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Como funciona o sistema de punições e limites de motores na F1

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Foto de Abhinand Venugopal na Unsplash
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A Fórmula 1 é um esporte repleto de regras, o que pode gerar muitas dúvidas nos fãs, seja para iniciantes ou até mesmo para quem já acompanha há mais tempo.

O regulamento da Fórmula 1 é rigoroso quanto ao uso de motores, e o descumprimento pode custar posições importantes. Por isso, mudanças nas regras da F1 já repercutem em plataformas com bônus, ampliando ainda mais a relevância do tema dentro e fora das pistas. Saiba quando apostar e quando parar.

A Fórmula 1 é regida pela FIA, Federação Internacional de Automobilismo, que aplica diferentes tipos de penalidades sempre que pilotos ou equipes infringem as regras. 

Durante cada Grande Prêmio, os diretores de prova monitoram os eventos e podem impor sanções que variam de leves advertências até punições severas. Confira as principais punições em uma corrida:

  • Advertência: aviso sem impacto no resultado.
  • Multa: punição financeira, geralmente por infrações leves.
  • Penalização de tempo: acréscimo de +5 s ou +10 s ao tempo final de corrida.
  • Drive-through: passagem obrigatória pelo pit lane, sem parada.
  • Stop-and-go: entrada nos boxes e parada de 10 s, sem troca de pneus.
  • Perda de posições no grid: recuo no alinhamento da corrida seguinte.
  • Desclassificação: exclusão da prova ou até mesmo do campeonato.
  • Suspensão ou banimento: impedimento temporário ou definitivo de competir.

FIA tornou públicas as diretrizes de penalidades aos pilotos

A Federação Internacional do Automobilismo tornou públicas as diretrizes de punições aos pilotos como forma de ser mais transparente. O documento foi divulgado antes do GP da Áustria, detalhando como os comissários devem avaliar e punir.

Cabe ressaltar que, até então, os critérios aplicados não eram de conhecimento público, pois, apesar de ter como base o regulamento esportivo da F1 de 2025 e o Código Internacional do Esporte, não havia clareza sobre como eram utilizados na prática.

“Isso dará aos fãs e membros da imprensa uma visão muito mais profunda e precisa sobre como as decisões são tomadas na Fórmula 1. As Diretrizes de Penalidade têm sido uma ferramenta essencial por quase uma década, enquanto as Diretrizes de Padrões de Direção, introduzidas em 2022 e constantemente atualizadas, trouxeram as vozes mais importantes, as dos pilotos, à mesa, para criar uma referência genuína para determinadas situações de corrida”, declarou Mohammed Ben Sulayem, presidente da entidade.

FIA aumentou o número de motores

Muitos fãs podem achar estranho, mas existe um limite de motores e também de câmbios para cada piloto na temporada. Anteriormente, eram três, mas a FIA subiu esse número para quatro.

“Cada piloto pode usar no máximo 4 motores (ICE), 4 unidades de gerador de energia calorífica (MGU-H), 4 turbocompressores (TC), 4 unidades de gerador de energia cinética (MGU-K), 2 armazenadores de energia/baterias (ES), 2 centrais eletrônicas (CE), e 8 exaustores/escapamentos durante uma temporada”, destaca o artigo 28 do regulamento esportivo da entidade.

Com 24 provas atualmente, os pilotos podem mudar de motor em média a cada seis corridas, por isso, é necessário elaborar uma boa estratégia ao longo da temporada.

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