Os Correios revelaram nesta quarta-feira (11) a escolha da banca responsável pelo próximo concurso público. O Instituto Brasileiro de Formação e Captação (IBFC) foi o vencedor do processo seletivo. Serão divulgados dois editais: um para nível médio, destinado ao cargo de agente de Correios, e outro para nível superior, focado no cargo de analista de Correios.
Ao todo, serão abertas 3.469 vagas, das quais 3.099 para nível médio e 369 para nível superior. O salário inicial oferecido para agente de Correios será de R$ 2.429,26, enquanto os analistas de Correios receberão R$ 6.872,48. O edital completo com mais informações, incluindo as cidades onde as provas serão aplicadas, será divulgado ainda em setembro.
A expectativa é de que as contratações comecem ainda este ano. Vale destacar que 20% das vagas serão destinadas a candidatos negros e 10% a pessoas com deficiência.
As provas para o cargo de agente de Correios serão objetivas, avaliando conhecimentos gerais e específicos, e terão caráter eliminatório e classificatório. Já os candidatos ao cargo de analista de Correios passarão por uma prova objetiva de conhecimentos gerais e específicos, além de uma prova discursiva com redação.
Consolidação O concurso é fruto de um esforço conjunto entre a empresa e as federações dos empregados, resultado das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. A iniciativa também fortalece a estatal, que foi retirada da lista de privatizações pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva logo em seu primeiro dia de governo.
Com uma história de mais de 360 anos e presente em todos os municípios do país, os Correios contam com a maior infraestrutura logística da América Latina, com 10 mil agências, 23 mil veículos e 87 mil funcionários.