Home Notícias Educação Conheça 5 oportunidades de apoio aos profissionais da educação para retomada das aulas presenciais e ensino híbrido
Educação

Conheça 5 oportunidades de apoio aos profissionais da educação para retomada das aulas presenciais e ensino híbrido

Envie
Default Featured Image
Envie

Com foco na formação continuada, diversos conteúdos gratuitos e certificados estão disponíveis para auxiliar docentes e gestores em suas atividades

Um dos pilares para a melhoria da educação pública brasileira é a formação permanente de profissionais que atuam na área, ainda mais para atender os novos desafios impostos à educação pela pandemia, como a implementação do ensino híbrido e o acolhimento dos alunos no retorno às aulas presenciais.  

A maioria das redes de ensino já anunciaram o retorno às aulas presenciais. O Governo de São Paulo, por exemplo, para mitigar os efeitos da pandemia, os estudantes terão uma aula a mais por dia a partir do próximo ano. Estas aulas poderão ser dadas de forma remota, oficializando o ensino híbrido na rede estadual paulista. 

Para apoiar professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e equipes técnicas de secretarias de educação, algumas instituições do setor disponibilizam cursos de curta duração, ferramentas gratuitas e oportunizam troca de experiências. 

Confira cinco iniciativas:

1- Ensino híbrido na prática para docentes

Voltado para professores, o curso possui carga horária de 20 horas e apresenta técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam a atuação remota e presencial, maneiras de utilizar o ensino híbrido para otimizar o planejamento de ensino, além de apoiar na construção de um novo modelo escolar.

As aulas estão disponíveis no Polo, ambiente de formação do Itaú Social, e foram organizadas em parceria com a Sincroniza Educação, com apoio da Fundação Lemann e Imaginable Futures. O curso gratuito e com certificação está dividido em seis módulos: introdução, entendimento, organização, planejamento, implementação e transformação. É possível também conferir uma live sobre estratégias para ensino híbrido no YouTube

2- Ensino híbrido na prática para gestores

Assim como o curso focado para os professores, a formação para gestores está disponível no Polo e foi elaborada em parceria com a Sincroniza Educação. Com uma carga horária de 30 horas, seu conteúdo tem como objetivo apoiar na estruturação de processos que possibilitem a implementação do modelo virtual e acompanhar a equipe docente no planejamento e na implementação de aulas neste formato. 

As aulas também abordam técnicas e estratégias de aprendizagem que mesclam ensino on-line e offline, remota e presencial; como utilizar o ensino híbrido para otimizar o planejamento, personalizar o ensino e desenvolver a autonomia dos alunos; e quais são os elementos do modelo virtual aprimorado do ensino híbrido. 

3 – Cátedra de Educação Básica

A Cátedra de Educação Básica, uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados da USP (Universidade de São Paulo), tem por objetivo contribuir para políticas de formação e reconhecimento do professorado da educação básica no país, especialmente das redes públicas. Para isso, fomenta a pesquisa e oferece diversos recursos de formação profissional, como seminários e minicursos. 

Estão programados para o segundo semestre 24 minicursos, disponibilizados on-line às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30, por meio do canal do YouTube da organização. Entre os temas, estão planejamento da educação de qualidade em ensino flexível e escolas ao ar livre. Todo o conteúdo já transmitido também está disponível para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área.

4 – Plataforma de Apoio à Aprendizagem

O objetivo da Plataforma de Apoio à Aprendizagem é auxiliar as redes de ensino e suas escolas que decidirem pelo processo de retomada das aulas presenciais ou híbridas, identificando como os alunos estão em relação aos conhecimentos e habilidades esperados para cada etapa escolar. 

Dentre as ferramentas oferecidas estão: materiais de apoio ao retorno das aulas presenciais, com conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional; conteúdos relacionados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular); cadernos com atividades avaliativas; guia de uso e aplicação de diferentes avaliações; orientações pedagógicas para uso dos resultados e ensino de habilidades prioritárias para Matemática e Português do Ensino Fundamental e Médio.

A plataforma é uma iniciativa do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Frente de Avaliação, com apoio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), CAEd/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora), Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Instituto Ayrton Senna, Instituto Reúna e Itaú Social.

5 – Percurso Formativo Educação na pandemia

A área temática Educação na Pandemia, do Polo, disponibiliza ferramentas, dicas e conteúdos para educadores, gestores e famílias, a fim de apoiar a educação em um momento inseguro.

No total, a área conta com sete percursos, dentre as quais os Mapas de Foco da BNCC, iniciativa em parceria com o Instituto Reúna que apresenta uma seleção de habilidades focais para cada ano do Ensino Fundamental traduzidas em objetivos de aprendizagem. A intenção é ajudar a orientar a flexibilização curricular e a escolha de conteúdos que estão sendo produzidos por redes de ensino e organizações em situações extremas, como a pandemia de Covid-19.

Olimpíada do Tesouro Direto premiará 10 mil estudantes com R$ 400

Olimpíada do Tesouro Direto premiará 10 mil estudantes com R$ 400

Leia Mais
Prazo para entrar com recurso da isenção da taxa na PND vai até sexta

Prazo para entrar com recurso da isenção da taxa na PND vai até sexta

Leia Mais
Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho

Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho

Leia Mais
CNU: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta terça

CNU: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta terça

Leia Mais
CNU dos Professores tem adesão de 1.508 municípios e 22 estados

CNU dos Professores tem adesão de 1.508 municípios e 22 estados

Leia Mais
Envie