Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

Como fazer um mochilão sem gastar muito?

Publicado

em

Default Featured Image

O louco é o aventureiro do tarot; ele tem uma pequena bagagem nas mãos e se lança em direção ao desconhecido com os olhos de coragem. A figura libertadora se assemelha às viagens de mochilão, onde se leva só o necessário, com leveza para descobrir novos destinos, conhecer pessoas e se entregar a experiências inesperadas. O baixo custo da viagem é outro atrativo, o que permite conhecer mais lugares sem pesar no bolso. Sentiu desejo de colocar a mochila nas costas? Antes de dar adeus à monotonia, confira dicas que vão ajudar a economizar mais ainda.

1 – Crie um roteiro

Mesmo que esteja no esquema “deixa a vida me levar”, o planejamento é necessário se for viajar com custo reduzido. A ideia é ter flexibilidade, se abrir às oportunidades, mas com organização e estimativa de valores. Por garantia, leve pelo menos 20% a mais do que o orçado, porque imprevistos estão no script da vida e podem acontecer. Pesquise sobre altas e baixas temporadas, hospedagens, costumes, meios de transporte e passeios gratuitos. Um roteiro bem feito traz confiança para o improviso. Essas informações podem ser obtidas em sites como Mochileiros.com.

2 – Organize a documentação

Para viagens internacionais, veja com antecedência os documentos que precisa levar. O passaporte que está a seis meses da data do vencimento precisa ser renovado. Alguns países exigem visto de entrada. É importante conferir as vacinas necessárias e se o certificado de vacinação está em dia. Com a pandemia, as regras ficaram mais rígidas, e cada país tem um protocolo específico. Contratar o seguro-viagem não é um luxo, mas, sim, uma precaução, pois garante atendimento médico e hospitalar, evitando passar perrengues com despesas não planejadas.

3 – Viaje na baixa temporada

Viajar na baixa temporada é uma jogada de mestre. Tudo fica mais em conta: alimentação, hospedagem e passagem, além de os espaços estarem mais vazios, sem burburinhos de vozes e aglomeração de pessoas. Quem gosta de visitar o Palácio de Versalhes apinhado de gente, parecendo a marcha da queda da Bastilha? 

4 – Economize na hospedagem

A hospedagem é um custo que compromete o orçamento na viagem. As alternativas mais econômicas passam longe dos hotéis. O albergue, ou hostel, é uma opção que permite mais socialização; no geral, os ambientes são agradáveis, e o custo é ainda mais reduzido se você não se importar com quartos compartilhados. O Airbnb é um sistema online, no qual a pessoa pode locar casas por períodos e valores bastante atrativos. O couchsurfing é uma forma de turismo colaborativo, que possibilita se hospedar de graça na casa dos anfitriões cadastrados. 

5 – Evite comer em restaurantes turísticos

Sabe a culinária para gringo ver e desgustar? É o que os restaurantes turísticos oferecem, com preços mais salgados. Se tiver cozinha onde se hospedou, faça a própria comida – é trabalhoso, mas compensa –, ou coma em lugares mais simples, menos badalados. 

6 – Pesquise meios de transporte

Ônibus, carro ou avião: qual a melhor opção? Depende do seu orçamento, destino e intenção. Se for de avião, compre a passagem com bastante antecedência, para evitar preços estratosféricos. O ônibus é um meio seguro para quem está viajando sem companhia, com melhor custo. Para quem quer viajar de carona, as despesas são compartilhadas. A experiência é mais tranquila por meio de sites específicos como BlaBlaCar. É uma modalidade que tem crescido, porque muitas pessoas têm carro, devido a formas mais acessíveis de compra, como os leilões de carro, que podem oferecer descontos de até 70%.

Conferiu as dicas? Prepare-se para tirar as ideias da cabeça e colocar a mochila em ação. 

Lucas Lobo Leia Mais

Renatinho da Bahia 30 anos de carreira recebeu honraria Zumbi dos Palmares

Gustavo Zan Leia Mais

Desfile Realeza Africana destaca protagonismo negro em noite de arte, memória e inclusão

Crédito fotográfico Dario Zalis Leia Mais

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Crédito: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife Leia Mais

RioMar Recife tem programação Natalina neste fim de semana

Foto: Dalton Valério Leia Mais

“Takotsubo, Coração Partido” faz curta temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema

1 Comentário

1 Comentário

  1. Adriana Rabelo

    04/02/2022 at 20:23

    Meu sonho é ser uma mochileira, vou seguir estes seus conselhos e ver no que vai dar. Muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.