Home Estados Bahia Com pandemia, denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes crescem 65% em Lauro de Freitas
Bahia

Com pandemia, denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes crescem 65% em Lauro de Freitas

Envie
Default Featured Image
Envie

As denúncias de abuso sexual, agressão física e maus-tratos contra crianças e adolescentes aumentaram em Lauro de Freitas. O município registrou nos primeiros três meses de 2021 um acréscimo de 65% dos casos, em relação ao ano de 2020. Ao todo, foram 26 casos em todo ano passado; este ano até agora já foram notificados 17 casos. A informação foi divulgada na tarde desta terça-feira (18), durante a live da Campanha Faça Bonito “Proteja nossas crianças e adolescentes”.

Em outra live, promovida pelo blog Mulheres Empoderadas, a prefeita Moema Gramacho também destacou o aumento dos casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes durante a pandemia e a importância da prevenção. “O combate a esse crime é o grande desafio e uma responsabilidade de todos”.

A prefeita abordou ainda o trabalho desenvolvido no município pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), por meio dos núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que funcionam nos CRAS de Areia Branca, nos dois da Itinga, Vila Praiana, Portão e Caji. São 377 crianças e adolescentes atendidas pelas equipes multidisciplinares.

Para o titular da Semdesc, Tito Coelho, além do aumento do número de casos registrados, há também a possibilidade de aumento das subnotificações. “Antes da pandemia, as escolas percebiam que algo não ia bem com a criança e já acionavam o Conselho Tutelar. Depois da pandemia, com escolas e creches fechadas, as denúncias passaram a ser feitas por vizinhos ou pessoas da família”, afirmou.

Através do disque 100, os casos de violência sexual contra menores podem ser denunciados. O conselheiro tutelar, Cleiton dos Santos, informou que também há outras formas de denunciar. “O denunciante pode se dirigir pessoalmente à sede do Conselho Tutelar localizado na Avenida Amarílio Thiago dos Santos, ou através do telefone 3379-6948 e prestar a queixa de forma anônima. Outro meio também é ir à delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência”, explicou.

Alerta aos sinais

A psicóloga do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Regina Alonsio, orientou sobre a necessidade de manter a atenção em alterações de comportamento das crianças e adolescentes. “Os pais devem perceber se há excesso de reclusão ou repulsa a determinadas pessoas”, alertou.

A especialista abordou o aumento do uso da internet na pandemia, a ferramenta também pode ser utilizada para prática de abusos. “Nós temos uma falsa sensação de segurança porque vemos o menor ali sentado em seu quarto, mas se não estivermos atentos ele pode estar sendo coagido e chantageado por adultos na rede”.

Campanha Faça Bonito

Organizada e atuante em todo território nacional, a campanha Faça Bonito é realizada anualmente todo dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A proposta tem o objetivo de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes e trabalhar a conscientização para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Em Lauro de Freitas, o Faço Bonito é realizado pela rede de atuação composta pela Semdesc, Conselho Tutelar, Ministério Público e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes. A ação levou para as ruas da cidade a flor amarela que simboliza a Campanha em cartazes e faixas. “É importante que este tema seja debatido durante todo o ano, nós temos que ampliar essa discussão. A exploração sexual nos pequenos pode acarretar muitos impactos negativos para estas vidas e infelizmente ocorre com mais frequência dentro do ambiente familiar’, alertou o secretário Tito.

Jornalista: Giovanna Reyner

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Plantadeira autotransportável para grandes áreas é destaque em evento na Bahia

Leia Mais
Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Entrar em uma religião sem preparo pode ser perigoso: o alerta do Babalawo Sergio ifatokun

Leia Mais
Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Procura por ingredientes típicos da Semana Santa aquece as vendas no Mercado Municipal

Leia Mais

Reorganização interna e ações estratégicas são destaque da SEMOB nos 100 dias de gestão

Leia Mais
Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Nova turma de Agentes de Portaria passa por capacitação

Leia Mais
Envie