Home Estilo e Vida Casa e Jardim Confira 4 dicas para manter seu banheiro livre da umidade
Casa e Jardim

Confira 4 dicas para manter seu banheiro livre da umidade

Envie
Crédito:ArLawKa AungTun/iStock
Envie

Dicas práticas para manter seu banheiro livre de mofo e umidade, preservando a saúde e a decoração do ambiente

 

Quem já conviveu com problema de umidade em excesso, sabe o quanto isso pode ser prejudicial para a manutenção do imóvel – e para a própria saúde. Sobretudo no banheiro, que é o ambiente mais propenso ao acúmulo de umidade devido ao contato direto com a água na pia, chuveiro ou vaso sanitário. 

A umidade pode causar danos irreparáveis aos imóveis em casos extremos, e é por isso que é necessário evitar o mofo. A seguir, confira algumas dicas para prevenir o banheiro da sua casa de umidade excessiva!

 

Ventilação é a palavra-chave

A principal forma de evitar a umidade em excesso é uma boa ventilação. Quando o ar circula de maneira adequada, a concentração do vapor d’água no ambiente é reduzida, o que faz com que ele se dissipe para fora do ambiente.

O ideal é o seu banheiro ter um exaustor para ajudar na saída do vapor caso não tenha uma janela ou tenha uma janela pequena; e, no caso de banheiros com janela, sempre deixe-a aberta após tomar banho, com a porta fechada. Isso evita que a umidade passe para o restante da casa.

 

Limpe o banheiro com água sanitária

Outra dica essencial é lavar o banheiro com água sanitária na faxina, que deve ser semanal. Esse é o melhor produto de limpeza para acabar com bactérias e fungos que formam o mofo. 

Ao lavar o banheiro, sempre dilua água sanitária com água comum e, com essa mistura, lave os azulejos, piso, rejunte e demais áreas que podem acumular umidade e, consequentemente, mofo.

O uso de desumidificadores também pode ser ótimo para manter a limpeza e prevenir a umidade no banheiro, pois eles puxam toda a umidade, evitando a proliferação de mofo.

 

Impermeabilização para prevenir

Com um banheiro que já tem problemas de umidade, sempre impermeabilize todas as superfícies de maneira adequada para não deixar o mofo se formar. As paredes, o piso e o teto devem estar tratados com produtos impermeabilizantes, evitando a penetração de água na superfície.

Além disso, procure instalar um acabamento de banheiro que não seja poroso, além de bases cromadas para torneiras, pois isso ajuda a evitar o desgaste das peças.

É possível pintar as paredes com tinta impermeabilizante, além de argamassa. Com isso, você previne o mofo e protege a estrutura do cômodo, mantendo a saúde do imóvel.

 

Prevenção de vazamentos

Se o seu banheiro tem problemas com vazamentos, é muito importante estar sempre atento (a) a qualquer sinal de problemas com instalações hidráulicas, como o chuveiro, vaso e torneira. Esse tipo de problema pode ocasionar em áreas que nunca secam e estão constantemente úmidas – isso favorece muito a formação do mofo. 

Lembrando que os vazamentos podem estar próximos às saídas de água, além das bordas do box e juntas de azulejos.

 

Empreendimento exclusivo redefine luxo e sofisticação em Campinas

Empreendimento exclusivo redefine luxo e sofisticação em Campinas

Leia Mais
5 Árvores Magníficas Para Um Jardim Inesquecível

5 Árvores Magníficas Para Um Jardim Inesquecível

Leia Mais
Lista de eletrodomésticos: itens essenciais para sua casa nova

Lista de eletrodomésticos: itens essenciais para sua casa nova

Leia Mais
Cuidados indispensáveis para manter seu ambiente sempre confortável

Cuidados indispensáveis para manter seu ambiente sempre confortável

Leia Mais
Máquinas com ciclo de lavagem rápida: como aproveitar ao máximo

Máquinas com ciclo de lavagem rápida: como aproveitar ao máximo

Leia Mais
Envie