Conecte-se conosco

Cultura

Confira as atrações indoor do Museu do Futebol

Publicado

em

Confira as atrações indoor do Museu do Futebol

Fechado temporariamente desde 06/03, museu tem investido em exposições online gratuitas

Em tempos de coronavírus, os museus tiveram de se reinventar para continuar na ativa. E, como o isolamento social ainda perdura em 2021, o lazer e o conhecimento agora precisam ser feitos dentro de casa. É neste contexto que o Museu do Futebol se encaixa e traz uma programação indoor para se aprofundar no legado esportivo do Brasil.

Desde o dia 06/03, o museu está fechado, em decorrência das orientações do governo do estado de São Paulo para conter o avanço da pandemia. Então, para cativar o público, o museu tem feito uma série de lives e exposições gratuitas, que podem ser conferidas na programação, dentro do site oficial do estabelecimento. 

Para quem está com saudade da Copa do Mundo e de ir ao estádio, é possível relembrar um dos grandes momentos do futebol brasileiro, por meio da exposição “Memórias da Copa de 1970”. A apresentação tem enfoque na torcida mexicana, que apoiou o Brasil durante os jogos e foi fundamental para o tricampeonato e a conquista da Taça Jules Rimet. 

Outra exposição de destaque é a “Donas da Bola”, que destaca a atuação feminina no futebol. A apresentação não é recente, foi feita em 2015 e conta com fotos da fotógrafa Eliária Andrade, feitas em um jogo no Hospital Santa Marcelina. O foco vai para o time de freiras que jogam semanalmente.

A História do Museu do Futebol

Ainda que o museu esteja fechado, a visita a ele é muito incentivada até mesmo para quem não é lá muito amante do esporte. Por isso, para quem pretende viajar para São Paulo em um futuro próximo, vale investir no aluguel de carros e visitar a estrutura.

Localizado no Estádio do Pacaembu, o museu é bastante atrativo pelas propostas tecnológicas. Foi inaugurado em 2008 e conta com 15 salas temáticas. O espaço é preenchido por uma exposição permanente sobre a história e o legado do futebol e conta também com salas específicas para exposições cotidianas.

Na exposição permanente, há destaque para a influência do esporte no cotidiano dos brasileiros e como ele influenciou uma série de questões no país, como costumes, contextos políticos, culturais e econômicos também.

Outra vantagem é a acessibilidade. Por ser narrado, o museu é bastante acessível a cegos e possui tradução de libras para surdos. Além disso, o conteúdo é atemporal e feito para todas as idades – um bom passeio para se fazer com a família.

Para ter mais detalhes das exposições, basta ir ao site oficial do museu e acessá-las pelo computador, tablet ou smartphone. 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *