Auto

Como trocar pneu de carro: passo a passo detalhado

Mulher trocando o pneu do carro

O pneu do carro deu problema, e agora?

Como trocar o pneu de carro é uma dúvida de muitos motoristas, e esse é um problema que pode surgir em situações inesperadas. A verdade é que ninguém gosta de ter problemas com pneus, porém é inevitável saber a hora de trocá-los.

Portanto, é fundamental entender o básico sobre esses itens que são essenciais para um automóvel. E para você ficar bem informado sobre o assunto é necessário realizar um comparativo de carros.

Quando você começa a compreender um pouco mais sobre todos os detalhes e equipamentos que um veículo possui, você passa a notar que o pneu é um dos principais itens de um carro

Consequentemente, é preciso saber o momento exato de trocar os pneus do seu veículo. Quer saber mais sobre como trocar pneu de carro? Continue sua leitura e acompanhe essas dicas abaixo.

Quando é necessário trocar o pneu de um carro?

Primeiramente, não tem como dizer qual é o tempo de duração de um pneu, você deve entender que a quilometragem e a vida útil do pneu depende de uma série de questões, como utilização do motorista, os cuidados que os donos possuem e as vias que transitam.

É importante ter em mente que a partir do período de cinco anos, é preciso levar os pneus para uma inspeção profissional detalhada pelo menos uma vez por ano.

Outro ponto que você deve saber é que o prazo máximo para ter um pneu é dez anos, mesmo que você quase não tenha utilizado o carro por esse período, é recomendável realizar a troca. E atenção, isso também vale para os estepes.
Portanto, realizar a manutenção é fundamental para a duração do pneu do seu carro, e ajuda você a evitar imprevistos.

Passo a passo de como trocar o pneu de carro

Como falamos acima, ninguém gosta de passar por situações complicadas por causa de problemas no pneu, ainda mais quando não está em um local próximo de casa.

Portanto, estar atento em algumas informações podem ajudar você quando ocorrer algum transtorno com pneu do seu carro.

Algumas seguradoras realizam o serviço gratuitamente, porém, tem algumas situações em que não há possibilidade de ficar aguardando ajuda. Veja algumas sugestões a seguir!

Estacione em um local seguro

Esse é um ponto essencial que você deve seguir, estacione seu carro sempre em um lugar seguro, onde tenha o movimento de pedestres. Principalmente se for em uma região que você não está habituado.

Se a área for iluminada e tiver espaço de sobra ao redor do veículo é melhor ainda. Outro detalhe que você não pode esquecer de forma alguma é ligar o pisca-alerta do seu carro.

Com isso, você vai deixar “avisado” que seu carro está passando por um problema. Se você estiver com pessoas dentro do carro, é recomendável pedir para saírem e ficarem em um local seguro. Porém, só faça isso se tiver a possibilidade. 

Realize a sinalização correta da via

Como falamos acima, o pisca alerta é uma sinalização, porém, o triângulo refletivo é objeto que você não pode abrir mão em uma situação como essa. 

Em uma parada de emergência o uso do triângulo é obrigatório. Ele deve ficar distante do carro, mas, isso vai de acordo com a via que você está passando por esse transtorno. 

O triângulo refletivo é um item de segurança essencial para paradas emergenciais e seu uso é obrigatório. A distância dele do carro vai de acordo com a velocidade da via onde ocorreu o problema, o ideal é você colocar uns 30 metros do automóvel.

Mulher mostrando como trocar pneu de carro

Localize os itens necessários para a troca do pneu

Quando acontece situações como essa, é fundamental você localizar os equipamentos necessários para realizar essa troca de pneu. 

Na grande maioria dos carros, esses itens ficam no porta-malas do veículo. Se você não encontrar ou não estiver habituado com o carro, olhe o manual do seu automóvel.

Fique atento porque alguns modelos de veículos exigem alguns itens extras para fazer essa troca, como pinça para remover a proteção do parafuso, chave para soltar parafusos e outros equipamentos. 

Por isso, é importante você ficar atento quando estiver lendo o manual do proprietário. Você vai evitar essas dificuldades extras.

Afrouxe os parafusos antes de levantar o carro

É importante você saber esse detalhe, quando o veículo estiver no chão, você deve afrouxar todos os parafusos da roda.

Com isso, vai facilitar a troca na hora que estiver com o carro levantado. Uma dica para as pessoas que têm menos força é subir na chave com um dos pés para utilizar o peso do corpo para afrouxar os parafusos.

Mas é essencial se apoiar no carro no momento que estiver fazendo isso, para não correr o risco de se machucar.

Solte os parafusos

Solte os parafusos e coloque todos próximo ao seu veículo, agora tire o pneu que está danificado. Pegue o seu estepe e coloque no lugar do pneu que você retirou. Logo após pegue o pneu danificado embaixo do carro para dar estabilidade durante a troca. 

O encaixe do pneu novo pode parecer complexo, por estar mais pesado, porém se você tiver tranquilidade, consegue realizar a troca. Muitos possuem pequenas guias no centro do tambor para que a roda fique apoiada. 

Aperte os parafusos e desça o carro

Primeiro você deve apertar todas as porcas com a chave, é importante você saber que as porcas devem ser apertadas em formato de cruz.

Você deve retirar o pneu que estava abaixo do carro, desça o veículo com calma até sentir que o macaco soltou do assoalho do veículo. Agora, é preciso apertar todas as porcas e conferir se as roscas estão bem firmes.

Após realizar todas essas etapas, guarde o pneu danificado no lugar do estepe, na mala do seu carro, e tire o triângulo que você havia colocado na pista para sinalizar que estava com problemas no veículo.

Como trocar pneu de carro: passo a passo detalhado

Busque o profissional mais próximo para realizar o balanceamento

Assim que fizer todas essas etapas é importante você buscar um profissional para fazer um balanceamento no seu veículo.

Dessa forma, é possível evitar problemas futuros nos pneus como desgaste excessivos. Além disso, você também consegue evitar problemas na direção e suspensão do seu veículo. 

Conclusão

Como você pôde acompanhar durante a leitura desse conteúdo, como é importante estar bem informado sobre as condições do seu veículo. Esperamos que você tenha compreendido todas as informações necessárias para conservar os seus.

E lembre-se, se você cuidar do seu automóvel e tiver o entendimento de como trocar pneu de carro, você consegue evitar muitos transtornos que ocorrem com diversos motoristas.

Wendell Soares
" Wendell Soares é jornalista, analista de conteúdo SEO, apaixonado por música, literatura de terror, gatos e viagens. Nem sempre nessa ordem. "