neymara Carvalho avança para a semifinal do Circuito Cearense de Bodyboarding

Neymara Carvalho avança para a semifinal do Circuito Cearense de Bodyboarding

Leia Mais
Festival Vamos Passear tem últimas vagas para Passeio de Bike em Belo Horizonte (MG)

Festival Vamos Passear tem últimas vagas para Passeio de Bike em Belo Horizonte (MG)

Leia Mais
Duplas de Bia Haddad e Luísa Stefani avançam às oitavas de Wimbledon

Duplas de Bia Haddad e Luísa Stefani avançam às oitavas de Wimbledon

Leia Mais
Bayer 04 Leverkusen inaugura oficialmente academia de futebol

Bayer 04 Leverkusen inaugura oficialmente academia de futebol

Leia Mais
Envie