Home Notícias Negócios Cooperativa de Cerquilho reduz perdas no PDV em 48% com sistema de monitoramento
Negócios

Cooperativa de Cerquilho reduz perdas no PDV em 48% com sistema de monitoramento

Envie
Default Featured Image
Envie

Na Cooperativa de Consumo Popular de Cerquilho (Coocerqui), no interior de São Paulo, o trabalho de prevenção de perdas sempre foi muito reativo. Primeiro perdia-se, para depois tratá-la. Mas a rede, com quatro unidades de supermercados em Cerquilho, Boituva e Tietê, adotou a cultura da prevenção de perdas e a grande transformação, em especial, veio com a utilização do Gatecash, ferramenta de gestão e auditoria das operações realizadas nos checkouts desenvolvida pela Gunnebo (www.gunnebo.com.br), empresa de referência na proteção eletrônica para o varejo brasileiro.

Segundo o coordenador de prevenção de perdas Rafael Silva Antonio, a Coocerqui sabia que havia problemas operacionais no PDV medidos através dos inventários, entretanto, as ações de correção dos erros não eram imediatas, já que não havia a identificação das perdas. “Filtrando as seções de autogiro, que são mensalmente apuradas, podemos destacar uma redução média de 48% nas perdas, 100% delas relacionadas às falhas operacionais, tendo como a maior causa-raíz a distração do operador e tela de consulta”, observa Rafael.

A parceria da Coocerqui com a Gunnebo teve início em dezembro de 2019 em todas as unidades da área supermercadista (a cooperativa mantém ainda quatro farmácias e o Centro de Distribuição). “Iniciamos o monitoramento na rede no pico de vendas sazonais, e tivemos grandes surpresas com relação as perdas identificadas através do Gatecash, principalmente de itens de ‘volume’ no PDV, como leite, cerveja, refrigerante e cereais”, argumenta o coordenador.

Aprendendo com os erros – Rafael lembra que sua equipe antes trabalhava o resultado da perda após ela já ter se materializada. “Não tínhamos uma ferramenta ‘meio’ para corrigir os processos e ajustar o resultado final. Hoje, com o Gatecash, passamos a usar cases internos de falhas de registros e quebras de procedimentos na operação de frente de caixa em todos os treinamentos, com dados consolidados de cada loja, coletados através do portal da Gunnebo”, afirma.

O coordenador da Coocerqui diz que, além dos treinamentos periódicos, foram incluídas na integração dos novos funcionários os cases do Gatecash para alinhar a operação junto com a conduta, normas e procedimentos no processo de admissão. “Além dos benefícios associados às perdas de produtos, passamos a ter uma melhor gestão de frente de caixa, onde a fiscal consegue definir melhores planos de ações pautados em fatos”, observa. “Procuramos também associar o sistema junto aos colaboradores como uma ferramenta de proteção para eles, sabendo que o ambiente do PDV é monitorado levando mais segurança e conforto”, completa Rafael.

Um exemplo para os supermercadistas – Para a gerente de Produto da Gunnebo, Vanessa Urbieta, com o Gatecash a Coocerqui implantou em sua operação de frente de caixa um processo de melhoria contínua. “Com a tecnologia ela identifica as causas das vulnerabilidades no PDV (principalmente erros operacionais), faz a revisão de seus processos diariamente, treina os colaboradores dos checkouts de forma direcionada (demonstrando as operações que causam mais perdas) e mede a performance dos seus resultados. É um grande exemplo para todo o varejo supermercadista, que além de buscar melhorar o atendimento, também protege seus lucros”, diz.

Imagens Perfeitas para Cada Necessidade de Marketing
Imagens Perfeitas para Cada Necessidade de Marketing
Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?
Por que as empresas devem aumentar seu orçamento de publicidade durante a Black Friday?
Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital
Fabiano Lima Vieira: Criatividade e Estratégia a Serviço do Marketing Digital
Como implementar sistemas elétricos inteligentes no negócio
Como implementar sistemas elétricos inteligentes no negócio
Como criar uma política de segurança eficiente nos negócios
Como criar uma política de segurança eficiente nos negócios
Envie

RBN Stories