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Como transformar um negócio em franquia em oito passos

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Consultores da NX Franquias orientam como expandir o empreendimento com segurança para o mercado do franchising e como saber se o negócio é franqueável

O sucesso de um negócio entre os consumidores é a porta de entrada para abrir uma franquia da empresa. Mas afinal, quais características um empreendimento tem que ter para se tornar uma rede?

Primeiro, é necessário entender que uma franquia é onde são replicadas suas operações em unidades relativamente independentes. A empresa franqueadora licenciará o uso da marca e transmitirá todo o know-how para o franqueado que já recebe um modelo de negócio totalmente pronto. Para cada unidade são cobradas as taxas de franquia, royalties, entre outros valores.

Parece algo simples, mas não é! Para aqueles que buscam expandir seu negócio para o mercado de franchising o primeiro passo que deve ser analisado é se o negócio é sólido e rentável.

Ricardo Branco, diretor executivo da NX Franquias (Núcleo de Expansão de Franquias), conta que o principal motivo que leva os empreendedores a se tornarem um franqueador está em aumentar o número de unidades, além da oportunidade de levar o empreendimento para outros lugares.

“A possibilidade de expansão rápida, principalmente comparado à unidades próprias, é o que mais atrai aqueles que buscam se tornar um franqueador. Além, ainda, da expansão com capital de terceiros; maior controle de suas unidades, visto regras estipuladas; aumento da rentabilidade no negócio, e ter normalmente o empreendedor a frente do empreendimento”, diz.

Planejamento e autoanálise

Branco explica que a grande maioria dos negócios, seja com foco em produto ou serviços, possui a possibilidade de expansão através do modelo de franquias. Mas que para isso é necessário um investimento um pouco alto.

Planejamento é a palavra que melhor define quem busca transformar o negócio em franquia. Também é necessário uma autoanálise a fundo do negócio buscando soluções simples e econômicas para conseguir replicar este processo nas unidades de franquias.

“Vale destacar a importância de oferecer um produto ou serviço diferenciados. O que aumenta as chances de novos investidores se interessarem pelo modelo de negócio e comprar uma operação”, avalia Branco.

Consultoria especializada

São tantas informações importantes que merecem um cuidado especial para não passarem despercebidas na hora de ser um franqueador. A NX Franquias – especializada na formatação de franquias e expansão de marcas – surgiu exatamente para tornar todo esse processo mais simples através da consultoria por contar com setores específicos para transformar uma empresa em uma franqueadora de sucesso.

A NX Franquias também conta com projetos de divulgação de novas marcas, como a Feira Virtual de Franquias (que ocorre uma vez por mês nos diversos estados do país), além da B2B Franchise, feira presencial de franquias com encontros pré-agendados, previsto para ocorrer este ano no mês de agosto.

“Contar com essa ajuda especializada faz com que o processo de formatação seja mais eficiente e rápido. Além de evitar problemas mais à frente, devido à má formatação, diminuindo custos por erros. Isso possibilita ainda transformar a empresa em um negócio mais sólido e seguro”, conclui Ricardo Branco, diretor executivo da NX Franquias.

Deveres da franqueadora

O suporte ao franqueado é tão importante quanto vender uma operação. A franqueadora é responsável por transmitir toda informação como suporte e treinamento para condução da operação, gestão e vendas. Um franqueado bem treinado e alcançando bons resultados dentro do empreendimento é a própria propaganda que o negócio dá certo.

Mas atenção! Antes de fechar qualquer acordo fique atento com o que consta na COF (Circular de Oferta de Franquia). Nela é possível observar os deveres de responsabilidade da franqueadora e do franqueado. A COF contará ainda com informações sobre os valores que precisam pagar a empresa, bem como suporte; minuta do contrato de franquia; balanço financeiro da empresa, entre outros dados de suma importância para abertura da unidade a ser fraqueada.

Dicas de um expert

Henrique Mol, presidente da holding Encontre Sua Franquia, detentora de sete marcas com mais de mil franqueados, e que possui know-how quando o assunto é criar e expandir o negócio para franquia, lista as principais dicas para quem quer transformar o seu negócio em uma rede.

·         Tenha um especialista juntamente ao projeto para lhe ajudar no processo;

·         Analise a maturidade do negócio em processos e know-how;

·         Entenda o potencial de expansão da marca, perfil de cliente, mercado e concorrentes para estratégias de mercado alvo na expansão;

·         Avalie se o seu negócio possui diferenciais competitivos diante de seus concorrentes, que atraem atenção de empreendedores e clientes;

·         É importante entender este processo de transformação de uma marca em franquia como um projeto para ter clareza nos recursos necessários, tempo e etapas;

·         Orientamos antes de querer transformar sua marca em franquia, entender melhor quais são os desafios de uma marca que atua no franchising, para alinhamento de expectativas e responsabilidades;

·         Modele o negócio para que tenha atitudes de uma franquia, layout, comunicação, marketing;

·         Compreenda o perfil do empreendedor que vai buscar no mercado, com características para serem futuros franqueados.

“Expandir seu negócio por meio da venda de unidades de franquias possibilita aumentar o reconhecimento da marca. Se antes ela era reconhecida em uma determinada região, com a expansão e instalação de novas operações possibilita também ser reconhecida em novos territórios, novas regiões, estados, e até mesmo, com o tempo, levar a marca para fora do país”, afirma Mol, que acrescenta que o processo de formatação de uma franquia é extenso e dura em média seis meses para ser concretizado.

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