As crianças autistas podem enfrentar muitos problemas que acabam sendo gerados devido a essa doença psiquiátrica que normalmente pode ser diagnosticada logo na primeira infância, entre 1 e 3 anos de idade.
Porém, entre esses problemas, há algumas doenças bucais que podem acabar surgindo.
Dessa forma, é importante que os pais se atentem ao acompanhamento dessas crianças com profissionais dentistas e tomem os devidos cuidados necessários.
Com isso, a manutenção da saúde bucal das crianças será realizada com sucesso e assim, os pequenos terão uma melhor qualidade de vida e um sorriso, não só saudável, como também estonteante.
Sendo assim, confira a seguir alguns dos principais cuidados para manter a saúde de crianças autistas em dia e evitar problemas bucais ou sintomas dramáticos que podem tirar uma boa qualidade de vida delas, junto com o acompanhamento de um profissional em um consultório odontológico infantil.
Quais os principais cuidados deve ser mantido com a saúde bucal em uma criança com autismo?
As crianças que são diagnosticadas com o Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) costumam apresentar algumas dificuldades em se comunicar, interagir e aprender. Dessa forma, alguns dos principais sintomas desse transtorno são:
- Dificuldade em manter contato visual e físico;
- Movimentos repetitivos;
- Repetir frases, piadas ou comerciais;
- Se referir a si mesmo em 3% pessoa;
- Sempre compreender tudo ao modo literal;
- Agressividade e irritabilidade são comuns;
- Sensibilidade à sons e gritos;
- Interesse forte em assuntos específicos;
- Impulsividade em ações;
- Tendência ao isolamento social;
- Dificuldade em criar empatia;
- Falar rimando ou cantando.
Sendo assim, para garantir uma boa saúde bucal para esses pequenos, é preciso implementar uma rotina de higienização, e até mesmo uma de acompanhamento com um dentista infantil.
Vale ressaltar que apesar dos dentinhos de leite acabarem caindo, eles precisam de cuidados para que os permanentes possam nascer saudáveis.
Além disso, desenvolver rotinas tão importantes como a de higiene bucal, além de prevenir doenças bucais, como por exemplo a cárie, pode também ajudar a criança em seu desenvolvimento cognitivo.
Portanto, além de ajudar na manutenção da saúde bucal, a escovação feita de forma rotineira ajuda a criança autista a compreender melhor e desenvolver sua organização de pensamentos.
Porém, com crianças portadores de TEA, isso é ainda mais importante, já que elas possuem uma certa dificuldade para se comunicarem, como mencionado anteriormente.
Como ensinar uma criança com autismo a maneira correta da higiene bucal?
Devido ao TEA, as crianças autistas podem muitas vezes se sentirem incomodadas com o ato da escovação.
Portanto, o primeiro passo é ensiná-las respeitando seu próprio ritmo e muitas vezes solicitando dicas de profissionais dentistas, que podem ser consultados através de um dentista infantil 24 horas, sobre a melhor maneira de adaptar a criança.
Dessa forma, é possível adotar estratégias, como escovar os dentes no cômodo da casa em que a criança se sinta mais confortável, explicar o passo a passo para que ela sinta maior confiança e ensiná-la também a usar o fio-dental.
Uma vez que a limpeza completa da boca só é possível através da limpeza das gengivas possibilitada apenas pelo fio dental.
Além disso, é importante comprar uma escova e uma pasta dental da preferência da criança, já que muitas vezes ela pode acabar rejeitando o produto tornando a hora de escovar os dentes um pesadelo e algo extremamente ruim para ela.
Vale lembrar que quando o assunto é pasta de dente, o mais indicado para toda e qualquer criança é a fluoretada com quantidade superior a 1100 ppm (a quantidade oferecida será de acordo com a idade).
Em caso de dúvidas, basta buscar a opinião de um profissional, através de pesquisas como “dentista infantil zona norte”.
Qual a importância do acompanhamento de dentistas no desenvolvimento de crianças autistas?
O acompanhamento de dentistas infantis na saúde bucal de qualquer criança é extremamente importante.
Isso porque, é justamente através do dentista que os pais conseguem buscar indicações de formas para incentivar os pequenos a se tornarem adultos que prezam por sua saúde bucal.
Além disso, é preciso buscar o dentista infantil para prevenir doenças bucais que podem acometer o dente dos pequenos.
Assim como evitar a necessidade de pesquisas a respeito de cárie infantil como tratar, por exemplo, para que as crianças possam desfrutar de uma boa saúde bucal e um belo sorriso desde pequenas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.