Home Notícias Economia Crescimento da Renda Média dos Trabalhadores Brasileiros Desacelera no Segundo Trimestre de 2024
Economia

Crescimento da Renda Média dos Trabalhadores Brasileiros Desacelera no Segundo Trimestre de 2024

Envie
Crescimento da Renda Média dos Trabalhadores Brasileiros Desacelera no Segundo Trimestre de 2024
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Envie

A renda habitual média dos trabalhadores brasileiros cresceu 5,8% em comparação ao ano anterior, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). No entanto, o rendimento médio alcançou o pico de R$ 3.255 em abril de 2024, recuando para R$ 3.187 em julho, uma queda de 2,1%.

Segundo o site do Ipea, trabalhadores por conta própria, empregados sem carteira assinada e servidores públicos tiveram aumentos salariais superiores a 7% no segundo trimestre de 2024. Em contrapartida, empregados com carteira assinada registraram um aumento mais modesto, de 4,4%.

Os maiores avanços de renda foram observados no Nordeste (8,5%), entre trabalhadores acima de 60 anos (8,8%) e com ensino superior (5,7%). Em contraste, os jovens de 14 a 24 anos e pessoas com escolaridade baixa tiveram crescimentos inferiores a 4%.

Por fim, a renda das mulheres, que vinha crescendo mais rápido que a dos homens em 2023, ficou abaixo no segundo trimestre deste ano, com aumento de 5,2%, enquanto a dos homens subiu 6,2%. Setores como construção e agricultura apresentaram os piores resultados, com quedas e baixos aumentos, enquanto a indústria e a administração pública registraram crescimento superior a 8%.

Envie